domingo, 22 de junho de 2014

Liga de Elite: Benfica campeão de Macau



O Benfica de Macau sagrou-se campeão da Liga de Elite do território, ao derrotar esta tarde o Sporting por 2-1, em partida a contar para a 18ª e última jornada, e realizada no Estádio da Taipa. As equipas partiam em igualdade pontual para este jogo, e o empate bastava aos encarnados, que haviam vencido os leões no jogo da primeira volta, por expressivos 3-0. O Sporting sabia que era necessária assumir as despesas do jogo, e adiantava-se mesmo no marcador aos 31 minutos por Bruno Brito, na transformação de uma grande penalidade, e chegavam ao intervalo em vantagem, e virtualmente campeões. O treinador do Benfica, Bruno Álvares, sabia que era preciso mudar alguma coisa, e fez entrar ao intervalo Luís Amorim para o lugar de Chan Pak Chun, o que se viria a revelar uma aposta acertada, pois logo ao segundo minuto da etapa complementar o jovem macaense marcava o golo do empate. Embalados pelo restabelecimento da igualdade, as águias marcariam de novo cinco minutos depois, pelo brasileiro William Gomes, o "artilheiro" do campeonato, e a partir daí foi só gerir a vantagem. O Sporting correu atrás do prejuízo, e em apenas dez minutos o treinador João Maria Pegado fez entrar Pascoal Júnior, Rui Pires e Rodrigo Veloso, mas era difícil dar a volta ao resultado perante uma equipa como o Benfica, que dificilmente sofreria dois golos em tão curto espaço de tempo, atendendo a que apenas consentiu cinco durante todo o campeonato, e os dois últimos foram de grande penalidade. Os leões acabariam com dez elementos, após expulsão de Éder Arruda por acumulação de amarelos aos 87 minutos, e pouco depois ouvia-se o apito final, e a festa tinha tons de vermelho no Estádio de Macau, na Taipa, que por motivos óbvios estava mais composto de público que o habitual.

O Benfica merece inteiramente este título, apesar de início de época periclitante, com uma vitória, um empate e uma derrota nos primeiros três jogos, que levaram ao polémico despedimento do treinador Daniel Pinto, ou "Dani", e o regresso de Bruno Álvares, que no ano passado levou as águias ao 2º lugar da Liga de Elite, com apenas menos um ponto que o campeão Monte Carlo. A aposta da direcção do Benfica provou ser acertada - apesar da decisão precipitada em despedir Dani, que perdeu pontos apenas para equipas do topo da tabela - e nos 13 jogos em que Bruno Álvares orientou os encarnados obteve 12 vitórias, perdendo apenas pontos para o Monte Carlo na 12ª jornada, com um empate a uma bola. A Casa do Benfica em Macau vê assim o seu investimento produzir frutos, pois ao terceiro ano consecutivo na Liga de Elite chega finalmente ao título, depois do terceiro lugar em 2012, e do vice obtido na época passada. O Sporting deu muito boa conta de si, pois no ano de estreia na Liga de Elite chegam ao 2º lugar, levando a decisão do título para a "negra". Estreia não será bem a palavra certa, se considerarmos que os leões foram "refundados" por António Conceição Júnior há alguns anos, e eram presença assídua na divisão principal durante os últimos anos da administração portuguesa, chegando inclusivamente a ser campeões na época de 1991/92 pela última vez. De louvar a iniciativa da comunidade portuguesa em prol do muito murchinho futebol do território, com dois emblemas de matriz lusitana a terminar nos dois primeiros lugares da classificação. Só é pena que o projecto do FC Porto de Macau não tenha tido continuidade, mas para o ano teremos a Casa de Portugal entre os grandes, se bem que devido a questões de orçamento dificilmente teremos um pódio 100% português na liga macaense.

Nas restantes partidas do fim-de-semana, destaque para a goleada do Monte Carlo frente ao Chao Pak Kei por 9-2, um resultado que já não se usa, verificado nesta partida que encerrou a Liga de Elite neste ano de 2014. Francisco Rodrigo e Anderson apontaram um "hat-trick" cada, ficando os restantes golos a cargo de Júlio César Tavares, Rafael Medeiros e Ao Ieong Kin Long. Para o Chao Pak Kei, que já perdia por 4-0 ao intervalo, marcaram Aureo Peio e Leong Tak Wa, que teve pelo menos o mérito de marcar o último golo desta edição da Liga. O Monte Carlo, que defendia o título conquistado no ano passado, terminou no terceiro posto a cinco pontos do campeão Benfica, e a dois do Sporting, e pode-se dizer que foi contra os leões que perderam o campeonato, com derrotas na jornada inaugural (0-2), e na 10ª jornada, na abertura da segunda volta (2-5). De resto foram estas as únicas derrotas dos "canarinhos", que tiveram o mérito de "roubar" cinco dos sete pontos perdidos pelo campeão Benfica, graças a uma vitória na 3ª jornada (1-0), e um empate na 12ª (1-1). O Ka I despediu-se no Sábado com uma vitória por 3-1 sobre a Polícia, com os brasileiros Adilson Silva e Reginaldo a marcarem aos 42 e aos 45, e Ho Man Hou a ampliar aos 51, com a formação da PSP a reduzir dois minutos depois por Lam Man Leong. Tri-campeões entre 2010 e 2012, o Ka I foi este ano uma sombra dessa equipa, terminando a dez pontos do campeão Benfica, revelando grandes dificuldades em discutir um dos três primeiros lugares, e evidenciando até alguma displicência contra equipas da segunda metade da tabela.

E falando agora dessa "segunda metade" - se é que podemos dividir assim um campeonato com nove equipas - a Polícia e o Chao Pak Kei perderam as suas partidas da última jornada, como já vimos no parágrafo anterior, e o único interesse residia na partida entre o Lai Chi e os Sub-23, que decidia o 7º lugar. O Lai Chi, que deu boas indicações nas primeiras jornadas da prova mas acabaria por ser "carne para canhão" das equipas do topo venceu os jovens da formação da AFM por 5-1, dissipando quaisquer dúvidas sobre a sua superioridade; basta ver que o Lai Chi apontou 26 golos em 16 jogos contra apenas dez dos Sub-23 durante o campeonato. Não estou por dentro dos regulamentos para afirmar categoricamente que esta partida decidia uma das equipas a ser despromovida, pois estou em crer que apenas desce o último classificado, na circunstância o Kei Lun, que folgou nesta última ronda e somou apenas um ponto. No entanto não seria nenhuma injustiça que os Sub-23 descessem, ou até ambas as equipas que discutiram este jogo no Sábado. O projecto da equipa apoiada pela AFM teve os seus momentos, chegando a ter um grupo competitivo até há dois, vencendo inclusivamente a "Bolinha", o torneio de futebol em miniatura disputado entre Agosto e Outubro, mas deixou de fazer sentido. Depois de terem perdido todos os jogos da Liga de Elite em 2013, seriam repescados devido às desistências de Lam Pak, Lam Ieng e Kuan Tai, e este ano venceram apenas três - os dois contra o "elo mais fraco", o já referido Kei Lun, e incidentalmente contra a Polícia, praticamente no arranque da época. Para o ano provavelmente estarão lá novamente, para "aprender" da pior forma: com mais goleadas. Mas o que dizer de um campeonato onde a diferença entre o quarto e quinto classificado é de doze pontos? Investimento precisa-se, para arrebitar esta liga tão "castiça". Em 2015 há mais.


Classificação final:

Benfica-16 13 2 1 63-5 41
Sporting-16 12 2 2 41-11 38
Monte Carlo-16 11 3 2 56-19 36
Ka I-16 9 4 3 47-17 31
Polícia-16 5 4 7 24-24 19
Chao Pak Kei-16 4 5 7 25-30 17
Lai Chi-16 4 1 11 26-52 13
Sub-23-16 3 0 13 10-63 9
Kei Lun-16 0 1 15 10-82 1


Sem comentários: