quarta-feira, 25 de junho de 2014

Uruguai-1 Itália-0; Costa Rica-0 Inglaterra-0



Uruguai e Itália disputaram em Natal, Rio Grande do Norte, a partida para apurar quem acompanharia a Costa Rica nos oitavos-de-final do mundial Brasil 2014. Um jogo que como se esperava, foi bastanta táctico, com os italianos a não arriscarem muito, uma vez que o empate lhes bastava para seguir em frente. E foi assim, em contenção e na expectativa do contra-golpe que a Itália encarou esta partida, o que se revelaria uma estratégia arriscada, já que os uruguaios contavam com Edison Cavani no sector criativo, e Luis Suarez lá na frente. A primeira parte não teve história, mas na segunda deu-se a expulsão de Claudio Marchisio, uma decisão algo duvidosa, mas não escandalosa, e a "azzurra" passava a jogar com dez elementos. Diz-se que é mais difícil atacar contra dez do que contra onze, mas os sul-americanos beneficiaram do génio de Diego Godín, o central goleador, que ficou famoso pelos golos decisivos no Atletico de Madrid esta época, que correspondeu a um canto de Gaston Ramírez do lado direito, e marcou de costas para a baliza de Gianluigi Buffon. A Itália ficava perdida no mato sem cachorro, e nem a habitual calma dos transalpinos nestes momentos de pressão lhes valeu. O jogo terminaria após o sexto minuto de descontos, quando foram anunciados apenas cinco, o que gerou protestos entre os uruguaios, assim como a expulsão de Marchisio levantou sérias dúvidas. Má arbitragem do árbitro mexicano Marco Rodriguez. No final da partida o Uruguai garantiu a qualificação, e Cesare Prandelli demitiu-se do cargo de selecionador.


Um dos momentos mais polémicos do encontro foi a "dentada" de Luis Suarez em Giorgio Chiellini, pouco antes do golo do Uruguai. O árbitro, mas Suarez reincidiu na sua atitude "vampiresca", que já lhe tinha custado suspensões enquanto ao serviço dos holandeses do Ajax, e nos ingleses do Liverpool. Resta saber o que vai a FIFA fazer quanto a mais este acto de canibalismo do avançado uruguaio.


Entretanto no Mineirão em Belo Horizonte jogavam Costa Rica e Inglaterra, encontro que terminava empatado a zero, servindo os interesses de ambas as equipas; os ingleses, já eliminados, colocavam em campo uma equipa alternativa, e os costa-riquenhos garantiram o primeiro lugar. Jogo sem história, onde na primeira parte só houve uma remate à baliza.


Sem comentários: