domingo, 8 de junho de 2014

Liga de Elite - 16ª jornada


Mais uma jornada da Liga de Elite de Macau realizada durante o fim-de-semana, e com duas rondas o término da época, vão-se definindo posições. Na tarde de Sábado jogaram duas equipas tranquilas, a Polícia e o Chao Pak Kei, uma partida cujo único interesse seria definir o 5º classificado na tabela final. A formação da PSP partia com dois pontos de vantagem, e o empate a uma bola obtido contra o seu adversário directo terá deixado tudo resolvido quanto a quem acaba entre os primeiros cinco da liga. Leong Lap San marcou primeiro para os policiais aos treze minutos, enquanto o brasileiro Diego Patriota empatava em cima do intervalo, na transformação de uma grande penalidade.

Ao fim da tarde foi a vez do líder Benfica defrontar o aflito Lai Chi, e estes parecem mesmo decididos a guardar as forças que lhes restam para a ponta final da prova, onde discutem com os Sub-23 a manutenção na divisão principal, e "baixaram a guarda" contra os encarnados, que venceram por esclarecedores nove golos sem resposta. Mesmo assim o Lai Chi resistiu meia hora, mas após o primeiro golo de Bruno Martinho, foi somar e seguir para o Benfica. O mesmo jogador marcaria mais dois ainda no primeiro tempo, aos 34 e aos 45, e pelo meio William Gomes abria a sua conta pessoal, com um golo aos 42. No início do segundo tempo Vinício Morais Alves fazia o quinto, aos 48, e depois foi o "show" de William Gomes, que marcou aos 53, 63, 84 e 85, fazendo assim uma "manita", coisa não tão usual no campeonato local, mas que pode ter sido decisiva para o brasileiro acabar a época como melhor marcador.

Esta tarde o Sporting disse "presente" na corrida ao título, e ultrapassou aquele que era teoricamente o último grande obstáculo antes da partida decisiva com o Benfica na última jornada. Os leões defrontaram o Ka I e venceram por 2-1, com golos de Bruno Brito aos 10, e Luís Ferreira aos 25. Parecia tudo fácil pela forma como o Sporting tinha aparentemente "resolvido" a partida, mas um golo de Adilson Silva em cima do intervalo relançou a partida. O Sporting foi gerindo bem a magra vantagem, e acaba por igualar o Benfica no topo da classificação. Tudo parece apontar para a decisão do título na última jornada, e com o Sporting a ser obrigado a vencer. Os leões perderam por 0-3 com as águias na primeira volta, e a única forma de partir em vantagem para o encontro decisivo é no caso de vencerem a Polícia no Domingo, e esperar que o Benfica "escorregue" frente ao Chao Pak Kei no dia anterior - altamente improvável. Este resultado determinou ainda que o Monte Carlo, campeão em título, ficou afastado matematicamente da luta pela renovação desse título. Era expectável que assim acontecesse, e as hipóteses eram mesmo apenas matemáticas.

Finalmente os Sub-23 defrontavam o lanterna-vermelha Kei Lun, já despromovido, e tinham a aoportunidade - e a obrigação - de somar os três pontos, para poder continuar a sonhar com a manutenção na Liga de Elite. Conseguiram, mas foi difícil, pois o Kei Lun adiantar-se-ia no marcador aos 5 minutos por Chiu Kin. Os Sub-23 empatavam aos 30 por Kuong Ka Weng, e o golo da vitória, que era crucial para as aspirações da jovem equipa, chegaria apenas a 20 minutos do fim por Mok Koi Hei. Os jovens apoiados pela AFM ficam agora a um ponto do Lai Chi, e folgam na próxima jornada, enquanto o seu adversário directo joga com o Monte Carlo. As duas equipas encontram-se na última ronda, e tudo indica para que uma vitória dos Sub-23 lhes garante a manutenção, enquanto ao Lai Chi bastará um empate. O Lai Chi pode garantir já a manutenção no Domingo caso vença os "canarinhos", mas isso seria mais do que uma surpresa - seria bastante suspeito.

Classificação:

Benfica-14 11 2 1 59-3 35
Sporting-14 11 2 1 35-9 35
Monte Carlo-14 9 3 2 44-16 30
Ka I-14 7 4 3 38-16 25
Polícia-14 5 4 5 23-16 19
Chao Pak Kei-14 4 5 5 23-19 17
Lai Chi-14 3 1 10 20-48 10
Sub-23-15 3 0 12 9-58 9
Kei Lun-15 0 1 14 10-76 1


Sem comentários: