domingo, 8 de junho de 2014

Brasil 2014: Grupo C



COLÔMBIA

Palmarés: 4 participações

Melhor classificação: 14º lugar (oitavos-de-final, 1990)

Ranking FIFA: 8º lugar (Junho 2014)

Qualificação: 2º lugar CONMBEBOL



A Colômbia aparece neste mundial do Brasil talvez com a sua melhor equipa de sempre, recheada de estrelas que alinham em grandes clubes europeus, e na qualificação deu uma demonstração do seu poderio, terminando o grupo sul-americano de qualificação apenas atrás da Argentina. E é argentino o treinador da Colômbia, José Pekerman, que terá que resolver o problema da ausência de Falcao, o grande goleador da equipa, que vai estar ausente da prova devido a lesão. As opções são de classe: desde o portista Jackson Martínez, Carlos Bacca, avançado do Sevilha, ou Teófilo Gutierrez do River Plate, mas resta saber que peso tem Falcao na equipa como referência.



A ESTRELA: JAMES RODRÍGUEZ

Nome: James David Rodríguez Rubio

Data de nascimento: 12 de Julho de 1991 (22 anos)

Clubes: Envigado FC (2007-2008), Atletico Banfield (2008-2010), FC Porto (2010-2013, AS Monaco (2013-)

Internacionalizações: 22 (5 golos)

O ex-jogador do Porto é aos 22 anos uma certeza; peça fundamental quer da selecção quer dos clubes por onde passa, James tanto pode jogar a extremo-esquerdo como a médio-ofensivo, na posição de nº 10. Depois de três anos nos dragões onde conquistou outros tantos campeonatos, uma Taça de Portugal e uma Liga Europa, foi transferido para os monegascos, recém-promovidos, e ajudou-os a terminar no 2º lugar da Ligue 1, onde foi o "rei" das assistências, além de ter apontado 9 golos em 34 jogos. O "The Guardian" coloca-o em 54º lugar na lista dos 100 melhores jogadores do mundo, e o Bleacher Report, um website especializado em futebol, considera-o um dos dez jogadores jovens com potencial para ser o melhor do mundo no futuro. Um jovem a observar com atenção.



O TREINADOR: JOSÉ PÉKERMAN

Nome: José Néstor Pékerman Krimen

Data de nascimento: 3 de Setembro de 1949 (64 anos)

Descendente de uma família de judeus ucranianos, Pékerman fez a sua carreira de jogador como médio defensivo nos Argentinos Juniors e no Independente Medellin, da Colômbia. Como treinador trabalhou sobretudo nos sectores de formação, primeiros nos Chacaritas Juniors, depois no Argentinos Juniors, e finalmente nos chilenos do Colo-Colo, antes de se tornar responsável pelos sub-20 da selecção argentina. Entre 1994 e 2001 conquistou três mundiais de juniores, em 95, 97 e 2001, e em 2004 foi nomeado selecionador argentino, levando a equipa ao mundial da Alemanha em 2006, onde perdeu nos quartos-de-final com a Alemanha nas grandes penalidades. Depois de um a passagem pelo futebol mexicano, onde orientou o Toluca e os Tigres AUNL, foi nomeado selecionador colombiano em 2012, tendo realizado uma qualificação que deixa os adeptos deste país muito optimistas.



GRÉCIA

Palmarés: 2 participações

Melhor classificação: 24º lugar (1994, fase de grupos)

Ranking FIFA: 12º lugar (Junho 2014)

Qualificação: 2º lugar grupo G, UEFA; Play-off: Grécia 3-1 Roménia; Roménia 1-1 Grécia



Os gregos tiveram o seu momento alto em 2004, quando venceram o campeonato europeu em Portugal, mas têm uma história muito curta em mundiais de futebol, onde participaram pela primeira vez em 1994 e perderam todas as partidas, e regressaram em 2010 e voltaram a ficar pela fase de grupos, apesar de terem vencido uma partida. O treinador português Fernando Santos leva uma equipa que contém um misto de experiência e juventude, e olhando para os adversários deste Grupo C, os gregos estão finalmente confiantes numa eventual passagem da fase de grupos.



A ESTRELA: KOSTAS MITROGLOU

Nome: Konstantinos Mitroglou

Data de nascimento: 12 de Março de 1988 (26 anos)

Clubes: Borussia Mönchengladbach II (2006-2007), Olympiakos (2007-2014), Fulham (2014-)

Internacionalizações: 32 (8 golos)

Mitroglou nasceu em Kavala, na Grécia, mas ainda pequeno imigrou para a Alemanha com a família, para a localidade de Neukirchen-Vluyn, North Rhine-Westphalia, e iniciou-se numa equipa local, onde aos 11 anos apontou 24 golos em 16 jogos no campeonato regional. Passou para a formação do MSV Duisburg, e em 2005 para o Borussia Mönchengladbach, onde no primeiro ano como sénior apontou 14 golos em 33 jogos pela equipa "B" no terceiro escalão da Bundesliga. Em 2007 foi recrutado pelo Olympiakos, do seu país natal, onde ficou durante sete anos, fazendo parte da equipa que conquistou quatro títulos durante os últimos sete anos, tendo sido emprestado em 2010 ao Panionios e no ano seguinta ao Atromitos, para dar lugar aos jogadores estrangeiros do clube ateniense. No Atromitos apontou 17 golos em 34 jogos, e venceu o prémio de jogador do ano na liga grega em 2011/2012. No regresso ao Olympiakos em 2012/2013, apontou 25 golos em 37 jogos em duas épocas, e no último mercado de inverno foi transferido para o Fulham, da Premier League, mas não conseguiu ajudar a equipa inglesa a evitar a despromoção. Este mundial é a sua oportunidade de conseguir o contrato da sua vida, aos 26 anos.



O TREINADOR: FERNANDO SANTOS

Nome: Fernando Manuel Fernandes da Costa Santos

Data de nascimento: 10 de Outubro de 1954 (59 anos)

Fernando Santos fez a sua carreira de jogador na posição de lateral-direito. Formado nas escolas do Benfica, representou como sénior os madeirenses do Marítimo e o Estoril, onde terminou a a carreira aos 21 anos para se dedicar aos estudos, tendo completado o curso de engenharia o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. O "bichinho" do futebol ficou sempre presente, e em 1987 voltou ao Estoril como treinador, levando a equipa à I Divisão em 1991, ficando até 1994, quando foi despedido numa altura em que a equipa da linha ocupava o último lugar da liga. Seguiu-se um período de quatro anos no Est. Amadora, onde terminaria na primeira metade da tabela da Superliga, e Pinto da Costa foi buscá-lo para treinar o FC Porto, onde conquistava o campeonato em 1998/99, o "penta" dos dragões. Dois anos depois, com taças de portugal mas sem títulos, foi para a Grécia, primeiro para o AEK de Atenas, onde foi treinador do ano e depois para o Panathinaikos. Com o domínio do Olympiakos a impedir a conquista de títulos, foi treinar o Sporting, mas o 3º lugar fê-lo regressar à Grécia, ao AEK, e depois ao Benfica, onde também não foi feliz. Depois fez a sua quarta incursão pelo futebol grego, desta vez no PAOK, e apesar de não ter ganho mais do que uma taça durante o seu exílio grego, ganhou o prémio de treinador da década, e assumiu o cargo de selecionador grego em 2010. Depois de um europeu onde os helénicos não passaram da primeira fase, em 2012, todas as esperanças estão depositadas no engenheiro para este mundial.



COSTA DO MARFIM

Palmarés: 2 participações

Melhor classificação: 17º lugar (fase de grupos, 2010)

Ranking FIFA: 21º lugar

Qualificação: 1º lugar Grupo C, CAF; Play-off: Costa do Marfim 3-1 Senegal; Senegal 1-1 Costa do Marfim



A Costa do Marfim participa pela terceira vez num mundial, que é também a sua terceira participação consecutiva. Depois de ficar num grupo com a Argentina e a Holanda em 2006, e com o Brasil e Portugal em 2010, têm desta vez a oportunidade de passar à fase seguinte, uma vez que ficaram num grupo teoricamente muito mais acessível. Drogba continua a ser a grande referência, mas a geração de jogadores como os irmãos Kolo e Yaya Touré, Salomon Kalou ou Didier Zokora t1$m no Brasil a última oportunidade de brilhar num mundial.



A ESTRELA: YAYA TOURÉ

Nome: Gnégnéri Yaya Touré

Data de nascimento: 13 de Maio de 1983 (31 anos)

Clubes: Beveren (2001-2003), Metlurh Donetsk (2003-2005), Olympiakos (2005-2006), AS Monaco (2006-2007), Barcelona (2007-2010), Manchester City (2010-)

Internacionalizações: 82 (16 golos)

Com um Didier Drogba a atingir a generosa idade de 36 anos, o avançado do Galatasaray vai ao Brasil no papel de "guru" de uma equipa onde Yaya Touré foi a figura nos principais campeonatos europeus, ao marcar 21 golos na Premier League, onde conquistou pela segunda vez o título inglês. Actualmente com 31 anos, esta é a grande (a última?) oportunidade para Touré brilhar num mundial de futebol.



O TREINADOR: SABRI LAMOUCHI

Nome: Sabri Lamouchi

Data de nascimento: 9 de Novembro de 1971 (42 anos)

Sabri Lamouchi, francês de origem tunisina, foi um dos melhores jogadores da chamada "geração perdida" da França. Em 1994, por altura do mundial dos Estados Unidos para o qual os franceses não se qualificaram, era uma das grandes revelações do futebol jovem, acabando por assinar pelo Auxerre, onde durante quatro anos marcou 19 golos em 129 jogos, tornando-se um dos protagonistas do título conquistado pelos "auxerroise" em 1996. Preterido por Aimé Jacquet para o mundial de 98, passaria depois pelo futebol italiano, e terminaria a carreira no Catar, na península arábica. A sua primeira experiência como treinador foi exactamente com a Costa do Marfim, de quem é treinador desde 2012, conseguindo o mínimo que lhe foi pedido: a qualificação para o mundial. Vamos ver para onde vai a partir daqui.



JAPÃO

Palmarés: 4 participações

Melhor classificação: 9º lugar (oitavos-de-final, 2002)

Ranking FIFA: 46º lugar

Qualificação: 1º lugar Grupo B, AFC



O Japão participa pela quinta vez - e também consecutiva - num mundial, e como é característico da cultura japonesa, têm aproveitado para ganhar experiência, e adquirir mecanismos. Depois de uma estreia só com derrotas em 98, e um excelente 9º lugar a jogar em casa em 2002, passaram por uma renovação em 2006 e já sem o apoio dos seus adeptos qualificaram-se para a segunda fase novamente em 2010. Vencedores de quatro das últimas seis edições do campeonato asiático, são indiscutivelmente a maior potência asiática da actualidade. Com um lote de jogadores a actuar em campeonatos europeus, alguns em grandes clubes, acompanhados dos melhores da profisionalíssima J-League, e treinados pelo italiano Alberto Zaccheroni, têm tudo para discutir um dos dois lugares de acesso aos oitavos-de-final no Grupo C.



A ESTRELA: SHINJI KAGAWA

Nome: Shinji Kagawa (香川真司)

Data de nascimento: 17 de Março de 1989 (25 anos)

Clubes: Cerezo Osaka (2006-2010), Borussia Dortmund (2010-2012), Manchester United (2012-)

Internacionalizações: 57 (19 golos)

Kagawa tinha apenas cinco anos quando os pais o encorajaram a dar pontapés na bola, entrando nas escolas do Marino FC, em Kobe, sua cidade-natal. Aos 12 anos foi para o Miyagi Barcelona, que como o nome indica, é uma filiar do clube catalão no país do sol nascente. Como sénior estreou-se pelo Cerezo Osaka aos 17 anos, onde deu nas vistas ao marcar 55 golos em quatro épocas na J-League, apesar de jogar na posição de médio distribuidor, atrás dos avançados, e assinou em 2010 pelos alemães do Dortmund, "à experiência". A experiência correu tão bem que se tornaria numa das peças-chave da conquista da Bundesliga em 2011 e 2012, e isto valeu-lhe o interesse do Manchester United, ainda às ordens de Alex Ferguson. Apesar do seu desempenho mais discreto na Premier League, conseguiu mesmo assim o registo de 6 golos em 38 partidas, e tem agora no Brasil a oportunidade de brilhar no maior palco do futebol mundial.



O TREINADOR: ALBERTO ZACCHERONI

Nome: Alberto Zaccheroni

Data de nascimento: 1 de Abril de 1963 (61 anos)

Como futebolista, Zaccheroni nunca passou de um amador, e como treinador os seus primeiros anos
como treinador foram passados nas divisões secundárias de Itália. Deu-se a conhecer em 1997/98 quando levou a modesta Udinese ao 3º lugar da Serie A, sendo depois contratado pelo AC Milão, com quem conquistaria o "scudetto". Depois de passagens menos conseguidas pela Lazio, Inter, Torino e Juventus, foi contratado pela federação japonesa em Setembro de 2010, e logo no ano seguinte vencia o campeonato asiático. É nele que os japoneses depositam confiança para os levar mais longe este ano no Brasil.




Sem comentários: