domingo, 15 de junho de 2014

Liga de Elite - 17ª jornada



Longe dos palcos do mundial do Brasil, realizou-se em Macau a 17ª jornada da Liga de Elite, a penúltima, e tal como se previa, a decisão do título fica marcada para o próximo Domingo, quando Benfica e Sporting se encontrarem no Estádio da Taipa. Na sexta à tarde a ronda arrancou com o Ka I a "despachar" o já despromovido Kei Lun por seis bolas a zero. Duas equipas já com o destino traçado - o Ka I terminará no quarto posto e o Kei Lun concluíu a sua participação nesta prova em último - a equipa de Tam Iao San fez o que lhe competia, e expressou a sua superioridade em golos; Leonardo Im Abrantes inaugurou o marcador aos 22 minutos, e Bruno Nogueira fez o segundo aos 28, para no minuto seguinte Reginaldo Silva fazer o 3-0. O Kei Lun estava "encostado às redes", e logo aos 32 o nigeriano Christopher Nwaorou fazia o quarto golo, para dez minutos o brasileiro Adilson Silva servir a meia dezena com que se chegou ao descanso. O Ka I podia ter construído um resultado histórico, mas "levantou o pé" no segundo tempo e só deu mesmo para Reginaldo fazer o segundo da sua conta pessoal, marcava o cronómetro o minuto 66. O Kei Lun é despromovido com um total de um empate e quinze derrotas nos 16 jogos disputados, com apenas dez golos marcados e 82 sofridos - uma média de mais de cinco por jogo. Tinha mais a ganhar o campeonato local com equipas de melhor qualidade que esta.

Também na sexta-feira foi a vez do Benfica jogar contra o Chao Pak Kei, e os sextos classificados venderam cara a derrota, fazendo os encarnados suar as estopinhas para vencer por apenas 2-1 - e com dois "penalties". O C.P.K., muito motivado, ao contrário do que tem sido habitual, adiantou-se mesmo no marcador aos 11 minutos com um golo do brasileiro Diego Patriota, e foi preciso o sangue frio de Bruno Martinho para resolver a partida da marca de grande penalidade, primeiro aos 41, e depois aos 62 minutos. O jogo foi bastante quezilento, com sete jogadores encarnados a verem o cartão amarelo, enquanto que do lado do C.P.K. houve três amarelos, mais um duplo para Ronald Cabrera, que foi por isso expulso aos 82 minutos. Fica a faltar um empate ao Benfica frente ao eterno rival Sporting no próximo Domingo, mas as águias mostraram nesta partida algum "nervoso miudinho", talvez justificável pela ponta final decisiva da época.

Quem não mostrou nervoso miudinho, antes pelo contrário, foi o Sporting, que já esta tarde goleou a Polícia por 5-0. A formação da PSP, numa posição tranquila na classificação, não ofereceu grande resistência aos leões, que chegaram ao intervalo a vencer por quatro golos. Edgar inugugou o marcador aos 18 minutos, Rodrigo Veloso fez o segundo aos 24, e Bruno de Brito marcou os restantes da primeira metade, aos 28 e aos 37. Na etapa complementar o Sporting começou em gestão de esforço para o grande embate de Domingo, mas ainda deu para Rodrigo Veloso bisar aos 81 miutos. A equipa de João Maria Pegado está obrigada a vencer o Benfica se quiser ser campeã, pois apesar da igualdade pontual as águias venceram por 3-0 no encontro da primeira volta.

A jornada encerrou com o Monte Carlo a vencer o Lai Chi por três bolas a uma, fazendo o que lhe competia, garantindo o terceiro lugar e não se intrometendo na luta pela manutenção. Chan Man marcou logo aos três minutos, e Tam Kai Hong empatou aos 10, cabendo depois a Sio Ka Un fazer os dois golos que deram os três pontos aos "canarinhos", aos 32 e aos 90. O Lai Chi podia ter garantido a permanência em caso de vitória, mas seria pedir demasiado. A decisão fica para Sábado, quando defrontarem os Sub-23, com ambas as equipas separadas por um ponto, com vantagem para o Lai Chi.

Classificação:

Benfica-15 12 2 1 61-4 38
Sporting-15 12 2 1 40-9 38
Monte Carlo-15 10 3 2 47-17 33
Ka I-15 8 4 3 44-16 28
Polícia-15 5 4 6 23-21 19
Chao Pak Kei-15 4 5 6 24-21 17
Lai Chi-15 3 1 11 21-51 10
Sub-23-15 3 0 12 9-58 9
Kei Lun-16 0 1 15 10-82 1

Sem comentários: