quinta-feira, 12 de junho de 2014

Brasil 2014: Grupo G



ALEMANHA

Palmarés: 17 participações

Melhor classificação: Campeão (1954,1974,1990)

Ranking FIFA: 2º lugar (Junho 2014)

Qualificação: 1º lugar Grupo B, UEFA



A Alemanha é um peso pesado, quer queiram, quer não. A única vez que os alemães ficaram pela primeira ronda de um mundial foi quando a Alemanha Nazi foi eliminada pela Suíça no mundial de França em 1938, apupados por um público hostil, que se calhar já sabia o que ali vinha - e mesmo assim foi preciso um jogo de desempate. A verdade é que a Alemanha, que antes de 1994 era conhecida por "Alemanha Ocidental", ou "RFA" (República Federal da Alemanha), antes de integrar a outra Alemanha "de brincadeira", chegou pelo menos às meias-finais por seis vezes nos últimos nove mundiais, e em dois desses venceu, e noutros dois foi finalista vencida. Os cépticos quanto à possibilidade do Brasil vencer este mundial apostam sobretudo na Alemanha, e no caso de destes dois países sair o vencedor, faz todo o sentido: alemães e brasileiros só se encontrarão na final de 13 de Julho, isto é, caso vençam os seus grupos, como se espera que aconteça.



A ESTRELA: MESUT ÖZIL

Nome: Mesut Özil

Data de nascimento: 15 de Outubro de 1988 (25 anos)

Clubes: Schalke 04 (2006-2008), Werder Bremen (2008-2010), Real Madrid (2010-2013), Arsenal (2013-)

Internacionalizações: 55 (17 golos)

Mesut Özil é considerado, e provavelmente com razão, o melhor médio-centro do mundo. Um autêntico poço de energia, capaz de encher o campo, ora atacando, ora vindo atrás buscar jogo, sem esquecer que é um passador exímio com uma extraordinária visão de jogo, só lhe falta mesmo ganhar títulos. Produto do sistema de formação do Schalke 04, da sua Gelsenkirchen natal, filho de pai turco, só no Werder Bremen venceria o seu primeiro título, a Taça da Alemanha da época de 2008/2009, no mesmo ano que perdia a Liga Europa na final frente ao Shaktar Donetsk. No Real Madrid, onde passou três temporadas, seria campeão na segunda, às ordens do português José Mourinho, mas com a saída deste no final da época seguinte, saíu ele também, para os ingleses do Arsenal. Apesar da época não ter corrido bem em termos de liga doméstica ou liga dos campeões, venceu a Taça de Inglaterra, o primeiro título dos "gunners" em nove anos. Aos 25, faz o seu segundo mundial em plena maturidade, e espera-se dele que faça parte do 11 ideal do torneio, depois de feitas as contas no fim.



O TREINADOR: JOACHIM LŐW

Nome: Joachim Löw

Data de nascimento: 3 de Fevereiro de 1960 (54 anos)

Como jogador Joachim Löw foi um médio-avançado, ou segundo ponta-de-lança, que fez uma respeitável carreira nos anos 80, mas sempre em clubes de segunda linha, como o Friburgo, Eintracht Frankfurt ou Karlshruer. Como treinador ganhou notoriedade no Estugarda, onde na época de 1997/98 perdeu na final da Taça das Taças frente ao Chelsea, no ano seguinte a ter vencido a Taça da Alemanha. Foi campeão austríaco com o Tirol Innsbruck em 2001/2002, e venceu a Supertaça com o Austria de Viena em 2003. A partir de 2004 foi adjunto de Jürgen Klinsmann, terminando no 3º lugar do mundial de 2006, disputado em casa, na Alemanha. Depois disso passou a encarregado principal da "mannschaft", que levaria à final do Euro 2008, e às meias-finais do mundial de 2010 e do Euro 2012. Esta será a sua última hipótese de ganhar um título pelo seu país, e quer ganhe ou perca, é muito provável que deixe a selecção - quer por uma razão, quer por outra.



PORTUGAL

Palmarés: 5 participações

Melhor resultado: 3º lugar (1966)

Ranking FIFA: 4º lugar (Junho 2014)

Qualificação: 2º lugar Grupo F, UEFA; Play-off: Portugal 1-0 Suécia, Suécia 2-3 Portugal



É difícil falar de Portugal sem a componente emocional, mas a sobriedade leva-nos a pensar que a passagem à fase seguinte seria já um resultado positivo. A selecção lusa tem o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, assim como tinha o melhor do mundo em 2002, Luís Figo, e nem por isso as coisas correram lá muito bem na Coreia e no Japão. Em termos de coesão e de disciplina as coisas estão bem melhores que nessa jornada pouco favorável, mas Portugal a depender bastante do seu nº 7, especialmente nas acções ofensivas, já que na defesa e no meio-campo está tudo aparentemente equilibrado, e na baliza existem três opções credíveis. Inspiração, será a receita para os nossos rapazes chegarem mais longe.



A ESTRELA: CRISTIANO RONALDO

Nome: Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro

Data de nascimento: 5 de Fevereiro de 1985 (29 anos)

Clubes: Sporting (2002-2003), Manchester United (2003-2009), Real Madrid (2009-)

Internacionalizações: 111 (49 golos)

Cristiano Ronaldo chega a este mundial do Brasil com o estatuto de melhor jogador do mundo, muito graças ao seu desempenho no "play-off" contra a Suécia, onde apontou os três golos do jogo da segunda mão. No Manchester United, onde passou seis anos, venceu três vezes a Premier League, uma FA Cup, uma Liga dos Campeões, uma bota de ouro, prémio para o melhor marcador dos campeonatos europeus em 2008, e no fim bateu o recorde da maior transferência de sempre dos "red devils", tendo sido vendido para o Real Madrid por 80 milhões de libras. Pelos merengues foi campeão de Espanha, vencedor da Taça do Rei e da Liga dos Campeões, já este ano, e juntou ainda aos seus títulos individuais mais duas botas de ouro. Todos os portugueses vão ficar a fazer figas para que recupere a sua condição física, e esteja ao seu melhor no mundial do Brasil.



O TREINADOR: PAULO BENTO

Nome: Paulo Jorge Gomes Bento

Data de nascimento: 20 de Junho de 1969 (44 anos)

Paulo Bento é para mim o melhor selecionador que Portugal teve desde que me lembro de ver futebol. Claro, pode não ter obtido os resultados de Scolari, uma final de um Euro ou as meias-finais de um mundial - ainda, mas tal como Humberto Coelho em 2000, foi a um Europeu e perdeu apenas nas meias-finais, revelando uma firmeza e uma capacidade de liderança ímpares, mas que tem sido cada vez mais comum nos treinadores portugueses, felizmente. Como jogador, actuando na posição de médio-defensivo, teve uma carreira positiva, iniciando-se no Oriental e passando depois pelo Futebol Benfica, antes de chegar ao escalão principal no Est. Amadora. Foi depois para o V. Guimarães, onde na época de 1991/92 cometeu a proeza de bater o guarda-redes do FC Porto, Vítor Baía, depois de 1192 minutos sem sofrer golos, num empate a um golo no Municipal de Guimarães - foi de "penalty", é mesmo assim um feito. Foi para o Benfica como parte da "revolução" de Artur Jorge em 1994, e dois anos depois para o Real Oviedo, de Espanha, onde durante os quatro anos que ali esteve, adquiriu uma maturidade que o tornou indispensável na selecção, e com ela participou no Euro 2000 e no mundial de 2002. Terminou a carreira no Sporting, com quem se sagrou finalmente campeão em 2002, e foi também no Sporting, ou "Zebórding", como ele próprio diz, que se tornou treinador, e entre 2005 e 2009 ganhou duas taças, duas supertaças e qualificou os leões duas vezes para Liga dos Campeões. Depois saíu pela porta pequena, por assim dizer, e reapereceu já ao comando da selecção em Outubro de 2010 para o lugar de Carlos Queiroz, que teve um início desastroso na qualificação para o Euro 2012.



GANA

Palmarés: 2 participações

Melhor classificação: 7º lugar (quartos-de-final, 2010)

Ranking FIFA: 38º lugar

Qualificação: 1º lugar Grupo D, CAF; Play-off: Gana 6-1 Egipto, Egipto 2-1 Gana



A selecção do Gana é um autêntico perigo para as aspirações portuguesas, e não se espera das "estrelas negras" outra coisa que não disputar um dos lugares de acesso aos oitavos-de-final. Indubitavelmente a melhor equipa do continente africano, contam com estrelas como os irmãos Jordan e André Ayew, filhos de Abedi Pele, Sulley Muntari, Michael Essien, Asamoah Gyan, Jonathan Mensah, entre outros, todos jogadores de categoria mundial. Portugal ficará à espera da já frequente ingenuidade das equipas africanas, mas terá que fazer pela vida.



A ESTRELA: ASAMOAH GYAN

Nome: Asamoah Gyan

Data de nascimento: 22 de Novembro 1985 (28 anos)

Clubes: Liberty Professionals (2003), Udinese (2003-2008), Rennes (2008-2010), Sunderland (2010-2012), Al-Ain (2012-)

Internacionalizações: 79 (40 golos)

Aí está o "matador" desta selecção do Gana. Apesar de estar a jogar na liga dos Emirados aos 28 anos, está longe do ocaso da sua carreira. Goleador na selecção, tem sido mais utilizado nos clubes por onde passa como segundo avançado, jogando especialmente no apoio ao principal ponta-de-lança. Jogador africano do ano de 2010, marcou 11 golos em 15 jogos pelas "estrelas negras" em 2013, distribuídos quer pela qualificação para este mundial, quer pela Taça das Nações Africanas, que os ganeses terminaram num decepcionante quarto lugar.



O TREINADOR: JAMES KWESI APPIAH

Nome: James Kwesi Appiah

Data de nascimento: 30 de Junho de 1960 (53 anos)

Este é um treinador que se pode dizer que subiu a pulso. Como jogador foi praticamente um desconhecido, jogando dez anos como defesa-esquerdo no Asante Kotoko, do campeonato ganês. Depois de se retirar investiu na sua formação, indo estudar para Inglaterra, recebendo treinamento técnico no Manchester City e no Liverpool. Em 2007 tornou-se adjunto na selecção, e foi treinador principal nos jogos pan-africanos em 2011. Em 2012 ficou encarregado da equipa principal, e depois de obter sucesso na qualificação para o Brasil 2014 renovou por mais dois anos.



ESTADOS UNIDOS

Palmarés: 9 participações

Melhor classificação: 3º lugar (Meias-finais, 1930)

Ranking FIFA: 13º lugar

Qualificação: 1º lugar CONCACAF



Os Estados Unidos participam pela sexta vez consecutiva num mundial, e pode-se dizer que pela sexta vez desde o "segundo fôlego" do futebol norte-americano, após uma ausência de 40 anos, entre 1950 e 1990. As presenças nas fases finais têm obedecido a um padrão; ano sim, ano não fazem boa figura, ou ficam pela fase de grupos. A confiar nessa regra, este é um ano para ficar pela fase de grupos, mas por outro lado dão-se sempre bem em mundiais realizados fora do continente europeu. Uma incógnita, para revelar após a estreia contra o Gana.



A ESTRELA: JOZY ALTIDORE

Nome: Josmer Volmy Altidore

Data de nascimento: 6 de Novembro 1989 (24 anos)

Clubes: New York Red Bulls (2006-2008), Villarreal (2008-2011), AZ Alkmaar (2011-2013), Sunderland (2013-)

Internacionalizações: 70 (23 golos)

Altidore estreou-se aos 17 anos como profissional pelo New York Red Bulls com apenas 17 anos, e em duas épocas na MLS marcou 15 golos, valendo-lhe um contrato com os espanhóis do Villarreal, mas passou a maior parte do tempo emprestado, passando pelo Bursaspor da Turquia e pelo Hull City de Inglaterra. Foi no AZ Alkmaar, no campeonato holandês, que Altidore "explodiu", vencendo a taça dos Países Baixos em 2012/2013 e sagrando-se melhor marcador da Eredivisie nesse mesmo ano, com 23 golos. Esta época esteve bastanto apagado no Sunderland, onde apontou apenas dois golos em 38 jogod oficiais, mas aos 24 anos o palco de um mundial é a oportunidade perfeita para relançar a sua carreira



O TREINADOR: JÜRGEN KLINSMANN

Nome: Jürgen Klinsmann

Data de nascimento: 30 de Julho de 1964 (49 anos)

Klinsmann é um dos raros casos de um ponta-de-lança tornado treinador com relativo sucesso - talvez Cruijff e pouco outros sirvam de exemplo. Como jogador revelou-se no Estugarda, teve o seu pique no Inter de Milão, e depois passaria ainda pelo Monac, Tottenham, Bayern e Sampdoria, antes de terminar a carreira no futebol americano quase com 40 anos. Tornou-se treinador (não que precisasse, realmente) começando do topo, pela selecção alemã, que levou ao terceiro do mundial de 2006. Depois de uma experiência menos feliz no Bayern, tornou-se responsável pela equipa dos Estados Unidos em 2011, e ganhou o seu primeiro título no ano passado: a Taça de ouro da CONCACAF.

Sem comentários: