domingo, 22 de junho de 2014

Alemanha-2 Gana-2



Alemanha e Gana empataram a dois golos no Castelão, em Fortaleza, em jogo de abertura da segunda ronda do Grupo G do Brasil 2014. Um resultado que antes de mais nada serve as pretensões da selecção portuguesa, que fica a depender apenas de si mesma para atingir os oitavos-de-final, mas olhando para o que jogam os seus adversários, terá que fazer muito, mas mesmo muito melhor do que fez contra a Alemanha na ronda inaugural. Alemães esses que eram favoritos frente a uns ganeses que mais uma vez mostraram ser a equipa africana da actualidade com mais qualidade, mas desta vez tiveram pela sua frente uma equipa disciplina, fisicamente bem preparada, e que partia com rapidez para o ataque cada vez que estava com a posse da bola. Depois de uma primeira parte sem golos, os europeus voltaram decididos a resolver na segunda parte, e chegariam ao golo logo ao minuto 51, numa jogada bem desenhada, com Thomas Müller a cruzar para a área do Gana, onde encontrou Mario Götze, que bateu a bola com a cabeça e empurrou-a com o joelho para a baliza de Fatawu Dauda. Alguma sorte na execução da parte do avançado do Bayern, mas isso não lhe retira o mérito de estar no lugar certo para corresponder ao cruzamento do seu companheiro de clube e de selecção. O Gana não baixaria os braços a passou a atrever-se mais, e viria a ver a sua ousadia quase imediatamente recompensada, empatando apenas três minutos depois por Andre Ayew, que saltou no meio dos centrais alemães para empurrar de cabeça para o fundo da baliza uma bola cruzada por Harrison Afful - pouco habitual a apatia da defesa alemã, que parece ter-se "esquecido" de Ayew, um dos elementos mais perigosos da selecção ganesa. A "mannschafft" parece ter acusado o lance, enquanto os ganeses "cresceram", e chegariam mesmo a adiantar-se no marcador aos 63 minutos, quando Sulley Muntari "rouba" uma bola no meio-campo alemão, e sem perder tempo isola Asamoah Gyan, que remate forte e cruzado fora do alcance de Manuel Neuer - o Gana estava em vantagem, quem diria. Joachim Löw sabia que uma derrota ia complicar bastante as contas, e resolve "meter a carne toda no assador", tirando Götze e Sami Khedira, e fazendo entrar dois elementos da velha guarda, Bastian Schweinsteiger e Miroslav Klose. E seria este último a justificar a aposta do treinador, empatando o encontro apenas dois minutos depois de ter entrado, quando após um canto de Toni Kroos, Benedikt Höwedes desvia de cabeça e o veterano avançado actualmente ao serviço dos italianos da Lazio a desviar ao segundo poste para o fundo da baliza. Klose, actualmente om 36 anos, cumpre o seu quarto mundial, e igualou o brasileiro Ronaldo na lista de melhores marcadores de sempre em campeonatos do mundo, somando agora ambos 15 golos, se bem que o alemão tem 20 jogos, contra 19 do "fenómeno". A partida de Fortaleza terminaria empatada, um resultado justo para os ganeses, que não mereceram de todo perder, e conseguiram bater o pé à Alemanha.


Uma das curiosidades interessantes desta partida prendeu-se com um encontro de irmãos do lado oposto da barricada. Kevin-Prince e Jerome Boateng são meio-irmãos da parte do pai (apesar da diferença de idade entre ambos ser apenas de dois anos), e nasceram ambos em Berlim. Jerome é internacional "A" pela Alemanha desde 2009, tendo passado por todos os escalões de formação da "mannschaft", enquanto Kevin-Prince fez o mesmo caminho até aos sub-21, mas em 2010 optou por representar o país de origem do pai de ambos. Apesar da divergência em termos de nacionalidade, os irmãos dão-se maravilhosamente bem, e passaram férias juntos em Miami em 2011. Para nãohaver brigas "lá em casa", ontem dividiram os pontos e tudo.


Menos enternecedor foi o incidente protagonizado por um fã que meio da partida entrou no relvado. Aquilo que aparentemente parecia uma brincadeira inocente, afinal "levava água no bico". O indivíduo não identificado ostentava no peito inscrições de índole nazista; em cima um número de telefone com um indicativo da Polónia, e em baixo um endereço de e-mail falso: HHSSCC@gmail.com,. "HH" são as iniciais de "Heil Hitler", "SS" (desenhado em insígnia rúnica e tudo) representa as "Schutzstaffel", a milícia paramilitar do partido nazi, e "CC" é para "campos de concentração". Gmail, bem, é Gmail, e para quem considera a Google uma companhia de inclinação nazista, acrescenta mais uma ofensa à conta. Começo a ficar com pena dos alemães, que por muito que se esforçem - e esta selecção alemã é do mais multi-cultural que há - não se conseguem livrar desta página negra da sua história.

Sem comentários: