quarta-feira, 25 de junho de 2014

O silêncio de Agnes


Well, well, well...por onde anda a nossa amiga Agnes Lam Iok Fong, a cagadora de sentenças na forma de opinião inócua que ninguém pediu favorita de alguma da "intelligenzia" daqui do burgo? A última vez que a vimos foi por alturas do 25 de Maio, onde apareceu na TV a dar uns lamirés sobre a manifestação, dizendo aquilo que toda a gente sabia e toda a gente viu, e depois remeteu-se a um silêncio sepulcral, quando os seus milhares de adeptos - quatro, para ser mais preciso - aguardam ansiosamente pelas suas pérolas de sabedoria. Ela que tem uma opinião sobre tudo e mais alguma coisa, esta salvadora da pátria em miniatura, a auto-intitulada representante da classe média de Macau, de que foi fundadora.

É no mínimo estranho que mesmo após as últimas atribulações na Universidade da Montanha, a vestal da minoria esclarecida, dos intelectuais e artistas, não tenha vindo a terreno soltar um traque opinativo que fosse. Será que anda muito ocupada? Deve ser isso, pois na sua página do Facebook lê-se uma mensagem de alguém que suponho ser um admirador seu, ou algo que lhe valha, deixada no último Domingo, onde se pergunta a sua opinião sobre os incidentes durante a cerimónia de graduação no dia anterior. Nesse mesmo dia Agnes Lam deixa um "post" onde comenta a morte da panda-gigante Sam Sam, sem responder à questão colocada. Na manhã seguinte o mesmo utilizador insiste, deixando a seguinte mensagem, poucos minutos antes das 10 da manhã:

大學應該是教導學生獨立思考,應該有更加廣闊的胸襟容得下不同的聲音,小鳳姐妳好像是教人民科學的,在這方面應該有個人的看法,懇請指導以便驗證我舊年立法會選舉所投的一票是正確無誤的,謝謝.

Resumindo, o seguidor da professora da UMAC relembra que Universidade de Macau tem a obrigação de ensinar os seus alunos a pensar de forma independente, ter uma visão ampla e escutar as diferentes opiniões, e apela a Agnes Lam que expresse a sua opinião pessoal sobre a questão levantada no dia anterior, uma vez que "ela ensina o método científico", e deixa mesmo saber que "votou nela". Sem resposta, volta a insistir na terça-feira ao fim da tarde, com a seguinte mensagem:

不是這麽難答吧!- Não deve ser assim tão difícil responder!

Finalmente esta noite Agnes Lam dignou-se a responder, nestes termos:

不好意思,遲了回覆。我那天不在現場,沒有目擊事件發生經過;而且,我在大學除了教書,還兼有行政職務,不適宜公開評論,以避免身份衝突。可是,我會循校內渠道反映自己的意見的。

Traduzindo isto para uma lingua cristã, Agnes Lam pede desculpa pela demora na resposta, diz que não estava na cerimónia quando se deu o incidente, pois estava ocupada com "afazeres administrativos", e que não quer emitir uma opinião sem se inteirar primeiro dos factos, para não ser injusta, e que "vai consultar os canais apropriados", de modo a poder pronunciar-se sobre o assunto. O interessado responde poucas horas depois, agradecendo a atenção, e esperando que a verdade seja apurada.

Agora digo eu: prrrrrrrruuttt!!! Sabem o que é isto? Um sonoro peido para esta treta. Quer dizer, a tipa tem opinião formulada sobre tudo e mais alguma coisa, e fica calada com aquilo que um analista político, como ela tanto se orgulha de dizer que é, considera uma mina de ouro? Até um sapateiro ou um trolha têm uma opinião formada sobre este caso, que tem sido escalpelado tanto pela imprensa, como pelas redes sociais. Meus amigos que fostes pôr na urna o vosso voto com uma cruzinha ao lado desta menina: fostes enganados. "Fu" e mal pagos. Não sejam tão crentes da próxima vez: este anjinho só manda postas de pescada quando a caldeirada está morna ou fria, pois quando faz calor na cozinha, é a primeira a pular fora.

Até entendo que se tenham deixado seduzir pelo seu "discreto charme da burguesia", só que a mim a Agnes Lam nunca enganou: é óbvio que aquilo que a mocinha quer é juntar-se à festa, mas para tal insiste em ser eleita através do voto popular, só que não tem a arte para obter os votos necessários para o efeito, e falha no essencial: ninguém a conhece na Areia Preta. Não entendo como é que face às notícias que dão conta da suspensão de Bill Chao, e supostamente de mais cinco professores da Universidade onde leciona, a Miss Bitaites não dê um pio. Não quero dizer que ela esteja obrigada a ficar do lado de Bill Chao ou de quem quer que seja, mas então, só se fala quando não se passa nada? Vozes dessas já temos por aí a mais, obrigado, dispensa-se a sua.

Sem comentários: