domingo, 22 de junho de 2014

Joe quem?


Cristiano Ronaldo...o nome não me é estranho. Será o rei da Roménia?

Hoje é dia (ou noite, ou madrugada, ou manhã, dependendo da distância do Brasil) de Portugal-Estados Unidos, partida da segunda jornada do Grupo G do mundial do Brasil. O encontro assume um carácter decisivo para a equipa portuguesa, que na primeira ronda deu muito má conta de si, perdendo de goleada para a Alemanha, e ficando privada de quatro das suas pedras: Rui Patrício, Hugo Almeida e Fábio Coentrão, por lesão, e Pepe, expulso num lance que deixou uma enorme mácula em todos nós - não queremos ver os nossos jogadores a reagirem daquela forma só porque estão a perder. Ficamos a torcer pelos restantes 19, e a fazer força para que limpem em Manaus a má imagem deixada no jogo de estreia. Na falta de um deserto, nada melhor que a selva, neste caso a Amazónia, para fazer a tão necessária catarse.

Os norte-americanos, por seu lado, partem em vantagem para este encontro, depois de terem vencido o Gana por 2-1 na ronda inaugural, e um empate serviria em pleno as ambições da equipa orientada por Jürgen Klinsmann. Espera-se portanto que os "yankees" adoptem uma postura que passa por chamar a equipa portuguesa a tomar a iniciativa do jogo. Como sempre as atenções vão estar concentradas no nº 7 da selecção das quinas, Cristiano Ronaldo, que na chegada a Manaus tinha centenas de fãs à sua espera, esperando pelo menos ver ao vivo o "craque" português. O fenómeno C. Ronaldo ultrapassa as fronteiras do desporto-rei, e entra numa espécie de misto entre "pop" e Papa. Fiquei perplexo ao ver tantas fãs, na grande maioria jovens, e do sexo feminino, encostadas às barreiras de segurança junto ao hotel onde a selecção portuguesa ficou instalada, chamando pelo jogador, e exigindo que "pelo menos ele aparecesse para falar com elas", depois de horas de espera debaixo de chuva intensa. Pode-se afirmar com uma grande dose de certeza que Cristiano Ronaldo é o português mais popular de sempre em todo o Brasil.

Mas quem não pensa assim é Joe Biden, vice-presidente dos Estados Unidos que vai estar em Manaus para assistir ao encontro, e que considera C. Ronaldo "um fiteiro", chegando mesmo a chamá-lo de "homem-atum" - por estar sempre caído no relvado. Oh, oh, oh. Perdoem-me a "boca machista" de ocasião, mas se há alguém que é pior que as mulheres quando fala de futebol são os americanos. O que percebe este gajo de bola, este Joe-qualquer-coisa? O pior é quanto se encontram os dois mundos: há uma semana Sarah Palin, aquela desvairada que é governadora do Alasca, afirmou na sua conta do Twitter que o futebol, ou "soccer", como lhe chamam por aquelas bandas, era "um desporto de terroristas", e que "os americanos a sério não querem saber desse desporto". A sra. Palin chegou mesmo a sugerir que uma adepta que confessou assistir ao mundial de futebol e apoiar a Espanha "se mudasse para o México" (deve pensar que é a mesma coisa), e nem fazia ideia que a selecçãos dos Estados Unidos estava na prova, afirmando "não é mundial se não estiver lá a América". Mas o que esperar de alguém que garante que o mundo "foi criado há 5000 anos por Deus", e que "tudo está exactamente como Ele deixou"?

Eu até respeito a equipa dos Estados Unidos, e como podem ter percebido, nem fiz com eles a mesma sátira com que presenteei a selecção alemã na passada segunda-feira. Há que tirar o chapéu aos "carolas" americanos, que devem sofrer por gostar de futebol num país onde os desportos de eleição incluem o basebol, o futebol americano - uma espécie de "rugby" onde os seus praticamentes se vestem como num filme de terror - e hóquei no gelo, que difere do boxe apenas nos aspectos do equipamento e do local onde se pratica. Só o facto de considerarem o futebol um desporto "para meninas", e chamarem ao seu campeonato nacional de basebol "world series", quando são apenas americanos que participam, diz tudo sobre o tipo de patetas que estes gajos são - mais uma vez, sem desrespeito pelos que gostam de futebol. Portanto vá lá a Manaus fazer o papel que lhe compete, que é meramente simbólico, e evite fazer comentários durante o jogo. Tenha alguma dignidade. E já agora, sabe quem é o Cristiano Ronaldo? É "apenas" o melhor atum do mundo. Perdão, o melhor jogador do mundo daquele desporto do qual você não entende nada.




Sem comentários: