domingo, 22 de dezembro de 2013

A noblesse oblige de informar


Alegria todo o dia, na redacção do Bairro do Oriente.

Enquanto a imprensa em língua portuguesa de Macau vai hibernar até dia 30, o Bairro do Oriente vai continuar a fazer companhia à comunidade lusófona de Macau, e a emitir para o resto do mundo que se expressa na língua de Camões. Sejam bem-vindos ao Bairro do Oriente, mesmo que não entendam português e tenham vindo aqui parar sem querer enquanto pesquisavam pornografia na internet. O quê? Não, não vou para as praias da Tailândia, das Filipinas ou do Vietname passar o Natal, estendido na areia branca da praia ou a nadar das águas transparentes de onde saltam para o meu prato peixes, mariscos e bivalves fresquíssimos. Sim, isso mesmo, vou ficar mesmo aqui pela zona do Tarrafeiro, onde estão a esburacar o chão no início da Rua dos Colonos, obrigando a ter cuidados redobrados para não cair numa vala ou levar com um motociclo em cima.

Pois é, como se diz em inglês, "When the going gets tough, the tough gets going", que é como quem diz lá na minha terra, "quando estala o verniz, quem fica para trás é que se lixa". Pensando bem, acho que os índios lá do bairro traduziram isto mal, e atendendo ao facto de não falarem inglês nenhum, é possível que se tenham enganado, mesmo. Não faz mal, pois o ponto onde quero chegar é o seguinte: se nos próximos oito dias o Godzilla resolver aparecer por Macau, esmagar as ruas, as casas e os carros com as patorras de saúrio gigante, cuspir fogo e disparar raios laser pelos olhos enquanto engole milhares de residentes, e mais ninguém estiver disponível para relatar os acontecimentos, estou cá eu para o fazer. Pronto, pronto, já chega de palmas e de ovações em pé. Eu faço. Digam ao povo que fico.

Assim durante os próximos dias prometo trazer aos leitores qualquer coisinha com que se entreterem a ler, pronto, e mesmo que não seja grande coisa, sempre é melhor que nada. É como ir ao dentista e só haver uma revista do Conselho de Consumidor de há dois meses para ler, ou ir ao barbeiro e ter duas ou três pessoas à frente, e ler a colecção de BD "Estrela de Prata" completa, só para passar o tempo. Aceitem o meu humilde pedido de desculpas por insistir em escrever tantos disparates, mesmo durante a quadra natalícia, onde era suposto dar uma trégua. E já agora peço desculpa pela imprensa que se ausenta durante este período para o seu merecido "descanso do guerreiro". Pode ser que essa decisão de ficar mais de uma semana sem um único título da imprensa em português se venha a revelar visionária, e não aconteça nada digno de ser noticiado nestes dias. "No news, good news", apraz dizer-se.

Amanhã consta do cardápio da nossa sopa dos pobres a actualização das últimas do desporto, mais um capítulo na saga do sr. rato, vou explicar porque é que não sou um hipopótamo (esta promete), e quaisquer notícias a sério que sejam dignas de destaque - mesmo que apenas parvoíces de interesse discutível. Como estamos na semana do Natal, e amanhã é o último dia antes da véspera do nascimento do "menêno" e da vinda do gorducho de barba branca e pijama vermelho, prometo um "docinho" aos leitores, na forma de artigo sobre a data que se assinala e originou tantos feriados seguidos. Fica o encontro marcado, e antes de me despedir, gostava de deixar uma agradecimento aos leitores: o sitemeter marca 3116 visitas no período entre 14 e 21 de Dezembro, o que faz da última semana a melhor do ano em termos de visualizações do blogue, com uma média de 445 cliques diários. Fico como o vidro. Obrigado a todos.

Sem comentários: