segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Como se faz um político


Este bem podia ser um daqueles "memes" que circulam por aí nas redes sociais, e não passam de umas piadinhas "feelgood", um anestético à situação dos desempregados e dos pensionistas - e nem sempre têm piada. Portanto em vez de vos dar uma receita de como se faz um político, tipo "pega-se num mentiroso, tempera-se com BPN...", blah blah blah, já sabem o resto, vou-vos falar deste rapaz na imagem: Pedro Marques.

O Pedro Marques, que devem conhecer da TV pelo facto de ser proeminente orador da bancada chuchalista do nosso "Parolemento", é antigo estudante da Escola Secundária Poeta Joaquim Serra, outrora conhecida por Escola Secundária nº 2 do Montijo, no sítio da Bela Vista, freguesia do Afonsoeiro, concelho do Montijo, distrito de Setubal, provincial da Estremadura, Portugal, Europa, Terra, Sistema Solar, Via Láctea, etc.. Foi na mesma escola que estudei, e tiva a honra de ser um dos primeiros alunos, decorria o fim daquele intenso verão de 1987. Tanta saudade.

Mas isto tudo não é para vos dizer que tenho um amiguinho chuchalista, que por estas bandas é o mesmo que dizer que se é amigo do matulão mauzão da escola. Longe de mim tal ambição, e afastem de mim o cálice da perda de verticalidade. Isto é para vos dizer que com a nossa tradicional alternância democrática (ahah, democrática), um dia destes apanhamos o Pedro Marques a ministro, e como é um "jovem" (37 aninhos) sabe-se lá onde mais! O Céu é o limite, basta pertencer à claque dos laranjinhas ou dos chuchalistas, que são os únicos que ganham.

Sim, lembro-me dele lá na escola, estava um ano atrás de mim, nunca trocamos uma palavra, mas tenho memória, sim. Era discreto, já naquele tempo arrumadinho, depois foi tirar um mestrado em Economia Internacional, e voilà! Não deve haver professor com razão de queixa ou colega com uma história "preta" para contar sobre ele. Nasceu um político. Mas antes que digam que foi o aluno mais ilustre que por ali passou, deixem que vos recorde que estudou ali um outro que uma vez defendeu três penalties da Inglaterra e levou-nos às meias-finais do mundial em 2006. É só medir os méritos.


1 comentário:

Alfareco disse...

Foi o Ricardo "Labreca". Que também levou o meu Boavistão ao título.