segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O realismo da Premier League


O campeonato inglês começa a definir-se nesta recta final de 2013, com as equipas mais bem apetrechadas a começarem a destacar-se nos lugares cimeiros da classificação. A 19ª jornada dividiu-se entre Sábado e Domingo, e no primeiro dia o destaque foi para as equipas de Manchester, ambas vencedoras. O City, o melhor ataque do campeonato, economizou nos golos desta vez, vencendo em casa o Crystal Palace por apenas 1-0. O bósnio Edin Džeko foi o autor do único golo do encontro, já aos 66 minutos, que value à equipa de Marcelo Pellegrini pular para a liderança isolada da Premier League, pelo menos durante um dia.


O Manhester United, por sua vez, venceu fora o Norwich também pela margem minima, com golo de Danny Welbeck aos 57 minutos. A equipa de David Moyes obteve a quarta vitória consecutiva e ocupa o sexto lugar, em igualdade pontual com o Tottenham. Noutras partidas de Sábado destaque para a goleada do Hull City por 6-0 sobre o Fulham, que está irreconhecível desde que Mohammed Al-Fayed vendeu o clube. Os outros jogos acabaram em empate, com os aflitos West Ham e West Bromwich a dividirem por si os seis golos marcados no Upton Park, enquanto o Aston Villa não fez melhor que um empate em casa frente ao Swansea a uma bola. No último jogo da noite o lanterna-vermelha Sunderland foi empatar a dois golos no País de Gales, frente ao Cardiff.


No Domingo o Arsenal teve uma deslocação complicada a St. James Park, mas conquistou os três pontos que lhe valeram o regresso ao primeiro lugar. O francês Olivier Giroud foi o autor do único golo, decorriam 65 minutos de jogo, valendo a liderança isolada dos "gunners", com mais um ponto que o Manchester City. O Newcastle, que vem realizando uma época positiva, caíu para o oitavo lugar. Noutro campo o Everton redimiu-se do chocante desaire sofrido em casa alguns dias antes frente ao Sunderland e levou de vencido o Southampton, por duas bolas a uma. O Everton subiu ao quarto posto com 37 pontos, a cinco do líder.


O jogo grande aconteceu em Stamford Bridge, com o Chelsea de José Mourinho a bater o Liverpool por 2-1. Os visitantes somaram a segunda derrota consecutiva contra um adversário directo, depois de terem perdido na quarta contra o Manchester City, e passaram do 1º lugar ex-aequo com o Arsenal para o quinto posto, a seis pontos dos londrinos. Tal como no jogo contra o City, o Liverpool adiantou-se cedo no marcador contra o Chelsea, pelo defesa eslovaco Martin Škrtel, aos 4 minutos. Os "blues" conseguiram operar a reviravolta ainda no primeiro tempo, com golos de Hazard aos 17 minutos e Samuel Eto'o aos 34. Com ester triunfo o Chelsea está isolado no 3º lugar a dois pontos do Arsenal. A ronda encerrou com a vitória fácil do Tottenham em casa frente ao Stoke City por 3-0.

1 comentário:

Ricardo Antunes disse...

Isto sim é um campeonato disputado!! É esta emoção e incerteza no resultado que o distingue do campeonato espanhol... Tudo o que um adepto procura num jogo de futebol está na premier league :)