Lufsig, um boneco de peluche da IKEA, está a transformar-se num fenómeno de sucesso em Hong Kong, tendo a sua procura levado milhares às lojas da multinacional sueca. Isto tudo porque no dia 7 um manifestante apoiante da Liga dos Sociais Democratas, atirou um destes bonecos ao Chefe do Executivo da RAEHK, CY Leung, durante um fórum público. CY Leung é apelidado de "lobo" pela oposição, devido à sua falta de integridade e constantes escândalos envolvendo a má gestão de dinheiros públicos. Desde que foi eleito o ano passado, CY não tem tido uma vida fácil, e num inquérito recente realizado pela Universidade de Hong Kong, a sua taxa de aprovação é apenas de 42%.
Lufsig, uma criação do designer alemão Silke Leffler, é inspirado no clássico do Capuchinho Vermelho, e é vendido em conjunto com a avózinha e tudo. O seu nome em chinês é "Lou Mou Sai" (路姆西) cuja sonoridade se assemelha a "c... da mãe", em cantonense. "Atirar o Lou Mou Sai" soa bastante a "f... a c... da mãe", o que explica (!) a popularidade inesperada do lobo da IKEA, que do dia para a noite tornou-se o símbolo da oposição ao Governo. Existe mesmo uma
página do Facebook dedicada ao Lufsig, que conta já com quase 50 mil seguidores. A IKEA absteve-se de comentar a popularidade do Lufsig. Pudera, andam demasiado ocupados a calcular o lucro.
Sem comentários:
Enviar um comentário