quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Sempre em festa, parte VIII: Férias


Ah férias, as férias, quem não gosta? Quem não quer? Quem não se lembra delas quando tira o cu da cama de manhãzinha? Ou quando o chefe chateia? Ou quando está preso no trânsito congestionado? Nada como umas boas férias para ajudar a recarregar as baterias e afastar as ideias homicidas e suicidas que nos possam assombrar. Como em todo nesta vida, uns têm mais férias que outros. No caso dos funcionários públicos, uns "sortudos", como dizem, e nos quais eu me incluo, são 22 dias úteis por ano que se gozam de férias, o que bem "esticadinho" dá para mais de um mês de folga.

Chegados a Dezembro, é altura de fazer o mapa de férias, aquele que se tenta cumprir dentro do possível - sabemos lá no fim de um ano quando vamos precisar de férias no ano seguinte? Neste processo sacrossanto de fazer o mapa de férias, é preciso atender a vários factores: as férias dos miúdos, os feriados, a conveniência de serviço (ahahah!), e o pior de tudo: os sacanas dos colegas. A tendência é que a maioria do pessoal tire dois ou três dias de férias num período onde existem outros feriados a meio da semana, e assim ficam com uma semana de folga. A maioria das vezes não é porque precisam, ou porque vão viajar, mas porque "é bem", e querem mostrar aos amigos que não têm a mesma sorte como são uns tipos espectaculares com um emprego bestial.

No próximo ano civil de 2014 vamos muitas "pontes", aquilo que em Portugal se chama a um feriado que cai numa terça ou numa quinta-feira. Assim, quando isto acontece, os portugueses fazem "ponte", ou seja, não trabalham na segunda-feira anterior ou na sexta-feira seguinte - diz-se que "emendam", como se isso estivesse errado. Mas cá se fazem cá se pagam, e agora nem feriados, nem pontes, nem tolerâncias, nem porra nenhuma. Coitados.

Mas voltando a Macau, onde como se sabe há feriados para todos os gostos, temos logo no final de Janeiro o Ano Novo Chinês, que este ano cai a 31 de Janeiro, 1 e 2 de Fevereiro - sexta, sábado e domingo. Mas não faz mal, melga! Quando uma sinuca destas acontece, gozamos os dias seguintes, a segunda e a terça, e ainda fica a esperança de um tolerância de ponto na quinta-feira da parte da tarde, para termos a certeza que recebemos o Ano do Cavalo em grande.

Depois deste fartote, é preciso esperar até meados de Abril para encontrar outro feriado, e a 5 de Abril temos o Cheg Ming, o dia dedicado a limpar os túmulos. Caíndo este num Sábado, na segunda-feira segunte há mais uma tolerância de ponto. Sweet! Depois temos nem mais nem menos que a Páscoa. Em 2014, como tem sido habitual nos últimos anos, a sexta-feira santa caíu a uma sexta-feira. É incrível este fenómeno, que ninguém consegue explicar. Assim temos um feriado no dia 18 de Abril, e na segunda-feira, dia 21 de Abril, tolerância de ponto, pois o feriado do dia de Páscoa é no Domingo. Quem não goza deste privilégio, reclame com Cristo por ter ressuscitado ao Domingo, e não tenha preferido esperar pela segunda.

Em Maio temos logo duas das tais "pontes", e de seguida. Dia 1 de Maio é feriado - não faço ideia porquê, deve ser algum feriado religioso chinês obscuro - e é quinta-feira, e na terça, dia 6, é Dia do Buda, e como somos todos filhos da Buda, é feriado. Assim quem tirar dois dias de férias, na sexta e na segunda, tem seis dias inteiros para ficar de papo para o ar. Ainda no fim de Maio temos um fim-de-semana prolongado, pois dia 31 é Sábado, 1 é Domingo e na segunda temos o Tung Ng, ou "Barco Dragão", um festival genial, para o qual me estou completamente nas tintas mas gosto imenso...porque é feriado.

Segue-se uma travessia do deserto, sem um único feriado durante o resto do mês de Junho, e os meses de Julho e Agosto. A única excepção vai para a malta dos bancos, que "gozam" o feriado da criação da RAEHK a 1 de Julho. Bendita dependência dos mercados de Hong Kong, pensarão eles. É atendendo a este calendário que convém recordar que o mundial de futebol realiza-se entre 12 de Junho e 13 de Julho, e alguns jogos são de manhã, horário de Macau. Os adeptos do futebol deverão ter isto em mente quando planificarem as férias para 2014.

Chegados a Setembro, temos o feriado do Chong Chao (Bolo Lunar), e outra "ponte" - terça-feira, 9 de Setembro. Depois disso temos apenas o 1 de Outubro, o dia da Fundação da RPC, e o dia 2. O dia seguinte à implantação da RPC é normalmente feriado, mas este ano coincide com o Chong Yeong, ou Culto dos Antepassados, a versão chinesa do nosso Dia de Finados. Em circunstâncias normais isto significava que perdiamos um feriado, mas o nosso Governo é bestial, e dá-nos também o dia 3 de tolerância. Agora a melhor parte de tudo isto: 1, 2 e 3 de Outubro são respectivamente uma quarta, quinta e sexta-feira! Viva a RPC! Vivam os Finados (salvo seja)! Viva o Executivo da RAEM! Os nossos finados têm o seu dia um mês depois, a 2 de Novembro, e como é Domingo, guess what? Folga na segunda. Até cansa, tanta bonomia.

Mas se acham que isto é bom demais para ser verdade, esperem só até Dezembro. Portanto a 8 de Dezembro temos a Imaculada Conceição, que é numa segunda-feira, o que é já por si óptimo. Mas é quando chegamos a dia 20 que há festa rija. Portanto 20 de Dezembro temos o aniversário da RAEM, que cai num Sábado, e a 22, na segunda-feira seguinte, o Solstício de Inverno. Portanto como fica aquele diazito que perdemos? Simples: tolerância na terça, dia 23! Depois mete-se a véspera do Natal, o dia de Natal, e o único dia em que se trabalha nessa semana é 26, que já é sexta-feira. Eu adoro trabalhar nesse dia; não se faz a ponta de um corno. E depois temos um fim-de-semana, portanto nem chego a ficar cansado de não ter nada que fazer.

Portanto esperem muita competição este ano para os pedidos de férias naquelas segundas e sextas que são véspera ou dia seguinte a feriado, mas ninguém se pode queixar, pois ficamos bem servidos. Há muitas boas oportunidades de ir passear para fora de Macau e enriquecer ainda mais as companhias aéreas, que cobram os olhos da cara por um service péssimo, ou simplesmente ficar em casa a cozer as noites de bebedeira e de pecado que as vésperas de feriados nos proporcionam. Boas férias!

Confira aqui na página dos SAFP os feriados e tolerâncias de ponto de 2014.

Sem comentários: