quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Jardim Proibido


"Estas plantas podem matar", é o que se lê à entrada do Jardim de Anlwick.

Só os bêbados dos ingleses para se lembrarem de uma coisa destas. Em Northumberland, na pequena localidade de Anlwick, há um jardim onde residem as mais venenosas e nocivas espécies de flores e plantas conhecidas do homem. O Anlwick Garden, esse é o seu nome oficial, é mais conhecido por "Poison Garden" - ou "Jardim do Veneno".

A placa à entrada, que podemos ver na imagem em cima, diz tudo: o jardim é perigoso para os humanos, que devem entrar lá por sua conta e risco, e exercer cautelas redobradas. Entre as espécies vegetais que se podem ali encontrar temos o ópio, a estricnina, a beladona, a cicuta ou a ricina, altamente tóxicas. Outras espécies de perigosidade discutível e que estão contidas naquele jardim inglês são a planta da coca, a cannabis e os cogumelos alucinogénicos. Penso que a aí a preocupação vai ser com quem quiser levar para casa este "produto".

O jardim está aberto apenas na Primavera, pois nas restantes estações os vegetais estão em mutância, e algo tão simples como o pólen de uma flor tóxica pode causar uma tragédia. Escusado será dizer que quem insistir em lá entrar não deve tocar em absolutamente nada, nenhuma raíz, nenhuma folha, nenhum ramo, pétala ou fruto. Isto a juntar ao sinistro portão que avisa que NÃO se deve lá entrar é deveras convidativo. É preciso ser muito teimoso - e burro - para tartar isto como uma "curiosidade".

A idiota, perdão, ideóloga deste monstro, quer dizer, jardim, é Jane Percy, duquesa de Northemburland, que vive num castelo. Castelo...plantas venenosas...só pode ser uma bruxa. A duquesa é também a curadora, conservadora, presidenta, jardineira e tudo mais, e explica que:

“Interrogava-me do porquê dos jardins só mostrarem o poder das plantas que curam e tratam, em vez de mostrar também a sua capacidade de matar... Eu senti que a maioria das crianças que eu conhecia estaria mais interessada em conhecer uma planta venenosa e quanto tempo alguém levaria para morrer após ingeri-la, ou quão horrível e doloroso seria esse fim”.

Confirma-se, é uma bruxa. Mas eu concordo com ela - de facto é preciso um jardim destes, que pode matar quem lá entra. Já agora que tal um zoo doméstico que em vez de ter pónies, ovelhas e coelhinhos, contenha tarantulas, escorpiões e gibóias? Assim "as crianças" podiam ir lá dar festinhas aos bichos, e saber "quão horrível e doloroso seria esse fim”.

Se quiserem conhecer o jardim sem corer qualquer risco, podem fazer aqui um "tour" virtual. E garanto que é bem interessante.

Sem comentários: