segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

3000 páginas depois


O Hoje Macau comemorou na última sexta-feira a publicação do seu nº 3000. Não podia deixar passar em claro esta efeméride, se bem que me faltou tempo para dedicar algumas linhas a esse assunto. Assim, com um pouco mais de vagar, aproveito para deixar também algumas palavras de apreciação ao jornal com quem tenho tido a honra de colaborar como colunista desde Setembro de 2012.

O Hoje Macau existe desde 2001, e tem sido dirigido desde a primeira hora pelo seu proprietário, o jornalista Carlos Morais José, com excepção de dois hiatos, em que teve a direcção de João Costeira Varela primeiro, e depois de Carlos Picassinos. Todos sabemos o que esteve na génese do Hoje Macau, não é preciso repetir cada vez que o jornal comemora uma efeméride, mas sabemos também como custa sobreviver nesta "selva" quando dizemos certas coisas que muita gente não gosta de ouvir. Às vezes também não gostamos de as dizer, mas se celebrámos um compromisso com a verdade, custa-nos faltar a esse compromisso.

Há com confunda dizer a verdade com "falar mal". Dizem que "sinceridade a mais é despeito", ou que "liberdade a mais é perigoso", mas isso são tudo atitudes intimidatórias, censura camuflada de sabedoria popular. Quem disse que a verdade tinha que ser "simpática", e agradar a todos? Se só interessa falar bem, qual vai ser voz dos insatisfeitos, dos descontentes, dos que não foram convidados para o banquete real? Os grandes títulos da imprensa mundial que entraram para a História fizeram-no por ter dito as verdades numa hora em que a verdade não convinha muito boa gente, e não por imprimirem "Está tudo bem" na primeira página dia após dia.

Com mais ou menos sucesso e com as limitações que são conhecidas na imprensa em português em Macau, o Hoje Macau continua de pé, 3000 verdades depois. Podem não ser todas as verdades que gostariamos de ouvir, e há opiniões com que nem todos concordam, mas a verdade absoluta está no segredo dos Deuses, e a unimidade de opiniões é apenas uma ilusão. Parabéns ao Hoje Macau e toda a sua equipa, e que estes três mil sejam apenas os primeiros de muitos mais que estão para vir. Leia o que diz a esse respeito o director Carlos Morais José, no seu editorial de sexta-feira.

Sem comentários: