quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Pai Natal esteve em Viena, Dragão não sabia


O FC Porto foi ontem eliminado da Liga dos Campeões e relegado para a Liga Europa, mas só se pode queixar de si mesmo. Os dragões precisavam de vencer em Madrid o já apurado Atletico e ainda dependiam de uma vitória do Austria de Viena sobre o Zenit. Os austríacos, já eliminados das competições europeias, foram generosos, goleando os russos por 4-1, mas o Porto não aproveitou, e perdeu no Vicente Calderón por 0-2. A sorte não quis mesmo nada com a equipa de Paulo Fonseca, que mandou três bolas ao poste da baliza de Aranzubia. Os colchoneros foram mais eficazes e marcaram por Raúl Garcia e Diego Costa, aos 14 e 37 minutos, respectivamente. Atletico e Zenit seguem em frente, FC Porto acompanha Benfica na Liga Europa.


Noutras partidas, destaque para o grupo F, onde a decisão de quem seguia para a fase seguinte só foi encontrada nos últimos instantes de cada uma das partidas. O Borussia Dortmund foi vencer por 2-1 a Marselha, com um golo de Kevin Großkreutz a três minutos do fim, enquanto o Napoli batia por 2-0 o Arsenal, com golos de Higuaín e Callejon, este já nos descontos. Dortmund, Arsenal e Napoli acabaram todos com 12 pontos, mas alemães e ingleses seguem em frente devido ao melhor "goal-average". Os italianos ficaram a apenas um golo de conseguir ultrapassar os arsenalistas. O Marselha terminou em último lugar só com derrotas, tendo sido a única equipa na fase de grupos da Champions que não pontuou.


No grupo E, o Chelsea de José Mourinho venceu o Steaua por 1-0, com um golo madrugador de Ba, aos 10 minutos, e garantiy o primeiro lugar do grupo. Em Gelsenkirchen, na Alemanha, o Schalke 04 garantiu o apuramento ao bater o Basel por 2-0, com golos de Julian Draxler, aos 51 minutos, e Joel Matip, aos 57. Os alemães beneficiaram do facto dos suíços terem ficado reduzidos a dez elementos logo aos 31 minutos, por expulsão do defesa búlgaro Ivan Ivanov. O Basel segue para a Liga Europa, tendo vencido apenas o Chelsea, tanto em casa como fora.


No grupo H foi noite de Neymar no Nou Camp, com o brasileiro a assinar um "hat-trick" na vitória do Barcelona frente aos escoceses do Celtic, por expressivos 6-1. Na ausência de Messi, ainda a contas com uma lesão, Neymar é a estrela da companhia, e foi acompanhado nos golos por Piqué, Pedro Rodríguez e Cristian Tello. Samaras marcou o ponto de honra do Celtic aos 88 minutos, quando o marcador indicava meia dúzia para os catalães. No outro encontro do grupo deu-se um empate a zero no San Siro, frente AC Milan e Ajax, resultado q.b. para os italianos seguirem em frente. Os holandeses, que estavam obrigados a ganhar, vão ter que se contentar com a Liga Europa.


E o AC Milan é mesmo o único sobrevivente transalpino na Champions, isto porque algumas horas antes das partidas decisivas dos grupos E a H, jogou-se o Galatasaray-Juventus, jogo em atraso do grupo B, realizado ontem devido ao nevão que se abateu em Istambul na terça-feira. Os turcos estavam obrigados a vencer, e precisaram de sofrer até aos 85 minutos, altura em que Wesley Sneijder marcou o único golo do encontro, e causou uma explosão de alegria entre os adeptos locais. A Juventus vai para a Liga Europa, depois de ter vencido apenas um encontro no grupo.

Sem comentários: