quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

(A nossa) publicidade


Como hoje é manhã de Natal, resolvi deixar-vos debaixo do pinheiro artificial que depois do Dia de Reis deixarão na caixa dentro da dispensa ou no sótão a ganhar mofo durante quase um ano uma prenda especial. Bem, a prenda sou eu que deixo, sem dúvida, mas não me custou um avo, e nem precisei de mexer uma palha, a não ser copiar o código do vídeo e deixá-lo na janela do "post". Sinto-me um autêntico Pai Natal que deixa às crianças brinquedos fabricados por outra com menos sorte que ela, e pagas pelo paizinho.

Mas pronto, deixam lá isso, e deixemos um grande bem-haja à "sweatshop" do Mistério Juvenil, que compilou estes 78 vídeos de...tcham tchan, estão sentados? Anúncios publicitários do nosso tempo! Yupi! Agora parecia um velho, com esta do "nosso tempo", mas digam lá se não tinham saudades? Quando éramos novos e passavam incessantemente no intervalo de um filme, de uma série ou dos desenhos animados diziamos cobras e lagartos deles. Agora ficamos comovidos, nostálgicos, com uma lágrima no canto do olho. Ena pá, alguns ainda são a preto e branco e tudo. E sabem qual é a pior parte? Ainda nos lembramos quando passavam na TV!

Não se pode dizer que seja uma lista completa - longe disso - mas entre os selecionados estão lá alguns clássicos, alguns publicitando produtos que já nem existem. Quem não se lembra do Emplastro Leão, a cura miraculosa para as dores musculares, e bastava andar com um adesivo do tamanho de uma folha do Diário de Notícias? E daquela melodia do Mokambo, que nos deixava a cantarolar "diga bom dia com Mokambo...Mokambo..." enquanto misturávamos uma colher de cereais a imitar café num copo de leite quente? E o ritmo "country" das Tintas Robbialac Tartaruga? E as Bom-Bokas, ainda existem? Olha a Couto, com a sua pasta medicinal e um dos seus outros derivados do petróleo, o Restaurador Olex. Tantas recordações.

Proponho-lhe este simples e divertido exercício: sente-se a recordar estes anúncios na companhia do seu filho pré-adolescente, e observe como ele lhe faz perguntas tão patuscas como: "pai, o que é um rolo Kodak?" ou ainda quando vir o anúncio de "A minha agenda" (lembram-se): "pai, porque é que aquele Notepad é de papel?". Se conseguir fazê-lo ficar sentado ao seu lado durante mais que cinco minutos enquanto viaja pela auto-estrada da publicidade pré-histórica do seu tempo, parabéns! Ganhou uma Bom-Boka. Se o miúdo ficar até ao fim, ainda tem o prazer de o ouvir comentar: "ó pai vocês tinham anúncios bué da foleiros". O que é que o raio do puto sabe? Aqueles é que eram anúncios a sério! Bem, eram bem fraquinhos, atendendo ao que se faz hoje em dia, enfim. Mas pelo menos já não chateiam. Toma!

Sem comentários: