sábado, 3 de maio de 2014

Os sons dos 80: 1982


Bem vindos a 1982, com a década de sonho da música já em pleno andamento. A 20 de Janeiro, e na senda da decapitação de animais alados, Ozzy Osbourne arranca à dentada a cabeça de um morcego vivo, atirado para o palco por um fã durante um concerto em Des Moines, no Iowa, julgando tratar-se de um "brinquedo". A ousadia valeu ao "Príncipe das Trevas" uma injecção contra a raiva e outra anti-tétano. Menos de um mês depois, a 19 de Fevereiro, no Texas, o mesmo Ozzy é detido por urinar no monumento aos heróis de guerra, no Alamo, enquanto estava vestido de melhor. Era o período mais alucinado do cantor, que mesmo assim não foi acusado de ter roubado a lápide da sepultura de Ronnie Van Zant do cemitério de Orange Park, na Florida. A pedra de mármore com o peso de 130 quilos desapareceu misteriosamente na noite de 13 de Fevereiro. A 20 de Fevereiro Pat Benatar casa com o seu guitarrista Neil Giraldo, em cerimónia realizada na idílica estância da ilha de Maui, no Hawaii, e a 22 de Fevereiro os Iron Maiden lançam "The Number of the Beast", um dos seus mais icónicos álbums. Três dias antes o "rock" havia ficado de luto, com a perda de Randy Rhoads, guitarrista de Ozzy Osbourne, num acidente de viação, a 19 de Março - 1982 prometia ser um ano complicado para Ozzy, que para sacudir os maus espíritos, casa com Sharon Arden, a sua "manager", a 4 de Julho, e curiosamente também em Maui. Entretanto a 26 de Abril Rod Stewart é atacado e assaltado em Los Angeles, sendo-lhes levados 50 mil dólares e o carro, que seria recuperado dias depois. O último trimestre do ano seria marcado por várias efemérides: a 7 de Setembro estreia na Broadway o musical "Cats", a 6 de Outubro Madonna lança o seu primeiro single, "Everybody", e a 30 de Novembro Michael Jackson lança o álbum "Thriller", que viria ser o mais bem sucedido da história, com 110 milhões de unidades vendidas. Vamos dar uma olhadela pelo que a malta andava a "curtir" nesse ano:


Ich gut, ja? O ano começarrr maiz ou menoz como outrros acabarrr, com este "Das Model" de ich banda alemão die Kraftwerk, ja? Depois de grrande sucesso em resto de Eurropa, em Janeirro de 82 chegarrr a Inglaterra, englesichen schweinen gostarrr muito, que ficarrr em prrimeirro lugarrr eine semanen em Feverreirro, apesarrr de die Kraftwerk gravarrr musik em 1978. Englesichen estupiden. Heil Hitler!


A série musical "Fame" é um dos momentos do início dos anos 80 de que muitos recordam com mais carinho. Inspirada no filme com o mesmo nome, é também o título da canção de Irene Cara que foi nº 1 no Reino Unido, Irlanda, Países Baixos e Nova Zelândia, e nº 4 da Billboard. Mas mais importante do que isso, valeu aos autores Michael Gore e Dean Pitchford o Oscar para melhor canção original na edição de 1980 dos prémios da Academia, o que fica sempre bem num currículo. Irene Cara voltaria a interpretar mais um tema merecedor de Oscar em 1984: "Flashdance...what a feeling".


O grupo The Stranglers foi um dos mais populares da era "pós-punk", e pode-se dizer que o seu álbum "La Folie", de 1981, terá sido o "canto do cisne" desta banda de Surrey. O single "Golden Brown" foi lançado nos Estados Unidos em Dezembro de 1981 e no Reino Unido em Janeiro de 1982, onde chegou a nº 2 do top, ficando por bater o single "Town Called Malice", dos The Jam. A canção beneficia do encanto do som do cravo, mas causou alguma polémica devido ao título - "castanho dourado" foi entendido como uma referência à heroína, o que levou algumas estações de rádio mais conservadoras a hesitar em passar o tema. Os The Stranglers tiveram outro single notável em 1985, "Always the Sun", e depois disso foram-se dissipando na névoa do tempo.


E claro que não me esqueci de falar de Stevie Nicks, Stevieeee! Nem os anos 80 eram anos 80 sem a diva que ficou mais conhecida como a voz feminina dos Fleetwood Mac, mas que também teve uma respeitável carreira a solo. Este "Edge of Seventeen", do seu álbum de estreia, "Bella Donna", obteve um discreto nº 11 na Billboard, mas adquiriu um estatuto de culto, devido à "ferocidade" que a cantora impõe à canção. Stevie foi tendo um considerável sucesso durante os anos 80, e em 1985, depois da gravação do seu terceiro álbum, "Rock a Little", internou-se na famosa clínica de reabilitação Betty Ford Centre. As más línguas dizem que foi para se curar do alcoolismo, mas na realidade foi para descansar, coitadita.


Os britânicos Electric Light Orchestra, ou ELO, foram um grupo de rock sinfónico e de rock progressivo que existiu entre 1971 e 1986, obteve algum sucesso algures pelo meio, e depois esgotou o seu reportório, e deu sumiço. Estes rapazes de Birmingam conseguiram mesmo assim vender mais de 30 milhões de discos durante os 13 anos em que andaram na estrada, e tiveram 27 singles no top-40 do Reino Unido. Um dos mais memoráveis será certamente este "Ticket To The Moon", do álbum "Time", que chegou a nº 24, e foi ainda melhor recebido do outro lado da mancha, obtendo um respeitável 4º lugar no top francês. Uma canção bonita, para todos os gostos.


A Steve Miller Band foi fundada na Califórnia em 1967, e como o nome indica, por um tal de Steve Miller, que se mantém até hoje como guitarrista e vocalista do agrupamento, por onde já passaram mais de vinte músicos, alguns deles já falecidos. Depois de obter um considerável sucesso nos anos 70, tiveram no single "Abracadabra", do álbum com o mesmo nome, o seu terceiro número um da Billboard, o único dos anos 80 e o último desde então, e conseguiram também o nº 2 do top do Reino Unido. É fácil de perceber como o tema fez sucesso, pois é muito fácil de se gostar, mesmo para os ouvidos mais exigentes.


E andando ainda pelos sintetizadores e afins, ainda não falei dos The Alan Parsons Project, uma banda respeitável, e que tal como a anterior é da responsabilidade do senhor que consta do seu nome: Alan Parsons. Pessoalmente acho o tema "Limelight", de 1985, verdadeiramente encantador - se estão recordados fez até parte de um anúncio da Hoover que passou na televisão portuguesa- mas foi com "Eye in the Sky", do álbum com o mesmo nome, que obtiveram o nº 3 da Billboard, e imaginem só, nº 1 em Espanha. O que será que os "nuestros hermanos" entenderam com isto de "eye in the sky"?


Os Chicago foram uma banda fundada em 1967 em...adivinhem onde? Certo. Até 1985 contaram com a voz inconfundível de Peter Cetera, que de seguida partiu para uma carreira a solo, e pelo grupo deixou temas delicodoces como este "Hard to say I'm Sorry", discutivelmente o mais conhecido do grupo. Outra facção de fãs dos Chicago (?) considera "If You Leave Me Now", gravado no ano seguinte, a canção que melhor representa a banda, mas a verdade é que esta foi nº 1 na Billboard, e nº 4 no Reino Unido. Contra factos...


Continuando na linha das bandas inofensivas, para audiências dos 8 aos 80, eis os Toto, uma banda californiana fundada em 1977, e que se insere no género de "adulta-contemporânea". O tema mais identificável da banda é este "Africa", do álbum "Toto IV", e apesar do nome, não é "reggae" nem qualquer ritmo africano; é...Toto, simplesmente. O single saíu em Setembro de 1982 e chegou ao nº 1 da Billboard em Fevereiro do ano seguinte. No Reino Unido foi nº 3 do top-40 de singlas.


E para acabar em beleza, e desta vez mesmo com ritmos africanos, eis "The Lion Sleeps Tonight", um tema dos Tokens, de 1961, que teve dúzias de versões, mais além da original, apenas os Tight Fight conseguiram o nº 1 no Reino Unido, onde o disco vendeu mais de um milhão de unidades. Quanto ao ritmo propriamente dito, não existe um consenso sobre quem gritou pela primeira vez "Aweeeee...aweee ah uah uah wimoweh", mas recuando até 1939 encontramos o tema "Mbube", que em zulu quer dizer "leão", interpretado por Solomon Linda (é um homem, já agora, "Linda" é o nome do clã dele), um sul-africano, acompanhado pelos Evening Birds. Em 1952 os The Weavers gravam "Wimoweh", e ambos estes temas foram por sua vez alvo de versões de outros artistas. Um tema interessante, sem dúvida, que daria no mínimo para uma tese de mestrado.

Sem comentários: