domingo, 18 de maio de 2014

Liga de Elite - 13ª jornada


Mais um fim-de-semana de calor insuportável a aguaceiros, tempo próprio do mês de Maio na Ásia das monções, propício para mais uma ronda da emocionante e competitiva Liga de Elite de Macau. A ronda 13 abriu com um jogo grande, entre Monte Carlo e Ka I, que se terão ambos despedido do título - ou pelo menos um deles, a quem restavam algumas ambições nesse sentido. O empate a dois golos deixa uma sabor amargo na boca de ambas as formações, especialmente dos "canarinhos", que feitas as contas finais a mais esta ronda, ficam a cinco pontos do líder Benfica, e com apenas mais quatro partidas por realizar. Matematicamente ainda tudo é possível, mas atentendo ao calendário dos encarnados, apenas o Sporting constitui uma ameaça à conquista dos três pontos. O Ka I, que tem andado de tropeção em tropeção, está a dez pontos das águias, mesmo com um jogo a menos, e pouco mais pode ambicionar senão ao quarto lugar que actualmente ocupa. No jogo realizado no Estádio de Macau, na Taipa - haja bom senso em não ter feito a jornada novamente no semi-pelado da M.U.S.T. - o Ka I ganhou vantagem em cima do minuto 45, graças a um golo de Samuel Thabo. O descanso foi bom conselheiro para a equipa de Firmino Mendonça, e Anderson Fernandes torna-se o autor da reviravolta, marcando aos 54 e aos 70 minutos. É aí que o treinador do Ka I revela que é um Mourinho em potência, e aos 72 minutos lança no jogo o cabo-verdiano Alison Brito, que três minutos depois faz o empate, que se viria a manter até ao fim. No final ambas as equipas saem cabisbaixas, sabendo que o 1º lugar é agora apenas uma miragem.

Na partida seguinte o Chao Pak Kei revelou mais uma vez estar a jogar para cumprir calendário. A equipa que no início do campeonato chegou a dividir a liderança com o Sporting somando todos os jogos por vitórias, perdeu contra os candidatos ao título, apesar de ter dado luta contra alguns deles, e passou a tratar a liga com indiferença. Prova disso é o empate a uma bola frente ao recém-promovido Lai Chi, uma equipa que no papel é inferior ao C.P.K., mas que desta forma conquista um ponto bastante precioso nas contas da manutenção. Os golos apareçeram ambos na etapa complementar, primeiro para o Lai Chi, por Pang Chi Hang, aos 47 minutos, e quatro minutos depois Kwok Siu Tin fazia o empate. O C.P.K. parece satisfeito com o actual 5º lugar, enquanto o Lai Chi, que registou o seu primeiro empate, fica mais tranquilo, com 4 pontos de avanço sobre os Sub-23, primeira equipa abaixo da linha de água.

Isto porque os jovens da formação, apoiados pela A.F.M. foram já esta tarde goleados pelo Benfica por seis bolas a zero. A única dúvida seria por quantos golos as águias iam vencer, e o facto de todos os golos terem sido marcados no primeiro tempo demonstra que talvez a equipa de Bruno Álvares tenha sentido alguma comiseração pelo adversário - ou foi-lhes dito ao intervalo para tirarem o pé, o que não seria de estranhar. Iuri Capelo marcou na primeira jogada do desafio, talvez com os Sub-23 a pensarem que "ainda não valia", e o brasileiro Marcus Tavares fazia dois golos, aos 10 e aos 15, para aos 29 ser a vez de Iuri Capelo também bisar. O jovem jogador macaense completaria o "hat-trick" aos 39 minutos, um minuto depois de João Lopes ter feito o 5-0. Pouco para contar na primeira parte, a não ser os golos, e nada para dizer quanto à segunda, que terá sido uma peladinha apenas. O Benfica continua a liderar com mais cinco pontos que o Monte Carlo e mais seis que o Sporting, que descansou esta jornada e tem menos duas partidas realizadas. Tudo indica que a discussão do título se resume aos "dois grandes de Lisboa" na sua versão macaense, com o favoritismo a recair sobre o Benfica, que tem o melhor ataque com 42 golos marcados, seguido do Monte Carlo com menos 9, e a melhor defesa com 3 golos sofridos, contra 7 do Sporting. Perante os factos...

A jornada terminou com o jogo entre a Polícia e o lanterna-vermelha Kei Lun, que terminou com a vitória da equipa da PSP por seis bolas a zero. Um resultado curioso, pois existia alguma expectativa em saber como se comportaria o Kei Lun, depois de na 11ª jornada ter obtido o seu primeiro ponto, fruto de um empate a zero frente ao Chao Pak Kei. A chuva torrencial caída no passado fim-de-semana adiou a partida com o Sporting, não deixando assim perceber o efeito psicológico do primeiro resultado, digamos, "positivo". Mas pelos vistos a moral continua em baixo, e o Kei Lun serviu para os policiais tirarem a barriga de misérias. Só nesta partida a Polícia marcou quase tantos golos (seis), quantos na época inteira (sete), mas tem ainda o jogo em atraso com os Sub-23, que foi interrompido no Domingo passado a meio da segunda parte devido ao mau tempo. Tudo se parece afigurar para que Sub-23 e Kei Lun - estes últimos com uma elevada dose de probabilidades - sejam os despromovidos da Liga de Elite deste ano.

Classificação:

Benfica-12 9 2 1 42-3 29
Monte Carlo-12 7 3 2 33-14 24
Sporting-10 7 2 1 19-7 23
Ka I-11 5 4 2 29-12 19
Chao Pak Kei-11 4 4 3 21-10 16
Polícia-11 3 3 5 13-15 12
Lai Chi-11 3 1 7 19-31 10
Sub-23-11 2 0 9 5-45 6
Kei Lun-11 0 1 10 8-52 1

Sem comentários: