domingo, 11 de maio de 2014

Os sons dos 80: Cromos em falta (I)


Neste primeiro apanhado de canções dos anos 80 que ficaram de fora do extensivo rol da rubrica que dediquei a essa década, vou-me debruçar sobretudo sobre bandas de "heavy-metal" e seus derivados. Este foi um género que teve grande aceitação nessa década, servindo como um "escape" para a rebeldia da juventude, com a falência do "punk rock" em finais dos anos 70, e em alternativa ao conformismo da "new wave" ou do "synthpop". Mais uma vez relembro que não dá para falar de todos os que contribuiram para o riquíssimo reportório musical dos anos 80, e já falei aqui dos AC/DC, dos Metallica, dos Iron Maiden, Van Halen, Def Leppard, e outros. Com esta lista de 12 bandas que ficaram em falta na caderneta de cromos, espero "tapar alguns buracos", e ficar em paz com Satanás, o senhor das Trevas.


Os Judas Priest são uma banda de "heavy-metal" do mais puro e duro que há, um dos pioneiros do género, fundados em 1969 em Birmingham, no Reino Unido, e que no final dos anos 80 ficaram conhecidos pelas piores razões, quando enfrentaram um julgamento por causa do suicídio de um jovem que terá sido alegadamente influenciado por mensagens subliminares numa das suas canções. Mas recuando ao início da década, há a assinalar o álbum "British Steel", de 1980, que foi nº 4 no top do Reino Unido, e está associado ao início da era do "heavy metal", com o surgimento de bandas como os Iron Maiden ou os Def Leppard. O single "Living After Midnight" é suportado por um vídeo realizado por Julian Temple, conhecido pelo seu trabalho com os Sex Pistols, bem como com outros documentários sobre bandas de rock'n'roll. O grupo continua em actividade, com alguns dos seus elementos já na casa dos 60 anos, como é o caso do vocalista Rob Halford, ou do baixista Ian Hill, o único que se manteve na banda desde o início até hoje. Em Julho deste ano vão lançar o seu 17º álbum de originais, "Redeemer of Souls".


Os Motörhead são uma banda de "heavy-metal" britânica fundada em 1975 por Ian Fraser Kilmister, conhecido por "Lemmy", que é o baixista e vocalista do grupo, além do único elemento que se mantém da formação inicial. Lemmy nasceu em Stoke, na véspera de Natal de 1945, e que grande "prenda" saíu. Ainda jovem era fã dos Beatles, especialmente de John Lennon, de quem apreciava o seu sentido de ironia, e mais tarde juntou-se à Jimm Hendrix Experience, como "roadie" - e fornecedor de LSD para Hendrix. Já com os Motörhead gravou 21 álbums de originais, diz ter dormido com quase duas mil mulheres - "mais de mil", segundo o próprio - foi viciado em LSD, metanfetaminas e heroína, e actualmente bebe uma garrafa de "bourbon" por dia, apesar de ter sido diagnosticado com diabetes. Há alguns anos causou polémica graças à sua vasta colecção de parafernália nazi, mas assegura não simpatizar com Hitler, e diz-se "agnóstico". O álbum de maior sucesso destes "monstros do metal" é "Ace of Spades", de 1980, que chegou a nº 4 do top do Reino Unido, enquanto o single com o mesmo nome foi nº 15 da tabela de singles.


Os Kiss não são exactamente o que se pode chamar de uma banda "obscura", mas como ainda não falei deles, resolvi inclui-los neste "post", não vá aparecer por aí o Gene Simmons a atazanar-me a vida (ah, ah!). A verdade é que este grupo de Nova Iorque, fundado em 1973, teve nos anos 70 a sua maior visibilidade, andando depois por alguns altos e baixos, ressurgindo temporariamente durante o início dos anos 90. Eram conhecidos sobretudo pela maquilhagem que usavam em palco, e pelas indumentárias muito radicais, que se tornaram quase como um "uniforme" do "glam" e do "heavy metal", de que foram pioneiros. A título de curiosidade, refira-se que a primeira vez que apareceram sem as "pinturas de guerra" foi num concerto em Portugal, em 1983, em Cascais. Nesse ano lançaram o seu 11º álbum, "Lick It Up", de onde saíu este single com o mesmo nome.


Os W.A.S.P. são uma banda de Los Angeles formada em 1982, que se inserem num sub-género do metal conhecido por "shock rock". E aqui o "choque" começa logo com o nome da banda, pois apesar de "wasp" significar "vespa" em inglês, muito se especula sobre esse assunto; houve quem dissesse que era uma sigla para "We Are Sexual Perverts", ou "We Are Sexual Prophets", e penso que isto não carece de tradução, outros acusam a banda de ligações com a extrema-direita, e são "White Anglo-Saxon Protestants", e outros mais comedidos "We Are So Perfect" ou "We Are So Powerful". É só preciso puxar pela imaginação, e surgiram ainda outras alternativas como "We All Smoke Pot," "We Are Satan's People," "We Are Satan's Preachers," "We Appreciate Stinky Pussy," "We Ate Savory Pancakes", etc., etc. O vocalista Blackie Lawless afirmou numa entrevista, quando lhe perguntaram o significado da sigla, "We Ain't Sure, Pal" - "não temos a certeza, parceiro". Nomes à parte, os WASP conseguiram com o álbum "Inside de Electric Circus", de 1986 uma entrada no top-200 da Billboard, que continha esta versão de um sucesso de Ray Charles, "I Don't Need No Doctor".


Os Twisted Sister são outra banda de "shock rock", a versão mais "porca-suja" do "heavy-metal", que atravessaram o deserto desde a sua fundação em Long Island, Nova Iorque, corria o ano de 1972. Sobreviveram aos primórdios do "hard-rock", passaram pelo "punk-rock", e entraram nos anos 80 como um acto de "metal" puro e duro. O seu álbum de maior sucesso foi "Stay Hungry", que tinha uma capa que sugeria actos de canibalismo, numa altura em que quase tudo era (ainda) permitido, e foram nº 15 na Billboard e nº 34 no Reino Unido. O single "We're nopt gonna take it" fez história com este vídeo, que apresento aqui na versão integral, e que sugiro que percam seis minutos do vosso tempo para assistir, e depois dizer que já viram tudo.


Os Slayer são outra banda californiana, só que dentro de outro sub-género do "metal" bastante interessante: o "trash-metal". Neste género os Slayer são considerados um dos "quatro grandes", juntamente com os Metallica, os Anthrax e os Megadeth. Ganharam notoriedade em 1986, numa altura em que o género estava em alta, com o álbum "Reign in Blood", bastante aclamado pela crítica, e nº 47 no top de álbums do Reino Unido. O tema de abertura é "Angel of Death", que fala das experiências conduzidas pelo médico Josef Mengele nos campos de concentração nazis, e causou alguma celeuma, com alegações de que a banda era uma simpatizante do Terceiro Reich. Os Slayer são uns "dinossauros" do metal, continuando em actividade ao fim de 33 anos, e em 2006 conseguiram levar o seu álbum "Christ Illusion" ao nº 5 da Billboard, e ao nº 2 do top da Alemanha, onde são bastante populares, assim como nos países escandinavos.


Continuando pelo "trash-metal", falemos agora dos Anthrax, uma banda baptizada com o nome da bactéria do carbúnculo, fundada em 1981 em Nova Iorque. A banda liderada pelo carismático Scott Ian conseguiu um feito extraordinário com o álbum de 1988, "State of Euphoria", que chegou a nº 12 do top do Reino Unido, e a nº 1 na Suécia! Desse álbum o primeiro single foi "Antisocial", um original da banda de metal francesa Trust, gravado em 1980, e que os Anthrax gravaram com letras em inglês. Os Anthrax continuam no activo, e contam com 10 álbums de originais no seu reportório. O último foi "Worship Music", de 2011, que foi nº 12 da Billboard. Não confundir estes Anthrax com outra banda inglesa de anarco-punk com o mesmo nome, que existiu durante 1980 e 1983.


E para não deixar de fora outros nobres representantes desse interessantíssimo género que é o "trash metal", falemos dos Megadeth. O grupo foi formado em 1983 por Dave Mustaine, que na altura tinha sido despedido dos Metallica por problemas com o consumo de drogas duras. O rapaz, muito jeitoso, loirinho e tudo, melhorou da "doença", e os Megadeth foram uma das bandas de "metal" mais influente dos anos 80, e no início da década seguinte venderam que se fartaram com o álbum
"Countdown to Extinction", que à boleia do "grunge" e com a ajuda de um som mais comercial, teve algum impacto nos "charts" norte-americano e europeus. O grupo tem imensa criatividade na hora de baptizar os álbums, e como prova, atentem ao título dos primeiros quatro: "Killing Is My Business... and Business Is Good!", "Peace Sells... but Who's Buying?", "So Far, So Good... So What!", e "Rust in Peace". De "So Far, So Good... So What!" o destaque vai para esta versão pesadota do clássico dos Sex Pistols, "Anarchy in the UK".


Passemos para os Manowar, uma banda britânica de "power metal" conhecida pelas suas composições épicas, que contam fábulas de heróis imaginários em tempos medievais, e como é de metal que estamos a falar, os contos são de batalhas onde se usam espadas, machados, maços, etc.,etc. Isto pode parecer algo elaborado, e até um pouco erudito, mas mão, garanto-vos que se trata basicamente de barulho. Os Manowar são especialmente populares na Alemanha e na Áustria, e foi nos anos 90 que começaram a ganhar mais fãs, mas nos anos 80 tiveram sucesso com o álbum "Fighting the World", em 1987, que vendeu 250 mil cópias só na Alemanha. Neste registo está incluído o tema "Defender", que inclui um discurso de Orson Welles, que tinha morrido dois anos antes. Contudo o tema tinha sido gravado em 1982, altura em que o grupo ainda dava os primeiros passos.


Os Queensrÿche são uma banda de "metal progressivo" originária de Bellevue, Washington, e fundada em 1982. Foi preciso seis anos para convencerem os "headshakers", com o seu terceiro álbum "Operation: Mindcrime", que andou pelos "charts" da América e da Europa, tendo vendido mais de um milhão de cópias só nos Estados Unidos. Daí veio este single "Eyes of a Stranger", que até foi nº 59 do top do Reino Unido. A revista da especialidade Kerrang! considera o álbum o 2º melhor de 1988 dentro do género do "heavy-metal", e o 34º de toda a história.


Os Skid Row são um banda de "glam rock", ou "glam metal", se preferirem, o que equivale a dizer que são uns gajos com cabelos compridos e olhos pintados que fazem um estardalhaço do caraças. Fundados em 1986 em Nova Jersey, têm como vocalista e "frontman" um canadiano que dá pelo nome de Sebastian Bach, pasme-se. No entanto o seu nome de baptismo é Sebastian Philip Bierk, e musicalmente pouco ou nada tem a ver com o compositor clássico alemão. O álbum de estreia da banda, "Skid Row", de 1989, foi bastante bem recebido, chegando a nº 6 da Billboard, e este single "18 and Life", foi nº 4 no top-200 de singles. Chegaram a ser feitas comparações com os Guns'n'Roses, mas os Skid Row nunca conseguiram arrancar para uma carreira de sucesso entre o "mainstream".


Agora para terminar em beleza, qualquer coisa de completamente diferente. Os Napalm Death são uma banda britânica de "death metal", mais precisamente de "grindcore" (?), formada em 1981 - o início dos anos 80 foi fértil no aparecimento de bandas esquisitas com nomes "estranhos". Bem, os Napalm Death não conseguiram um contrato para gravar até 1987, altura em que lançaram o seu álbum de estreia, "Scum", pela editora com que se mantiveram até 1998, a "Earache" (dor de ouvidos). O disco contém a faixa "You Suffer", a última, que entrou para o Guiness! Porquê? Por ser a mais curta de sempre, com a duração de 1.316 segundos. Basicamente é um "riff" de guitarra com o vocalista a grunhir "Uh!". É com essa que vos deixo, para que não fiquem com...dor de ouvidos!

Menções honrosas (ou horrorosas): Cinderella, Saxon,
Halloween, Ratt, Pantera, Overkill - basta clicar nos links e ouvir!

Sem comentários: