terça-feira, 27 de maio de 2014

O Lam é cá dos meus


Num momento em que Lam Heong Sang, deputado e vice-presidente da Assembleia Legislativa, é o centro de todas as críticas, decidi "bater devagarinho" (até porque o senhor tem uma certa idade), e escolhi esta fotografia onde ele não está a morder, atacar ou ameaçar um jornalista. O sr. Lam Heong Sang protagonizou no última Sábado uma cena caricata, ao confrontar um repórter do canal chinês da TDM por este lhe ter feito uma pergunta "incómoda". Phoenix Un, que apesar do nome é um homem, perguntou ao vice-presidente da AL se a votação da lei do regime de garantia dos titulares dos principais cargos públicos seria "uma situação em que se sacrifica a opinião pública em nome do procedimento", e se os deputados iriam votar a favor da lei "apesar da maioria da opinião pública estar contra". Lam não gostou da pergunta, apontou com o dedo para o jornalista (ou acenou-lhe com a mão, tanto faz, mandar-lhe beijocas é que ele não fez) e disse-lhe "Estás-me a tramar! Já me tramaste!". Quando o jornalista, provavelmente surpreso com a reacção do dirigente lhe perguntou "porque o estava a tramar", este retorquiu que Un "tinha baixo nível", enquanto de saída do local, afastando os restantes profissionais da imprensa.

Ora bem, analisando esta reação tão pitoresca de Lam Heong Sang, podemos fazer duas interpretações: uma "zen", adequada para o princípio da harmonia que os nossos dirigentes tanto apregoam como sendo a forma mais adequada de fazer política; e uma interpretação mais maldosa, do tipo "Shanghai Triad". É assim:

- Na versão "zen", muito típica da região onde nos inserimos, Lam queria dizer com este "Já me tramaste" e "Tens baixo nível" que o jornalista em questão precisa de fazer uma auto-crítica, uma reflexão profunda na busca da paz interior, com uma dieta vegetariana durante trinta dias acompanhada de muito chá. Se possível, Phoenix Un deverá fazer uso do seu tempo de férias para fazer uma peregrinação a Bodh Gaya, na India, e no templo no Mahabodhi, meditar debaixo da figueira onde o grande Buda atingiu a suprema iluminação, e encontrou finalmente o seu equilíbrio espiritual.

- Na segunda versão, Lam atira com este verbotim como quem diz: "Já me tramaste, e sei onde tu moras, bem como toda a tua família". Ao dizer "Tens baixo nível", cuspiria no chão e mediria o jornalista de alto a baixo, como quem insinua: "Metes-me nojo, és pior que o vómito do mais sarnento dos cães, e a humanidade agradeceria se eu te limpasse da face da Terra". Não fosse pela quantidade de testemunhas, e fazia-lhe um corte do queixo até à testa com a sua "naifa" de bolso, como forma de aviso. Fosse como fosse, Phoenix Un acordaria com uma cabeça de garanhão preto na cama no dia seguinte.

A Associação de Imprensa em Português e Inglês de Macau, uma das setecentas e trinta e seis associações de jornalistas existentes em Macau, segundo um certo senhor cá do burgo, está indignada com a atitude do vice-presidente da AL, que "não dignifica a instituição que representa". Ora, ora, tanta indignação só pode fazer mal ao fígado, portanto deixem-se de merdas, pázinhos. Aqui o Lam é dos meus, só que como não está habituado ao contacto com os restantes exemplares da raça humana, tem uma certa dificuldade em passar a mensagem. Eu no lugar dele era mais directo: "Olá, srs. jornalistas, pessoal da imprensa, sou o Leocardo, e estou aqui para responder às vossas perguntas - contando que sejam do meu agrado. Caso contrário, convido-vos a se servirem do "buffet" nas traseiras do recinto, cuja especialidade é salada dos cinco dedos, e com sobremesas tão tentadoras que com toda a certeza irão para casa sem vários dentes. Primeira pergunta?".

Sem comentários: