domingo, 11 de maio de 2014

Liga de Elite - 12ª jornada (incompleta)


Decorreu este fim-de-semana mais uma jornada da Liga de Elite de Macau, que ficou incompleta devido à copiosa chuva que caíu durante os últimos dias no território. Estão de parabéns os génios da AF Macau, primeiro por prolongarem o campeonato até Junho, em plena época das chuvas, e depois por marcarem as partidas para o relvado da Universidade de Ciência e Tecnologia, ou MUST, que já de si é um batatal, mesmo quando está seco - longe do que se pode considerar "praticável".

Mas aspectos característicos da organização deste tipo de coisas em Macau, por pessoas de Macau à parte, no Sábado ainda deu para jogar a partida grande desta ronda, o Benfica-Monte Carlo, que terminou empatado a uma bola. Os encarnados ficariam com o caminho aberto para a conquista do título caso vencessem, enquanto os "canarinhos" podiam despedir-se da renovação do ceptro, uma vez que a distância de seis pontos seria praticamente irrecuperável. O calendário do Benfica até à última jornada, quando defrontarem o Sporting, é bastante favorável, e seria preciso uma surpresa para que o Monte Carlo pudesse chegar ao topo. A equipa de Bruno Álvares, que assim viu a sua série 100% vitoriosa interrompida, adiantou-se no marcador aos 16 minutos por Filipe Duarte, mas a equipa ainda campeã em título empataria antes do descanso, aos 43, por Anderson Fernandes. No final dividiram-se os pontos, num resultado que serve melhor os interesses do Benfica, e igualmente do Sporting, que alcancaria o 1º lugar ex-aequo com as águias, caso tivessem jogado hoje contra o lanterna-vermelha Kei Lun.

Antes havia-se realizado o Ka I-Lai Chi, com a vitória dos primeiros por 4-3, um resultado apertado, que demonstra bem a situação actual da equipa do Ka I, que há três anos se havia sagrado tri-campeã, mas que neste momento não tem condições para discutir os lugares da frente. O nigeriano Christopher Nwaorou marcou logo aos dois minutos, mas quem previa uma tarde tranquila para o Ka I frente ao 7º classificado, que luta apenas pela manutenção, enganou-se pois o empate chegaria aos 27 por Ao Ip Nam, que levaria assim as equipas na mesma condição para o intervalo. Na etapa complementar deu-se a reviravolta, com Pang Chi Hang a fazer o 2-1 para o Lai Chi, estavam decorridos 56 minutos. O Ka I, que parece jogar sobre brasas, e do banco saltaram as soluções para dar a volta ao texto; assim o coreano Kim Youngbin e o jogador local Lee Keng Pan, ambos saídos do banco após o segundo golo do Lai Chi, marcaram aos 69 e aos 73 minutos, respectivamente - isto é que o se chama visão de treinador. Contudo Tam Kai Hong voltaria a empatar aos 79, e só a cinco minutos do fim o sul-africano Samuel Thabo desatou o nó, fazeendo prevalecer a lei do mais forte. Três pontos arrancados a ferros para o Ka I.

Hoje ainda se conseguiu jogar a primeira parte da partida entre a Polícia e os Sub-23, um jogo importante, pois em causa está a manutenção na Liga de Elite, pois ambas as equipas estão separadas por três pontos, com os jovens da formação apoiados pela AFM abaixo da linha de água. As coisas até corriam bem para a formação da PSP, que marcou dois golos "de rajada", aos 37 e 38 minutos, por Choi Tak Seng e Chong Loi. Entretanto chegou o descanso, e a rajada foi outra: de chuva, o que impediu que se realizasse a segunda parte, e levasse os Sub-23 a agradecer a S. Pedro o tempo que lhes foi dado para repensar a estratégia para o encontro. O Sporting ia entrar a seguir para defrontar o Kei Lun, numa partida em que tinham 99% do favoritismo, e a liderança partilhada com o Benfica dependeria apenas dessa formalidade. Só que assim João Maria Pegado terá que adiar para outro dia esta ambição. Quando? Sabe-se lá...quando não estiver a chover, pronto.

Classificação:

Benfica-11 8 2 1 36-3 26
Sporting-10 7 2 1 19-7 23
Monte Carlo-11 7 2 2 31-12 23
Ka I-10 5 3 2 27-10 18
Chao Pak Kei-10 4 3 3 20-9 15
Polícia-10 2 3 5 7-15 9
Lai Chi-10 3 0 7 18-30 9
Sub-23-10 2 0 8 5-39 6
Kei Lun-10 0 1 9 8-46 1

Sem comentários: