sábado, 31 de maio de 2014

Com que então, censura...


Eu diria que a notícia "caíu como uma bomba", caso tivesse importância, mas não tem. Podia ter, mas...nah. Bem, não deixa de ser interessante. Uma curiosidade, vá lá, um "fait-divers". Antes de mais, confesso que esta notícia que abriu hoje o Telejornal me deixou um pouco baralhado, uma vez que foi dito que o jornal Expresso denunciou o caso, só que fui ao Expresso a não vi nada, mas já no Público, aí sim, dá até destaque na primeira página: "Duas obras de artistas portugueses censuradas na China durante visita oficial de Cavaco Silva". Quer dizer, "primeira página" da secção de Cultura do Público, enfim. Além do Público encontrei a notícia no sítio do esquerda.net, e pode ser que esteja em mais algum média, sei lá, toda a gente diz que está no Expresso então deve ser verdade, pouco importa, até porque estou quase a cair de sono por causa de um "hipnótico" que tomei ainda agora, e já vos digo qual foi a "substância activa". Portanto, as obras de arte em questão foram "censuradas", e isto assim, sem anestesia nem nada. O que aconteceu, Romeu? O que se passou, Pierrô? Isto conta-se em poucas palavras; a exposição "Where is China?", que juntou os trabalhos de 28 artistas chineses e portugueses (deve ser por isso que se chama "Where is China?") foi inaugurada em Pequim a 16 de Maio, e depois seguiu para Lisboa onde está no Museu do Oriente desde a última quinta-feira e até à próxima quarta. Aproveitando a visita à China, o Presidente da República portuguesa assistiu à inauguração da exposição, mas uma hora antes da chegadas de Cavaco Silva, algo de extraordinário aconteceu: a organização mandou retirar da exposição duas obras, e recolheu todos os catálogos. Censura! Esperem lá...censura? Que palavra tão feia. Vamos lá ver afinal qual foi o problema com estas "obras" para merecerem levar com a moca chinesa da "censura".



Esta é a instalação (?) da autoria de Miguel Palma intitulada "Yami Chop Suey". Agora vou falar a sério - meus amigos, eu não entendo nada de arte, ponto. Se eu achar que o que está na imagem em cima não é arte, serei eu uma besta? Sim, desconfio que sim. Para mim o que está ali é comida espalhada em cima de um mapa. Ou um mapa cagado de comida, se preferirem. Se aquilo for o que a maioria das pessoas não-invisuais entende por arte, assumo já que sou um perfeito idiota. A sério, quando Dostoyevsky escreveu "O Idiota", era a mim que ele se referia, e na verdade o livro era para se chamar "O Leocardo", mas como todo a gente me conhecia por "idiota", era "idiota" para aqui e "idiota" para ali, "olha lá vai aquele idiota que em vez de arte vê comida espalhada em cima de um mapa", ficou o "O Idiota". Tudo bem, não tenho a sensibilidade artística para apreciar arte deste calibre. Se aquela obra não tivesse nome, e me pedissem para lhe dar um, eu chamava-lhe "comida em cima de um mapa". Fosse eu um génio e chamava-lhe "Yami Chop Suey". Agora a razão porque a obra foi retirada da exibição: "pode causar sentimento de desconforto e experiências sensoriais negativas no público chinês". Isto é um eufemismo, porque por "experiências sensoriais negativas" eles queriam dizer que a reacção da maioria dos visitantes seria exclamar "olha para esta javardice" ou "quem é quem deixou cair o almoço em cima daquele mapa?", e o "sentimento de desconforto" poderia levar alguém a pegar num guardanapo e limpar aquilo, e lá se ia a "arte" pró galheiro. Enfim, são todos uns idiotas.

O autor defende-se, dizendo que o mapa sujo de comida, perdão, a obra é “uma paródia, até mais em relação ao Ocidente do que ao Oriente”. Eu discordo deste ponto de vista. Para mim uma "paródia" é, sei lá assim de repente, bem, o filme "Airplane!", que é uma paródia aos filmes sobre catástrofes aéreas dos anos 70? Isto é apenas, e insisto, comida em cima de um mapa. É que nem com a maior das caras-de-pau eu seria capaz de despejar duas latas de atum em cima de uma lista telefónica, apresentar isso como arte e dizer que era "uma paródia à sociedade de consumo e à crescente dependência das redes sociais". Julgo mesmo que quando as autoridades chinesas exigiram que as obras fossem retiradas ou "caso contrário a exposição não continuava" - segundo a notícia veiculada na imprensa portuguesa - houve um mal-entendido; o que eles disseram mesmo foi "ou alguém limpa isto ou vão todos daqui para fora". Quer dizer, anda a China a investir em campanhas de sensibilização para que os turistas chineses que visitam países ocidentais se comportem civilizadamente, e depois vem um "kwai lou" qualquer dizer que deitar comida em cima de um mapa é "arte"? Haja dó. Mas pronto, o autor ironiza, dizendo que "Em Portugal, os artistas passam a vida a ser ignorados. É como estar num lugar indiferente. É bom saber que pelo menos uma pessoa na China não sentiu indiferença". Bom, aprecio o seu espírito de quem foi "fu" e mal pago, mas o que eu penso é o seguinte: não sei qual é a política da China em relação aos artistas, mas no seu caso acho que eles queriam dizer que não se brinca com a comida, ou que existem utensílios alternativos aos mapas onde se pode comer, e chamam-se "pratos". Mas tudo bem, esqueça lá isso, sou eu que sou um idiota e não entendo nada de arte.


A segunda obra a ser "censurada" foi a curta-metragem "Alvorada Vermelha", da autoria de João Pedro Rodrigues e João da Mata. Confesso que quando ouvi "alvorada vermelha" pensei que fosse algum filme patriótico, exacerbando as virtudes do Partido Comunista Chinês, ou em alternativa um daqueles filmes ao estilo de algumas esturchas americanas dos anos 80, quando havia a paranóia de que os soviéticos iam invadi-los, e chegavam a Long Beach de submarino, e assustavam umas tipas que estavam ali a jogar voleibol de praia às duas da manhã enquanto davam risotas parvas e abanavam as mamocas, sim, desse tipo, com títulos do tipo "Inferno Vermelho" ou "Invasão USA". Só que, helas, este "Alvorada Vermelha" é sobre o Mercado Vermelho, na Avenida Almirante Lacerda em Macau, e é filmado durante a sua abertura, de manhãzinha, portanto pela "alvorada". Assim, "Alvorada Vermelha". Ah... E que tal se lhe tivessem chamado "Alvorada no Mercado Vermelho", que assim seria menos passível de se fazer confusão com um filme? É que um "filme" - e eu não sou realizador mas já vi muitos filmes e sei o que é um filme quando vejo um - tem um enredo, personagens, diálogos (se não for um filme mudo, mas este não é o caso), uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. O que está ali são 28 minutos de imagens do Mercado Vermelho. Sabem o que é mais interessante do que ver 28 minutos de imagens do Mercado Vermelho? Ir ao Mercado Vermelho. "Ah, mas ó Leocardo, isso é para ti que estás aí em Macau e tal, e para quem não está?". Olhem, quem não está em Macau, e gostava de vir cá um dia e conhecer o Mercado Vermelho, penso que agora perdeu a vontade.

Acho que a censura aqui teve a ver com a discussão entre os responsáveis chineses e os realizadores sobre o conceito de "filme" - estes últimos diziam que isto era um filme, e os primeiros diziam que não, e eu concordo com eles: isto não é um filme. Reparem como nos primeiro minuto e meio não se vê mais nada a não ser um sapato preto. Passamos depois a um plano do portão do Mercado. Passa um autocarro que tapa esse plano, e durante alguns segundos fica o ecrã preto. Abre o mercado, filmam-se os comerciantes a fazer a sua vida normal, a amanhar o peixe, a talhar o porco, a pendurar as carnes, as galinhas, zzzz....lembram-se daquele "hipnótico" que eu disse ter tomado no primeiro parágrafo? Era isto, mas agora que já bebi dois litros de café tão forte que acordaria um morto, estou muito melhor. Ah ia-me esquecendo, a dado momento do filme aparece uma sereia dentro dos tanques do peixe. Só isso. É um (d)efeito especial. É um bocado parecida com aquela sereia que se vê no anúncio do espectáculo "Dancing Water", ou isso, sei lá, nunca foi ver o "Dancing Water". Pode ser que tenha algum significado. Pode ser que esteja relacionado com o inexplicável sapato preto que aparece no início da tentativa de filme. Pode ser que seja apenas tudo uma grande treta. Um dos realizadores, e fico pasmado como foram precisos dois para fazer aquilo, diz "estar surpreendido que não tenha havido uma reacção oficial da parte portuguesa à censura de um vídeo que mostra os animais a serem transformados em alimento". Ah então era isso, "animais transformados em alimento". Mal posso esperar pela segunda parte, "Alumínio Algarvio", filmado na fábrica de conservas de pasta de sardinha em Olhão. Também achei estranho que as autoridades portuguesas não tenham demonstrado a sua indignação, pois afinal "Alvorada Vermelha" passou no festival de filmes "indie" de Lisboa, "p'lamordedeus". O realizador refere ainda que estas imagens de peixes estripados e galinhas degoladas "Na China, são uma banalidade. Seria como em Portugal mostrar uma embalagem de peru num supermercado". Olhe, sabe o que mais? Não é bem a "mesma coisa", mas aqui está a comparação que faltava: ver "Alvorada Vermelha" é tão emocionante como ficar a olhar meia hora para uma embalagem de peru num supermercado. Boa!

E agora penso que chegou a altura de falar a sério: não conheço nem o autor do "chow min" esparramado no mapa, nem os realizadores do "Alvorada Vermelha", e portanto falo daquilo que vejo, e digo o que penso. Não estou a pedir a ninguém que boicote a exposição, que fale mal ou que diga que não presta, ou atire tomates aos artistas quando os vir na rua. Nada disso. Mas o que vejo e o que sinto é alguém querer fazer passar banalidades por "arte", e a isto chama-se cabotinagem. Mais uma vez lamento não poder apoiar as "artes", ai que mauzinho que eu sou, e ainda por cima os artistas eram portugueses, ai que mau patriota, e se a minha experiência neste particular me ensinou alguma coisa, é que se calhar alguém vai dizer qualquer coisa como: "ah e tal, falas muito mas queria ver-te fazer melhor, falar é fácil, criticar é blá blá blá", até já parece uma cassete. E realmente são capazes de ter razão, é que ainda não atingi o nirvana artístico, e sou incapaz de despejar uma caixa de massas em cima de um mapa, ou ficar uns minutos a apontar para os vendilhões num mercado qualquer, e no fim editar digitalmente a imagem de uma sereia por cima da água de um tanque de peixes. No entanto, mesmo que fosse capaz de realizar essas mui artísticas empreitadas, não o faria, porque para mim os artistas fazem arte, e o público aprecia a arte dos artistas. E eu optei por ficar do lado do público, e portanto a minha parte é a de "apreciar" a obra dos artistas - o que neste caso foi o mesmo que ir jantar fora, pedir uma pizza, e ao fim de uma hora de espera dizerem-me que "não têm pizza". Fico assim como que...f***do? Pode ser que um dia quando fizerem arte, entendam o que o quero dizer com isto. Ah é verdade, e qual foi a reacção de Cavaco Silva a esta notícia? Não sei, mas talvez qualquer coisa deste género:


Sem comentários: