domingo, 25 de maio de 2014

Liga de Elite - 14ª jornada


Disputou-se este fim-de-semana a 14ª jornada da Liga de Elite de Macau, marcada por uma relativa normalidade, com os quatro primeiros classificados e vencerem, e a alargar o fosso sobre as restantes equipas, teoricamente menos apetrechadas. A ronda iniciou-se no Sábado com o encontro que à partida seria o mais equilibrado, entre o Ka I, quarto classificado, e o Chao Pak Kei, quinto, a uma distância de apenas três pontos. O Ka I deu um pontapé na crise e não permitiu quaisquer veleidades ao seu perseguidor, chegando ao intervalo a vencer por quatro golos de diferença. O coreano Kim Youngbun, que desta vez alinhou no onze inicial, marcou dois golos de rajada, aos oito e nove minutos, e Adilson Silva resolvia a questão quanto ao vencedor, marcando o terceiro aos 23, para em cima do intervalo Ho Man Hou fazer o 4-0. No segundo tempo o Ka I baixou o ritmo, e o Chao Pak Kei marcaria aos 52 por Pedro Lopes, entrado ao intervalo, mas seria apenas ponto de honra, pois a diferença entre as duas formações tinha ficado bem patente no primeiro tempo.

Já com a noite a cair sobre o Estádio de Macau, na Taipa, seria a vez do Monte Carlo medir forças com os Sub-23, a equipa de formação apoiada pela AF Macau. Os "canarinhos" era claramente favoritos, e a única dúvida seria por quantos golos venceriam a jovem equipa que parece cada vez mais condenada à despromoção. E parecia que ia ser mais uma tarde para esquecer para os Sub-23, quando Júlio César Tavares e Falcão, aos 3 e 12 minutos, respectivamente, colocavam o Monte Carlo em vantagem por dois golos. Mas o apelo à didáctica parece estar a ser o princípio vigente quando se trata desta jovem equipa formada no território, e o Monte Carlo levantou o pé, abstendo-se de ampliar o "placard" até ao intervalo. No segundo tempo Lam Ka Seng reduzia aos 70 minutos para os Sub-23, mas para que não ficasse a sensação de que a vitória esteve alguma vez em risco, a equipa de Firmino Mendonça repunha a diferença aos 82 minutos, por Francisco Rodrigo.

Este Domingo foi a vez das equipas de matriz portuguesa entrarem em campo, e o Sporting foi o primeiro, vencendo o Lai Chi por quatro bolas a uma. Luís Ferreira aos 14 e Bruno Brito aos 34 materializaram a superioridade dos leões, mas Au Ip Nam reduzia aos 38 para o atrevido Lai Chi, que em posição mais ou menos tranquila na tabela classificativa, não tem nada a perder nestes desafios onde é claramente considerada "carne para canhão". João Maria Pegado fez entrar Gaspard Laplaine no segundo tempo, e o francês faria o terceiro para o Sporting menos de dez minutos depois de pisar o relvado do Estádio da Taipa. Já em cima dos 90, Bruno Brito bisava, dando mais expressão à superioridades dos verde-e-brancos, que têm nos próximos dias a oportunidade de igualdar o Benfica no 1º lugar da Liga, pois os encarnados descansam na próxima ronda enquanto o Sporting joga com o Chao Pak Kei, acertando depois calendário ao jogar a meio da primeira semana de Junho com o lanterna-vermelha, o Kei Lun.

E foi exactamente contra o Kei Lun que o Benfica encerraria esta jornada da Liga de Elite, e o resultado de 8-0 a favor das águias só pode ser considerado "normal", tal é a diferença entre as duas formações. Nicolas Torrão esteve em destaque ao apontar três golos, enquanto o brasileiro William Gomes e o macaense Vinício Morais Alves apontaram dois cada. Outro macaense, Iuri Capelo, seria o autor do outro golo, numa partida em que os encarnados já venciam ao intervalo por seis golos. A equipa de Bruno Álvares marcou por 50 vezes em 13 encontros, elevando a média de golos por jogo para mais de 3. Impressionante, sem dúvida.

Classificação:

Benfica-13 10 2 1 50-3 32
Monte Carlo-13 8 3 2 36-15 27
Sporting-11 8 2 1 23-8 26
Ka I-12 6 4 2 33-13 22
Chao Pak Kei-12 4 4 4 22-14 16
Polícia-11 3 3 5 13-15 12
Lai Chi-12 3 1 8 20-35 10
Sub-23-12 2 0 10 6-48 6
Kei Lun-12 0 1 11 8-60 1

Sem comentários: