terça-feira, 6 de maio de 2014

O sons dos 80: 1985


E hoje tratamos de 1985, o ano que ficou marcado pelo Live Aid, o maior festival de música desde Woodstock, que decorreu entre 13 e 14 de Julho com palcos dos dois lados do Atlântico, em Wembley, Londres, e Filadélfia, nos Estados Unidos, bem como em algumas outras cidades do mundo, nomeadamente na Europa e na Austrália. Antes disso, a 11 de Janeiro, havia-se realizado o primeiro Rock in Rio, na cidade brasileira do Rio de Janeiro, e que contou com as presenças de Iron Maiden, Nina Hagen, The B52's, Go Go's, Queen, Rod Stewart, James Taylor a AC/DC, entre os estrangeiros, e artistas nacionais como Gilberto Gil, Elba Ramalho, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso ou Ney Matogrosso, que teve a honra de fazer a abertura. A 28 de Janeiro um grupo de artistas norte-americanos junta-se sob a designação de USA for Africa, e sob a direcção de Quincy Jones e grava o single "We Are the World", da autoria de Lionel Richie e Michael Jackson. Era a resposta americana a "Do They Know It's Christmas, gravado dois meses antes no Reino Unido, com o objectivo de reunir fundos para ajudar as vítimas da fome na Etiópia. A 27 de Março, a South African Broadcasting Corporation, responsável pelos média sul-africanos, ainda debaixo do regime do "aparheid", resolve banir das rádios e televisão a música do cantor Stevie Wonder, que na noite anterior dedicou o Oscar que obteve com o tema "I Just Called to Say I Love You" para melhor canção original ao líder do ANC, Nelson Mandela, na altura ainda detido. No dia 1 de Abril David Lee Roth anuncia a sua saída dos Van Halen, e garantiu que não era mentira, assim como não foi mentira que no dia 7 os Wham! de George Michael tornavam-se o primeiro grupo de "rock" estrangeiro a actuar na China, dando um concerto no Estádio dos Operários, em Pequim. Entre Abril e Junho Madonna faz a sua "Virgin Tour", promovendo o álbum "Like a Virgin", um grande sucesso no ano transacto, e a 16 de Agosto, dia do seu 27º aniversário, casa com o actor Sean Penn. O casal divorciar-se-ia três anos depois. A 23 de Dezembro dois fãs do grupo de "heavy-metal" Judas Priest cometem suicídio, dando início a um processo judicial onde os pais das vítimas alegariam que o grupo escondia nas suas canções mensagens subliminares apelando ao suicídio. Foi um ano agitado nesse particular, com Frank Zappa a ir depôr ao congresso norte-americano num processo relacionado com a liberdade de expressão, levantado por um grupo de pais preocupados com as letras de algumas canções. E o que se andou a ouvir além disso?


Os REO Speedwagon são um grupo da pequena localidade de Champaign, no estado norte-americano do Illinois, onde têm uma avenida com o seu nome. O grupo foi formado em 1967 por Neal Doughty, que decidiu homenagear Ransom Eli Oldsm (iniciais R.E.O.), um pioneiro da indústria automóvel norte-americana - vá-se lá saber porquê. O grupo teve algum sucesso em finais dos anos 70 e inícios da década de 80, mas o seu tema mais conhecido é com toda a certeza este "Can't Fight This Feeling", do álbum de 1984 "Wheels Are Turning". O tema, escrito e composto pelo vocalista Kevin Cronin, fala de um homem que se apaixona por uma mulher de quem é amigo há muito tempo, foi editado em single em Dezembro de 1984, e passou três semanas no 1º lugar do top da Billboard, e foi nº 16 na "chart" do Reino Unido. A banda interpretou o tema nesse verão durante o Live Aid, e continua a gravar, mesmo que com pouca frequência.


Os Tears for Fears são um duo originário de Bath, no Reino Unido, composto por Roland Orzabal e Curt Smith, considerados parte da "segunda invasão" britânica aos Estados Unidos, em meados dos anos 80, vinte anos depois dos Beatles e dos Rolling Stones. Isto talvez se deva ao facto deste single "Shout", do álbum "Songs from the Big Chair", ter sido o mais vendido nos Estados Unidos nesse ano, ultrapassando a marca do milhão de unidades após ter sido colocado à venda a 4 de Junho - sim, nem "We Are the World" bateu os Tears for Fears. No Reino Unido tinha chegado às lojas em Novembro de 84 e não passou do nº 4 do top-40, mas no ano seguinte o single "Everybody Wants to Rule the World", do mesmo álbum, venceria os Brit Awards na categoria de "single do ano". Os Tears for Fears teriam outra ve relativo sucesso alguns anos mais tarde com o álbum "Seeds of Love", mas viriam a cair no esquecimento, apesar de se manterem em actividade 33 anos depois da sua fundação, e ainda com a sua formação original.


Os Mr. Mister - lê-se "mister mister", como que a gaguejar - são um grupo norte-americano de Phoenix, no Arizona, que teve a sua praia neste ano de 1985 com o single "Broken Wings", do seu álbum "Welcome do the Real World". Lançado em Setembro desse ano, chegaria ao nº 1 da Billboard em Dezembro, e a nº 4 no top-40 do Reino Unido. Embalados pelo sucesso deste tema - que temos que admitir, é de uma sonoridade assaz agradável - obtêm mais um nº 1 nos EUA com o single seguinte, "Kyrie", que é nº 11 no Reino Unido. Depois pouco mais se soube deste grupo, que mesmo assim conseguiu os seus quinze minutos de fama.


Feargal Sharkey é mais conhecido por ter sido vocalista do agrupamento irlandês "punk" Undertones, que ficaram célebres pelo single "Teenage Kicks". Depois da separação em 1983, Sharkey, um nativo de Derry, na Irlanda do Norte, trabalhou com Vince Clarke, ex-Depeche Mode e actualmente membro dos Erasure no projecto The Assembly, que gravaria um single, "Never Never", que seria nº 4 no top-40 do Reino Unido. Já a solo, gravava com Cathal Smyth, dos Madness, o seu primeiro single, "Listen to Your Father", nº 23 no Reino Unido, mas seria no ano seguinte com o álbum "A Good Heart" que ganharia alguma notoriedade. O single com o mesmo nome, que aqui recordamos, foi nº 1 no Reino Unido, Irlanda e Austrália, e chegou ao top-100 na Billboard, onde estacionou no nº 74 - nada mau, atendendo a que era um desconhecido no mercado norte-americano. Outro single do mesmo álbum, "You Little Thief", obteve também algum sucesso, mas Sharkey pendurou o microfone no início dos anos 90 e tornou-se executivo. Foi CEO da A&R Polydor no início dos anos 2000, e entre 2008 e 2011 presidiu à "UK Music", uma organização que defende os interesses da indústria discográfica no Reino Unido.


John Parr é um músico inglês de Worksop, Nottinghamshire, que obteve mais reconhecimento do outro lado do Atlântico do que propriamente no seu país natal. Em 1984 saltou para os escaparates com o single "Naughty Naughty Me", que foi nº 23 na Billboard mas atingiu o nº 1 da lista dos "Mainstream Rock Tracks". No ano seguinte ficou encarregado do tema principal do filme "St. Elmo's Fire", que contou com a participação de Emilio Estevez, Rob Lowe, Andrew McCarthy, Demi Moore, Judd Nelson e Ally Sheedy, o grupo de então jovens actores que ficou conhecido por "Brat Pack", e o single chegou a nº 1 da Billboard e a nº 6 do top-40 do Reino Unido. A seguir Parr foi colaborar com Meat Loaf no álbum deste, "Blind Before I Stop", e juntos gravariam o single "Rock'n'Roll Mercenaries", que foi nº 31 no top-40 do Reino Unido, mas Parr abandonaria o "tour" com o anafado cantor, cansado do "esquecimento" dos que anunciavam a dupla, e referiam apenas o nome de Meat Loaf. Parr continua a trabalhar como músico até hoje, aos 59 anos, mesmo que discretamente, e acumula esse trabalho com a carreira de actor.


Os Godley & Creme eram um duo musical britânico composto por Kevin Godley e Lol Creme, activos entre 1977 e 1988. Saídos do grupo britânico 10 cc, eneveredaram por uma carreira mais ou menos discreta no género da música electrónica e "new wave", mas conseguiram ficar nas bocas do mundo graças ao seu single de 1985 "Cry", incluído no álbum "The History Mix, Volume 1". A canção não foi deslumbrante, como provam o nº 16 da Billboard e o nº 19 do top-40 do Reino Unido, mas o vídeo foi revolucionário, utilizando pela primeira vez a técnica de dissolução digital, que permitia que os rostos das pessoas que apareciam no clipe se transformassem lentamente no rosto de outra pessoa. A técnica, utilizada a preto e branco neste vídeo, viria a ser usada por Michael Jackson anos mais tarde no seu vídeo "Black and White", do álbum "Dangerous".


Paul Hardcastle é um DJ britânico que no início dos anos 80 teve a sua quota parte de trabalhos dedicados à música electrónica, passando por variantes tão diversas como a "house" ou a "ambient". O seu maior sucesso internacional foi o single "19", que combina os elementos minimalistas da música electrónica com a narração de factos da guerra do Vietname por parte do jornalista norte-americano Peter Thomas, nomeadamente o efeito de choque pós-traumático sentido pelos soldados norte-americanos após o conflito, soldados esses que tinham uma média de idades a rondar os 19 anos - daí o título da música. Depois foi só juntar uns coros, e um videoclip com imagens do conflito, e aí estava um dos singles mais vendidos do ano, com nº 1 no top-40 do Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica, Áustria, Suíça, Noruega e Suécia, e apesar de na Billboard ter-se ficado pelo nº 15, foi nº 1 da lista de "Hot Dance Club Play". Os americanos dançavam ao som da sua própria desgraça.


Gloria María Milagrosa Fajardo García, que tem nome de santinha, é mais conhecida por Gloria Estefan, estrela da música latina, vencedora de sete Grammy com mais de 100 milhões de discos vendidos em todo o mundo, um terço destes nos Estados Unidos. Nascida em 1957 em Havana, Cuba, o seu pai era gaurda-costas do ditador Fulgencio Baptista, e logo após a revolução socialista levada a cabo por Fidel Castro, imigrou com a família para os Estados Unidos, nomeadamante para a Florida, onde desde pequena foi encorajada a seguir a carreira artística - e a tornar-se uma espécie de "símbolo" para os exilados do regime castrista. Em 1977, ainda com 19 anos, torna-se na voz dos Miami Sound Machine, grupo que depois de sete álbums gravados em castelhano, muda para o inglês em 1983 com "Eyes of Innocence", e dois anos depois obtém um grande sucesso com "Primitive Love", de onde saem três singles que entram no top-10 da Billboard. Um deles é este "Bad Boy", nº 8 da Billboard, nº 16 no Reino Unido e top-10 em vários países da Europa, com destaque para os Países Baixos, onde foi nº 5. Em 1991 Gloria parte para uma carreira a solo, e até 2013 gravou 11 álbums.


Os britânicos Katrina and the Waves, liderados pela vocalista Katrina Leskavich gravaram o seu primeiro álbum em 1983, um homónimo que continha o tema "Walking on Sunshine", da autoria de Kimberley Crew, mas que à época não lhes pareceu merecedor de grande divulgação. Seria apenas depois de aperceberem que o tema passava muito em algumas rádios independentes e aparecido em algumas séries de televisão que o grupo percebeu que se calhar era melhor lançá-lo em single, para, sei lá, facilitá-lo a quem o quisesse adquirir e já agora fazer algum dinheiro pelo meio. E o single saia mesmo a 26 de Abril de 1985, chegando ao nº 9 da Billboard e a nº 8 do top-40 do Reino Unido, fazendo ainda melhor nos países vizinhos: foi nº 3 no Canadá e nº 2 na Irlanda, e até Dolly Parton gravou uma versão do tema em 1996. Katrina e o seus Waves entrariam em decadência nos finais dos anos 90, mas ressurgiriam em 1997 no Festival da Eurovisão em Dublin, onde obtinham a primeira vitória para o Reino Unido em 16 anos com o tema "Love Shine a Light".


E para terminar este tema que tem uma das introduções mais célebres da história do "rock": "Take On Me", dos noruegueses A-ha, que foi "só" o terceiro single mais vendido do ano de 1985 em todo o mundo, com mais de sete milhões de unidades a sairem das lojas para a casa do consumidor. O single foi nº 1 na Billboard e em muitos outros países, e nº 2 no Reino Unido, tornando o grupo uma super-banda. Fundados em 1982 em Oslo, o trio acertou à primeira, com o álbum "Huting High and Low", de 1985, a ser um dos álbums de estreia mais vendidos de sempre. Outros temas conhecidos do grupo são "Hunting High and Low", "The Sun Always Shines on TV", "Stay on These Roads", ou "The Living Daylights", que foi tema do filme de James Bond com o mesmo nome. Os A-ha separaram-se em 1994.

Sem comentários: