segunda-feira, 5 de maio de 2014

Época de saldos


Começa a chegar ao fim a Liga ZON Sagres, que teve este fim-de-semana a sua 29ª e penúltima jornada, que arrancou no Sábado com a partida entre o Nacional e o Sporting. Na Choupana estiveram em campo duas formações já com a classificação definida - os madeirenses conseguiram um honroso 5º lugar, que lhes dá pelo menos acesso a uma das fases de qualificação para a Liga Europa, e o Sporting já garantiu o 2º lugar, que dá entrada directa na fase de grupos da Champions. Mas diz quem foi ver este encontro entre "europeus" que não deu o seu tempo por perdido, pois foi um jogo bem disputado, apesar da divisão dos pontos decorrente de um empate a uma bola. Os leões adquiriram vantagem na primeira parte graças a um autogolo do nacionalista Nuno Campos, e a equipa da casa empatou aos 76 por Diego Barcellos. Leonardo Jardim, que devolveu dignidade aos "leões", viu assim interrompida a série de seis vitórias que vinha levando.


Também o Benfica interrompeu uma série vitoriosa, desta feita de 11 jogos, ao empatar em casa a uma bola com o V. Setúbal. Os encarnados sagraram-se campeões na ronda anterior, e estão ainda em mais três frentes: as finais da Taça da Liga e da Taça de Portugal, ambas frente ao Rio Ave, e a final da Liga Europa frente aos espanhóis do Sevilha. Não surpreendeu portanto que Jorge Jesus tivesse feito alinhar alguns jogadores menos utilizados, e mesmo assim conseguiu adiantar-se no marcador aos 60 minutos, por intermédio do médio português André Gomes. Os sadinos, orientados por José Couceiro, que já tinham garantida a manutenção no escalão principal empatariam quinze minutos depois por Rafael Martins, na conversão de uma grande penalidade a castigar uma falta de Maxi Pereira. Próxima paragem para o Benfica, final da Taça da Liga esta quarta-feira, em Leiria.


O FC Porto, por seu lado, voltou a perder, desta feita na deslocação a Olhão, ao reduto do lanterna-vermelha por duas bolas a uma. O Olhanense, que luta desesperadamente para não descer, marcou primeiro aos 14 minutos pelo internacional dinamarquês Per Krøldrup, o defesa que representou durante vários anos a Fiorentina, na Serie A italiana, e que actualmente com 34 anos procura retirar-se no sol algarvio. Os dragões empatariam dois minutos depois pelo mexicano Hector Herrera, mas o Olhanense chegaria à vitória com um golo do italiano Federico Dionisi, para gaúdio do seu compatriota e treinador, Giuseppe Galderisi. Os algarvios igualaram no p[enúltimo lugar o P. Ferreira, que foi empatar a zero com o Rio Ave em Vila do Conde, e estão a um ponto do Belenenses, que empatou no Estoril a uma bola. O Olhanense joga em Setúbal na última jornada, e precisa de vencer, e ainda esperar que Belenenses e P. Ferreira, ou pelo menos um deles, perca pontos na recepção ao Arouca e a Académica, respectivamente. Recorde-se que o último classificado desce directamente à Segunda Liga, enquanto o penúltimo joga um "play-off" com o terceiro classificado do segundo escalão.


Quem já garantiu a manutenção foram o Arouca e o Gil Vicente, que se encontraram na casa dos primeiros, que sairam vencedores por uma bola a zero, com um golo de David Simão aos 35 minutos, de grande penalidade. Os arouquenses conseguiram, em época de estreia entre os grandes, o seu principal objectivo, a manutenção, enquanto os gilistas também podem respirar fundo depois de uma segunda volta desastrosa, em que conseguiram apenas 10 pontos em 14 partidas. Noutros jogos desta ronda que não contavam para qualquer efeito, Braga e Marítimo empataram a uma bola no Minho, enquanto Académica e V. Guimarães empataram também, mas sem golos, na cidade de Coimbra.

Sem comentários: