domingo, 4 de maio de 2014

Liga de Elite - 11ª jornada


Regressou este fim-de-semana a Liga de Elite de Macau, depois de uma (perfeitamente ridícula e injustificada) pausa. A 11ª jornada, segunda da segunda volta, ficou novamente marcada pela desinspiração dos atacantes, patente nos seis golos marcados nas quatro partidas realizadas. No Sábado foram abertas as hostilidades, e logo com o prato principal: o Benfica-Ka I, um jogo entre dois candidatos ao título, ou melhor, entre o principal candidato e um ex-candidato, algo que ficou bem definido depois do apito final. O Ka I enontrava-se a sete pontos dos encarnados, mesmo que com um jogo a menos, e os pupilos de Tam Iao Sam estavam praticamente obrigados a vencer. No entanto os benfiquistas continuaram na senda das vitórias, que tem sido da ordem dos 100% desde o regresso do técnico Bruno Álvares à quarta jornada, e venceram pela margem mínima, com o único golo do encontro a ser apontado por Bruno Martinho aos 22 minutos, de grande penalidade, a castigar uma falta na área cometida por Adilson Silva. Mesmo em desvantagem, o Ka I fez pela vida, e o Benfica foi obrigado a recorrer a alguma dureza para travar o adversário, como fica aliás expresso nos seis cartões amarelos mostrados a jogadores das "águias". No final o Benfica ultrapassou mais obstáculo, e afastou o seu adversário da corrida ao título - dez pontos de desvantagem, mesmo com 21 por discutir, são uma grande diferença para um campeonato da dimensão e da qualidade do de Macau. Os encarnados, por seu turno, podem começar a encomendar as faixas caso vençam o Monte Carlo no próximo Sábado, pois ficam com seis pontos à maior sobre os canarinhos, e apenas com o Sporting à perna.

Também no Sábado, com início às 19:30, jogou-se o Chau Pak Kei-Kei Lun, que originou a grande surpresa desta ronda. O C.P.K., que foi "abençoado" com o sorteio do calendário que lhe permitiu evitar as equipas do topo da tabela nas jornadas iniciais e assim somar pontos que lhe garantiram a tranquilidade, era amplamente favorito, não só tendo em conta que tinham vencido por 7-2 no jogo da primeira volta, mas também porque o Kei Lun somava por derrotas todos os nove jogos realizados, e foi a "vítima" do resultado mais desequilibrado da Liga até ao momento, uma derota por 0-11 com o Benfica. A verdade é que desta vez o lanterna-vermelha deu boa conta de si, e pela primeira vez terminou um jogo sem ir precisar de ir buscar a bola ao fundo das suas redes, e com o nulo obtido somam o primeiro ponto do campeonato. Pode-se apontar como justificação para a displicência do C.P.K., que com este empate perdeu a oportunidade de ultrapassar o Ka I na classificação, a falta de ambição. A equipa contou com os quatro estrangeiros da sua "legião", apesar do jovem Aureo Peio ter sido substituído por lesão ainda no primeiro tempo, mas o facto de estarem a correr para objectivo nenhum poderá ter efeitos em termos de motivação - o lugar no meio da tabela com 15 pontos, e com o 5º lugar como destino mais provável poderá levar os jogadores a preocuparem-se pouco com o resultado, mesmo contra uma equipa muito inferior, como é o caso deste Kei Lun. Mas estes agradecem, a assim conseguem finalmente pontuar, mesmo que já seja um pouco tarde ambicionar escapar à despromoção. Vinda o ano passado da 2ª divisão e contando com um orçamento limitado, a equipa do Kei Lun cedo demonstrou não ter capacidade de competir no escalão maior do futebol do território.

Já esta tarde foi a vez do Monte Carlo defrontar a Polícia, num encontro onde aconteceram a maioria dos golos desta ronda, com a vitória dos "canarinhos" por 4-0. O destaque vai todo para Rafael Medeiros, que apontou um "hat-trick", e pode orgulhar-se de dizer que apontou sozinho metade do total de golos da jornada - e tecnicamente isso é verdade. O brasileiro esteve com a pontaria afinada no segundo tempo, marcando aos 63,80 e 90 minutos, depois do internacional macaense Leong Ka Hung ter inaugurado o marcador aos 11. Com esta vitória a equipa de William Chu mantém-se oficialmente na corrida pelo título, apesar da derrota por 2-5 frente ao Sporting na jornada anterior ter levantado sérias dúvidas sobre as reais possibilidades da equipa discutir o 1º lugar. A prova dos nove terá lugar este Sábado contra o Benfica, com o Monte Carlo a estar proibido de perder, arriscando-se assim a entregar de bandeja o título ao seu adversário. Quanto à equipa da PSP, mantém um tremido sexto lugar, três pontos acima da linha de água, e pode-se dizer que desta vez desiludiu; a formação orientada pelo nosso conhecido Ka Li Man é conhecida pela sua solidez defensiva que a leva a bater o pé aos grandes, tendo inclusivamente obtido um empate frente ao Ka I, mas desta vez não teve pernas para evitar a goleada. Tem também alternado o bom com o péssimo, como foi o caso da derrota contra os Sub-23, e na prática tem um plantel q.b. para alcançar a manutenção, mas vai precisar de somar pontos, se não quiser ter dissabores no final, quando foram feitas as contas.

A ronda ficou concluída com a partida entre o Sporting e os Sub-23, com os leões a serem obrigados a vencer, caso quisessem manter o 2ºlugar e não perder o contacto com o líder, o Benfica. A equipa de João Maria Pegado acusou o nervoso miudinho, mostrando mais uma vez que apesar do seu indesmentível valor, falta-lhe algum "calo" para lidar com essa pressão que é andar pelos lugares do topo. Os jovens patrocinados pela AFM, a precisarem urgentemente de pontos na sua luta pela sobrevivência, foram-se aproveitando disto para adiar o inevitável, o golo do Sporting, que tardou mas chegou aos 55 minutos por Luís Ferreira. Os Sub-23 podem encarar esta derrota como uma injecção de moral para os jogos que restam do "seu" campeonato, e têm já este Domingo contra a Polícia uma partida que poderá dizer muito do seu futuro. O Sporting vai receber
o lanterna-vermelha, o Kei Lun, que não deverá repetir a gracinha desta jornada, e os verde-e-brancos sabem que a jornada será sempre positiva, pois com o Benfica-Monte Carlo podem igualar os encarnados ou até passar para o frente, ou ampliar a vantagem sobre os "canarinhos", reforçando o segundo posto - isto assumindo que vencem o Kei Lun, lógico.

Classificação:

Benfica-10 8 1 1 35-2 25
Sporting-10 7 2 1 19-7 23
Monte Carlo-10 7 1 2 30-11 22
Ka I-9 4 3 2 23-7 15
Chao Pak Kei-10 4 3 3 20-9 15
Polícia-10 2 3 5 7-15 9
Lai Chi-9 3 0 6 15-26 9
Sub-23-10 2 0 8 5-39 6
Kei Lun-10 0 1 9 8-46 1

Sem comentários: