terça-feira, 6 de maio de 2014

Qui sera, é de cera


O museu de cera aberto recentemente em Guanghou, na China, dedicado a personalidades nacionais e estrangeiras, é já considerado por muito "o pior do mundo". Ora, julgando por esta figura de Leonardo di Caprio, arraçado de Julian Assange, só que mais envelhecido que os dois, até podiamos dizer que talvez seja verdade. Só que nisto dos museus de cera que não têm o selo de garantia de qualidade de Marie Tussaud, a escultura francesa do século XIX radicada em Londres, onde se viria a imortalizar pela sua arte, há imitações tão as mais pobres que aquelas que os padrões de (baixa) qualidade dos produtos "made in China" nos têm habituados. Vejamos.


O museu chinês prestou homenagem ao "camarada" Vladimir Putin, mas aqui o presidente russo está estranhamente "oleoso" - deve ser um gene italiano de que não tinhamos conhecimento. Ou então foi o póprio presidente que lhes serviu de modelo, mas nesse dia tinha-se enfiado à pressa num fato depois de lutar à unha com um urso, ou ter abatido mais um tigre da Sibéria, enquanto estav de tronco nu e montado no seu cavalo.


E aqui temos quem? Peter Gabriel, ex-vocalista dos Genesis? Não. O ex-primeiro ministro britânico Tony Blair? Think again. Mr. Bean??? Bingo! O personagem criado por Rowan Atkinson, um predilecto dos chineses, fica aqui até bastante beneficiado, com um ar muito jovial, deveras charmoso. O actor iria com toda a certeza gostar.


Greetings earthlings. I come in peace. E quem será este alienígena? Jor-El, do planeta Krypton? Não, que parvoíce, é Steve Jobs, o patrão da Apple falecido em 2012. Até podia ser eu, desde que estivesse com um iPhone na mão...


E agora vamos deixar os coitados dos chineses em paz, e aqui está uma prova de que não são só eles que se enganam. Neste museu da cera em Berlim temos esta representação da malograda cantora/actriz Whitney Houston no filme...adivinhem qual? Se responderam "Bodyguard", acertaram, mas se disseram "Planeta dos Macacos", levam também um ponto pelo esforço.


Louis Tussaud foi, como o nome indica, parente da original Madame Tussaud, mais exactamente bisneto, e faleceu em 1938, deixando alguns museus de cera espalhados pelo mundo, mas sem a chancela da original - e percebe-se bem porquê. Da bisavó o rapaz parece ter apenas herdado o apelido, e deixou o negócio entregue "à bicharada" como é possível verificar por esta representação assustadora do Príncipe William, o segundo da linha de sucessão à coroa britânica. Digo "assustadora" porque se assemelha bastante ao original...tivesse ele morrido e sido empalhado. A sério, é assim que estão hoje Lenine, Ho Chi Minh e Mao Zedong. A autoria é novamente da rapaziada do museu Louis Tussaud, que felizmente já não vai assustar mais ninguém, pois o seu último museu encerrou o ano passado. Hmmm...porquê???


E agora para acabar uma prova de que nem a própria Madame Tussaud se livra de ver a sua obra e memória manchadas. Nesta sucursal de Las Vegas do museu a que deu o nome temos...Madonna! A sério. Eu era capaz de jurar que era antes a sobrinha da Madonna, ou a sobrinha-neta. Sabem qual, aquela do lado da sua irmã mais jeitosa? Vejam lá se não se arriscam a que a sra. Tussaud desça do pedestal onde se encontra também "encerada" e vos puxa as orelhas, seus...artistas!

Sem comentários: