domingo, 1 de junho de 2014

Liga de Elite - 15ª jornada


Mais uma jornada da Liga de Elite de Macau, este fim-de-semana a 15ª, sem surpresas que levassem a grandes alterações na tabela. O Benfica folgou, e assim permitiu a aproximação dos seus perseguidores, e a três jornadas do final do campeonato, torna-se proibitivo a qualquer um dos (ainda) candidatos perder pontos. A jornada abriu no Sábado às 17:30 com a partida entre os Sub-23 e o Ka I, com estes últimos a vencerem por 4-1. Os jovens apoiados pela AFM tiveram uma entrada de "leão", marcando logo aos 5 minutos por Ho Ka Seng, e havia surpresa do Estádio de Macau, na Taipa. Mas não por muito tempo, pois o Ka I conseguiu virar o resultado num ápice, com golos do coreano Kim Youngbin aos 26 minutos, e Gustavo Oliveira três minutos depois, fazendo o 2-1 com que se chegou ao intervalo. No segundo tempo Lee Keng Pan aos 60, e Samuel Thabo aos 78 deram mais expressão ao resultado, expressando a diferença entre as duas formações. O Ka I soma a segunda vitória consecutiva, e com goleada, mas é uma recuperação tardia da equipa da Tam Iao San, que está a sete pontos do líder Benfica com apenas nove pontos em disputa. Matematicamente é ainda possível chegar ao título, mas seria preciso quase um milagre. Os Sub-23 vêem o fim da corda cada vez mais próximo, pois precisam de duas vitórias nas três partidas que lhes restam para atingir a manutenção. Um deles realiza-se já na próxima quarta-feira, frente à Polícia, referente à 12ª jornada, que havia sido interrompido a menos de meia-hora do fim devido ao mau tempo, quando a formação da PSP vencia por 2-0. Seria imperativo aos "benjamins" da Liga de Elite marcar três golos no tempo que lhes resta, mas é altamente improvável que o façam.

A seguir foi o Sporting a entrar em campo frente ao Chao Pak Kei, equipa que na primeira volta roubou dois pontos aos leões, empatando a uma bola - dois pontos que poderão fazer muita diferença à equipa de João Maria Pegado nas contas do título. Desta vez foi tudo diferente, e a equipa de matriz portuguesa goleou o adversário por 4-0, com dois golos distribuídos por cada uma das metades de 45 minutos. Luís Ferreira aos 20 e Wamba aos 27 levaram o Sporting para o intervalo com meia-vitória no bolso, e Henrique Cunha aos 51 e novamente Luís Ferreira aos 58 fizeram os restantes golos de mais uma vitória dos leões, que parecem ainda "rugir" na direcção do título. Na quarta-feira acertam calendário frente ao lanterna-vermelha Kei Lun, e no caso da vitória - que parece mais que certa - igualam o Benfica no topo da classificação. Tudo vai apontando para que o título se decida na última jornada, quando Benfica e Sporting se voltam a encontrar, depois dos encarnados terem vencido no jogo da primeira volta por 3-0. Este Sporting parece agora mais motivado e mais entrosado que há dois meses.

Esta tarde realizaram-se as restantes duas partidas, a primeira delas entre o Monte Carlo e o lanterna-vermelha Kei Lun, que ficou após esta jornada matematicamente despromovido. Era apenas uma formalidade, e a única dúvida em relação a este encontro era saber por quantos golos ia a equipa de William Chu vencer. E foi por oito bolas a uma, com um "poker" de Rodrigo Francisco. O avançado "canarinho" marcou o primeiro dos seus quatro golos aos nove minutos, de grande penalidade, e bisava aos 41, levando o resultado em 2-0 para o descanso. No início do segundo tempo o Kei Lun reagiu, marcando por Mak Keng Hou aos 47, mas pagaria caro pela ousadia, pois em apenas sete minutos o Monte Carlo elevou o marcador para 6-1, com golos de Francisco Medeiros aos 54, Rodrigo Francisco aos 56, Chan Man aos 58 e novamente Rodrigo Francisco aos 61, encerrando assim a sua contabilidade pessoal. Até ao fim os ainda campeões em título estiveram em velocidade de cruzeiro, e foram-se aproveitando das fragilidades do adversário para fazer mais dois golos, pelo suplente Chao Wai Fong aos 79, e por Francisco Medeiros, que assim bisou, aos 84. O Monte Carlo tem 30 pontos em 14 jogos, menos dois pontos que o Benfica, e virtualmente menos dois que o Sporting, que não deverá "escorregar" frente a este mesmo Kei Lun na quarta-feira. Contudo os "canarinhos" têm mais um jogo que as equipas "portuguesas", e precisam de mais que um empate entre as duas na última ronda, para poder ainda sonhar com o título.

Quem respira melhor agora é a Polícia, que mais uma vez realizou um campeonato tranquilo, mas sem deslumbrar. Os policiais golearam o Lai Chi por quatro golos sem resposta, e pode-se dizer que conquistaram a "última fronteira", pois dispõem de cinco pontos à maior sobre o seu adversário de hoje, e nove sobre os Sub-23, e podem mesmo ascender ao quinto lugar esta quarta-feira caso confirmem a vitória frente à equipa dos jovens da AFM. Ho Kin Tong (24', 66') e Cheong Loi (56',88') repartiram as despesas dos golos. O Lai Chi está quatro pontos acima da linha de água, debaixo da qual se encontram os Sub-23, e a julgar pelo calendário, tudo indica que se decida apenas na última jornada quem vai acompanhar o Kei Lun na descida à 2ª divisão, quando ambos se encontrarem; antes desse encontro o Lai Chi joga com o Benfica e o Monte Carlo, e em teoria não deverá somar qualquer ponto, enquanto os jovens da AFM têm oportunidade para ficar a um ponto do 7º lugar quando defrontarem no próximo Domingo o Kei Lun.

Classificação:

Benfica-13 10 2 1 50-3 32
Monte Carlo-14 9 3 2 44-16 30
Sporting-12 9 2 1 27-8 29
Ka I-13 7 4 2 37-14 25
Chao Pak Kei-13 4 4 5 22-18 16
Polícia-12 4 3 5 17-15 15
Lai Chi-13 3 1 9 20-39 10
Sub-23-13 2 0 11 7-52 6
Kei Lun-13 0 1 12 9-68 1

Sem comentários: