terça-feira, 3 de junho de 2014

Whi$ky



Estive ontem no Centro Comerical New Yaohan, onde fui fazer umas compras de feriado (não ia lá há dois meses e continua tudo na mesma), e deparei junto da caixa do supermercado no sétimo andar com esta garrafa de uma edição especial de whisky Johnnie Walker. Já que estamos em plena febre do mundial de futebol, recordo um piada que os ingleses contavam a esse respeito: "Sabem que é o melhor jogador da Escócia? O Johnnie Walker!". Oh, oh, oh. Humor tipicamente britânico, algures entre os Monty Python e o Mr. Bean. Bom, agora o que interessa: esta simpática garrafa de mijo de boi das terras altas custa a módica quantia de 2 milhões e 380 mil patacas, e zero avos. Para quem está a ler isto e não sabe o que é uma "pataca", são 238 mil euros, mais coisa menos coisa, quantia mais que suficiente para comprar uma casa - menos em Macau, claro. Fui a um website de venda de whisky, liquores e outra pinga "online" (que decadência...) para saber se isto era normal, e encontrei um tal "Royal Salute Tribute to Honour", um "blended" de 45 anos da Chivas por 150 mil libras, pouco mais de dois milhões de patacas. Continuei procurando até que encontrei o whisky em questão, ei-lo:



E aí está, o Diamond Jubilee, uma edição especial comemorativa do Jubileu de Diamante da Rainha de Inglaterra, lançado em 2012 por altura do 60º aniversário da sua entronização. Uma "blend" do melhor malte e centeio que vem sendo amadurecido em barricas de casco blá blá blá vocês que bebem essa merda sabem melhor que eu. Vejam o momento em que eles engarrafaram a mistela:



Na altura do seu lançamento, uma garrafa custava em Singapura 200 mil dólares, ou seja, 1,2 milhões de patacas, portanto como o whisky é daquelas coisas que não se estraga, antes pelo contrário deve andar por aí. Agora se estão com curiosidade em relação a isto, deixem-me dizer-vos que não, a garrafa não estava a ser vigiada pela guarda do Palácio de Buckingham, nem sequer por aqueles rapazes polacos que se vestem de guarda-real e ficam à porta do Hotel Emperor, mesmo ali ao lado. Só um conselho: se foram ao New Yaohan e tiverem filhos pequenos e malandrecos, não deixem brincar perto deste "tesouro". Penso que nem era necessário dizer isto...

Sem comentários: