Hoje é dia 1 de Dezembro, e assinala-se em Portugal o Dia da Restauração. Desconheço se este dia ainda é feriado em Portugal, ou se entrou no pacote de "cortes", mas atendendo ao facto que hoje é Domingo, pouca ou nenhuma diferença isso faz na cidade do Montijo, onde vivi os primeiros 18 anos da minha vida. Neste dia a cidade (vila, antes de 1985) desperta com o som da Banda da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro, que comemora hoje 159 anos de existência. Todos os anos no primeiro dia do último mês os rapazes e as raparigas da 1º de Dezembro percorrem as principais artérias do Montijo ainda antes do nascer do dia, dando música aos aldeanos, que não se importavam nada em ter o sono interrompido pelos sons da Banda. Faziam questão, aliás. Seria mau sinal se as ruas do Montijo se quedassem silenciosas nas primeiras horas do dia 1 de Dezembro.
Grupo de Cavaquinhos da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro, actuando no Coreto da Praça da República, Montijo.
A Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro é uma das duas grandes filarmónicas montijenses, sendo a outra a Banda Democrática 2 de Janeiro. Sediada na Av. D. João IV, surgiu em 1854, numa época em que a Regeneração levou à criação de 160 filarmónicas em todo o país até 1880. A Sociedade conta actualmente com 1800 sócios e 300 praticantes distribuídos pelas suas inúmeras actividades, que além da Banda Filarmónica incluem o Coro Polifónico, um Grupo de Cavaquinhos e uma Academia de Artes, onde se dão aulas de karaté, yoga, ginástica, capoeira, taekwendoo, krav maga,teatro e desenho, e claro, de música. Sendo a música o prato forte da 1º de Dezembro, a sua academia ensina piano, guitarra, bandolim, percussão, cavaquinho, violino, e para quem se prefere mexer ao som dos instrumentos há aulas de Samba, sevilhanas, danças de salão, dança do ventre e Hip Hop. Para os mais pequenos há ainda aulas de iniciação musical. Encontra-se um pouco de tudo para todos os gostos, na 1º de Dezembro.
Coreto do Montijo, situado na Praça da República, em frente à Igreja Matriz.
A Banda Filarmónica, a menina dos olhos desta Sociedade, conta actualmente com 45 músicos, dirigidos pelo maestro Rui Fernando Fonseca e Costa. O Coro Polifónico, fundado em 1998, é dirigido pelo maestro croata Willy Popovic, e conta com 35 coralistas, uma delas a minha madrasta Maria da Conceição, a quem mando daqui um grande abraço, e já agora parabéns para ela também. O Grupo de Cavaquinhos é a adição mais recente às bandas da Sociedade Filarmónica; fundado em 2000, tem 22 elementos sob a direcção do professor Rolando Barros. Os três grupos da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro actuam em palcos um pouco por todo o país, mas onde se sentem "em casa" é no Coreto do Montijo, inaugurado em Agosto de 1926 e situado na Praça da República, em frente à Igreja Matriz do concelho.
Actuação da Banda da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro nas festas de S. Pedro de 2012, no Montijo.
Hoje que comemora o seu 159º aniversário, as festividades já começaram pelas 6 da manhã com a tradicional Alvorada, que já referi, com a Banda a acordar a cidade às seis da manhã. Às 8 horas foi a vez do hastear das bandeiras - de Portugal, da cidade do Montijo e da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro - na Praça da República e na sede da Av. D. João IV, seguida de uma missa na Igreja Matriz, em homenagem aos músicos e associados que já não se encontram entre nós. Pelas 15 horas a Banda volta a sair à rua, para saudar as entidades oficiais e a população, e este ano serão incluídos pela primeira vez quatro alunos da Escola de Música. Finalmente pelas 16 horas procede-se à sessão solene na sede da Av. D. João IV, onde serão conferidos os emblemas e os diplomas aos associados de prata (25 anos) e de ouro (50 anos). Depois segue-se o 1º de Dezembro de honra, que é como quem diz, os comes e bebes, que a barriga por vezes também dá música.
Concerto de Natal do Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro, 2009.
Para quem acha isto pouco, as celebrações do aniversário continuam no dia 7, com um baile no salão da sede, animado pela banda Contra Ponto, composta por ex-músicos da sociedade. No dia seguinte e também no salão, a Banda brinda-nos com uma actuação "mais a sério", com o já tradicional concerto de aniversário. Até ao final do ano, e porque nos encontramos na quadra natalícia, serão inúmeras as actividades organizadas pela 1º de Dezembro; baile no dia 14 com o Duo Infinito, e no dia 21 com Ludgero; também no dia 21 pelas 15:30 o Encontro de Música Popular Portuguesa, com a participação do Grupo de Cavaquinhos e um convidado, o Grupo Musical Vozes da Nossa Terra, de Campo Maior; no dia 22 o Grupo Polifónico dá um concerto de Natal na Igreja Matreiz, acompanhado pela Orquestra de Violinos; para terminar o ano em beleza, "reveillon" na sede da Av. D. João IV, novamente com o grupo Contra Ponto.
Quem quiser saber mais sobre a Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro, pode visitar
o seu blogue, ou o
grupo do Facebook. Resta-me desejar daqui de Macau um feliz aniversário à 1º de Dezembro, "minha" 1º de Dezembro, e de todos os montijenses, e desejar tudo de bom para vocês. Um grande abraço e muitas saudades.
Sem comentários:
Enviar um comentário