quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A metê-los na linha! Oh yeah!


Meus amigos estou comovido. A sério, enche-se-me de orgulho o peito ilustre lusitano, incho-me de brio, e hoje é um dia especialmente bom para ter nascido português. Yes, we can! Depois dos Obama terem escolhido um cão-de-água português como animal de estimação, a primeira-dama volta a render-se aos nossos encantos e escolheu uma empresa portuguesa para a ajudar no seu programa de combate à obesidade infantil.

Michelle Obama preocupa-se com as criancinhas obesas, coitadinhas, que como se sabe, são em grande número na América, o país dos enfarta-brutos, onde tudo é “maior” – deve ser algum complexo de inferioridade. Como são crianças, em vez de os alertar para coisas de adultos como a hipertensão, os diabetes e as doenças cardio-vasculares, prefere dirigir-se a eles como se fossem atrasadinhos mentais, através de desenhos animados e cantinelas que os convençam que um prato de bróculos cozidos e um copo de água mineral para o almoço é mais “fixe” que um Big Mac com batatas fritas e uma cola.


Michelle já lançou inclusivamente um disco de “hip-hop” – afinal a primeira dama é uma “sista” – que incluía faixas como “Gostamos de vegetais” e “És o que comes”, onde além de sugestões para uma dieta saudável, inseriam-se apelos a que os jovens fizessem exercício, que se mexessem pelo menos. Correr à volta do quarteirão a suar em bica é mais “cool” que ficar em casa sentado horas em frente à consola de jogos com um balde de pipocas. Oh yeah, mudafucka. Assim no último dia 19, Michelle realizou uma reunião na Casa Branca com empresários de vários quadrantes, e nessa reunião estiveram dois portugueses, Rodrigo Carvalho e Rui Lima Miranda, da empresa Nutri Ventures – Rodrigo Carvalho é brasileiro e “Nutri Ventures” não é um nome lá muito português mas deixem lá, não vamos começar a pôr defeitos em tudo o que é “nosso” pois não?

Assim a Nutri Ventures foi, imaginem, a única empresa não-americana presente nesse encontro na Casa Branca! Depois de terem convencido a segurança, que os queria fazer entrar pela porta de serviço, que não eram os rapazes do “catering”, os dois empresários mostraram o que sabem fazer, e Michelle gostou. A Nutri Ventures criou uma série de animação que incentiva as crianças a ter hábitos alimentares saudáveis, e até juntam música “giraça”, que depois de adaptada para uma versão “yankee”, serve às mil maravilhas para o projecto da sra. Obama.
Portanto já sabem, meus orgulhosos compatriotas, quando virem um Americano adulto elegante, levantem bem alto o pescoço e ponham-se em bicos de pé para ficarem pelo menos ao nível do peito do gajo, e digam: “se não fossemos nós, tu estavas era morto!”. That’s right, c’mon. Digam-lhes como é!

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