sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Reflexão (até que o voto me doa)


Depois de quinze dias de intensa campanha, as vinte listas concorrentes aos 14 lugares na AL pela via directa desmontam a barraca, folgam durante um dia, e regressam no Domingo, quando for a hora de ir às urnas para votar. Aposto o que quiserem que votam neles próprios, e pelo menos esses votos têm já garantidos. Quanto ao restante eleitorado, o Sábado é o dia reservado à "reflexão", uma modalidade muito democrática, inventada com o fim de dar algum descanso aos ouvidos dos cidadãos depois de duas semanas de chinfrineira. Estão proibidas quaisquer acções de campanha ou outra forma de caça ao voto durante este dia, e caso sejam abordados por algum galifão de alguma lista a tentar convencê-los a votarem nele, chamem imediatamente o CCAC, a PJ, o Exército de Libertação, a vossa mãezinha! Ou melhor ainda, mandem-no à fava, e se estavam a pensar votar nele, modem o sentido de voto, só para o/a gajo/a aprender. Mas como reflectir neste dia reservado ao efeito? Como se reflecte antes de uma ida às urnas, afinal? Ora aqui apresento uma lista de sugestões, organizada por horário e tudo, e ainda por cima muito zen, adequada a um sufrágio nestas paragens do Oriente.

6:00 - Acordar bem cedo, pois nestas coisas da reflexão contem ficar com os olhos bem abertos, e o pássaro madrugador apanha as melhores minhocas.

6:30 - Depois de duas ou três voltas na cama procurando a localização espacio-temporal e cuidar da higiene pessoal, toma-se o pequeno-almoço. Algo leve e rico em fibras, como aveia, por exemplo. Não se recomenda reflectir com o intestino preso.

7:00 - Uma sessão de "tai chi-chuan", podendo optar pelo Lago Sai Van, a Praça do Tap Seac ou o Jardim Dr. Carlos Assumpção, dependendo da sua área de residência. Se vive na Taipa, procure onde se juntam os aficionados desta arte marcial, mas desconfio que os encontrará naquele jardim perto do Flower City. O "tai-chi" ajudará a encontrar a paz interior necessária antes de proceder à reflexão propriamente dita.

9:00 - Regresso a casa e banhoca. Na aparelhagem de som coloque música clássica (Wagner e Tchaikovsky são os mais indicados), e passe os olhos rapidamente pelo essencial dos programas de cada uma das listas. Faça pequenas pausas de alguns minutos, detenha-se a apreciar a música, e deixe cada ponto fundamental de cada proposta ser absorvido pelo seu cérebro. Não tem o programa de todas as listas, ou nem sequer da maior parte delas??? Mau, mau. Isto da reflexão é para ser levado a sério, meu amigo. Vou fingir que não ouvi.

12:00 - Já um pouco esclarecido mas ainda indeciso, é hora do almoço. Recomendo uuma refeição à base de peixe, verduras e um pouco de arroz, para restabelecer as energias. Nada de pesado, pois repito, não se reflecte de barriga cheia. É um pouco como nadar, no fundo. Caso queira comer fora, pode optar pelo tradicional "yum-chá", onde encontrará muitos residentes a fazer igualmente uma pausa na sua reflexão. Mais uma vez, cuidado com as gorduras, e com os candidatos em campanha fora de horas.

13:30 - Antes de se mergulhar na fase mais importante da reflexão, é preciso relaxar. Um pequeno passeio a pé pela Guia, uma visita ao Jardim Lou Lim Ieoc, onde pode apreciar um pequeno concerto amadaor de violino chinês, junto ao gazebo perto das nove curvas. Eu vou optar por uma ida ao Jardim Camões, aqui perto de casa. Pode ser que o zarolho faça de oráculo, e me ajude nesta decisão tão importante para o futuro de Macau.

15:00 - É hora de mergulhar na reflexão mais profunda, um momento decisivo que pode determiner a sua orientação de voto. Nesta fase é necessária a máxima concentração, e abstenha-se de quaisquer distrações que o possam levar a votar na lista errada, ou pior ainda, votar em branco! Dê cinquenta patacas aos putos para irem até ao salão de de jogos electrónicos, e mil patacas à mulher para ir às compras no New Yaohan (caso queiram ambos reflectir, façam-no em quartos separados, e em silêncio). Leia com muita atenção todos os programas, atente aos detalhes, desde a indumentária, o penteado e a expressão facial de cada candidato.Não deve ignorar o mínimo promenor, que pode mudar de modo arrebatador a sua opinião anteriormente formada.Se possível recorra-se de literatura auxiliar - Socrates, Kant, Nietzsche, Marquês de Sade, prof. Adriano Moreira - qualquer coisa onde possa encontrar pontos em comum com as propostas em análise.

18:00 - Depois de três horas da mais categórica e esclarecedora reflexão, já deve ter uma ideia sobre em que lista vai confiar o seu precioso voto. Vá até à Igreja ou ao Templo, conforme a sua crença, e procure na sua divindade de eleição um sinal de que está a tomar a decisão mais acertada. Pelo sim pelo não, peça perdão pelos seus pecados. De regress a casa passe por uma padaria da Maxim's e compre umas "maminhas", que àquela hora acabaram de sair e estão fresquíssimas.

20:00 - Hora do jantar. Mais uma vez apela-se à contenção, e que se evitem as gorduras, os açucares e o álcool. Evite o Telejornal da TDM, que pode baralhar um bocado o fruto da reflexão feita a tanto custo. Depois do jantar, da banhoca e da barba feita, deixe o sono chegar com naturalidade, e prepare-se para o grande dia. Vai ver que valeu a pena.

Lembre-se que ao votar está a fazê-lo não só por si, mas também pelos outros, pelo que a reflexão é fundamental para que não cometa nenhum disparate e depois tenhamos todos que pagar pelo seu descuido. Pense como tinha sido tudo tão diferente se em Novembro de 1933 quarenta milhões de eleitores alemães tivessem cumprido à risca o programa que aqui apresento? Só com uma reflexão adequada se pode exercer o dever cívico e voltar a casa de consciência tranquila. E tem a garantia de quatro anos, frequesa!

Sem comentários: