quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O nosso primo Patrick


Os gorilas são animais muito semelhantes a nós, infelizmente. Digo infelizmente porque as semelhanças com os gorilas são algo de que poucos nos podemos orgulhar. Temos a aparência, algumas atitudes, maneirismos, o facto de ambos usarmos as mãos, o apetite sexual, a inteligência (em muitos casos), tudo isto prova que somos pelo menos primos afastados. E imaginem que a pílula contraceptiva humana resulta nas fêmeas do gorila e tudo! Lamento, senhoras, mas em termos de aparelho reproductivo sois tal e qual como os gorilas. Olhem que muitos homens gostavam de poder dizer o mesmo. É sabido como há homens que por vezes se comportam como gorilas, mas agora imaginem que um gorila confirma o parentesco, comportando-se tal e qual como os homens?

É o caso deste simpático "primo" nosso na imagem, o Patrick, um gorila do zoo de Dallas, no Texas – tinha que ser americano, onde as semelhanças chegam a ser gritantes, ao ponto de terem tido um gorila na presidência. E não me refiro ao Obama, mas ao seu antecessor, que por acaso também era do Texas. Coincidência? O Patrick é teimoso, casmurro, agressivo, irrita-se com facilidade, e é machista! Pois é, o nosso amigo gorila vai agora ser transferido para um zoo da Carolina do Norte, e isolado num habitat especial, para que os outros gorilas possam ter alguma paz. Patrick até se comporta bem na presença dos visitantes humanos do zoo, mas não se relaciona com a sua própria espécie, e especialmente com as fêmeas. Recentemente Patrick mordeu uma sra. gorila, e quando avista as outras faz-lhes caretas e urra, como quem diz: "O que foi, suas p...? Vão-se catar!" E efectivamente elas iam, mas isso não tem importância.

Mas pode haver uma explicação para isto, e até bastante interessante: Patrick pode ser "gay", uma outra característica (cada vez mais) humana. O gorila actualmente com 220 quilos nasceu em 1990 no zoo do Bronx, e foi abandonado pela mãe (outro defeito comum a ambas as espécies). Cresceu no zoo de Toronto, e com cinco anos foi para Dallas. Aí conheceu Jabari, outro macho, e entre ambos floresceu uma grande amizade, até ao fatídico dia em 2004, quando Jabari escapou da sua jaula e feriu três pessoas, sendo abatido pela polícia de Dallas. Já se sabe, no Texas aplica-se a pena de morte por tudo e por nada, e se puderem passar à execução dispensando o julgamento, ainda melhor.

A partir daí o nosso Patrick passou a ficar ainda menos sociável que antes, e após várias tentativas em integrá-lo, os responsáveis do zoo resolveram "despachá-lo" para bem longe, e até já têm planos para ocupar o seu espaço: dois gorilas que adquiriram do zoo de Calgary. Um deles chama-se Zola, e até sabe "break-dance". É um gorila retro, um "humano" dos anos 80. Se há gorilas que dançam "break", pode ser que o Patrick encontre um dia algum que tenha conhecimentos de psiquiatria, um Freud do mundo símio, que lhe faça psicanálise, e já agora lhe coma uns piolhos.

Boa sorte para ti Patrick, e olha, quem sabe se és bom demais para um simples gorila, e um dia destes evoluas mais um degrau e vens juntar-te à malta? E olha que isso de bater nas fêmeas, mordê-las e tudo mais não é um defeito: é feitio. Depende das circunstâncias. Olha, em Macau a violência doméstica não é crime público, e com esse porte ainda consegues um emprego de segurança num dos nossos casinos. Vai pensando nisso, durante o teu período de meditação.

Sem comentários: