terça-feira, 17 de setembro de 2013

Cabidela vestal


O Centro de Oncologia do Hospital da Universidade de Pequim está debaixo de fogo, depois de ter requerido sangue de mulheres virgens para um projecto de investigação médica. Este apelo à doação de sangue apenas por parte de virgens foi entendido como um insulto à condição feminina. O Hospital universitário da capital chinesa publicou um anúncio onde pede que mulheres virgens de idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos doem sangue, com o propósito de estudar o virus do papilloma humana (HPV), que se transmite normalmente através de contacto sexual.

Foi mais uma vez na internet que foram feitas as críticas mais duras, com os cibernautas chineses a considerarem esta exigência do hospital uma humilhação às mulheres e um endeusamento da virgindade. Um utilizador chegou mesmo a questionar-se porque só era pedido sangue de mulheres virgens e não de homens virgens, e se esta distinção de géneros teria algo a ver com ciência. A maioria acha irrelevante se o sangue é ou não de uma virgem, pois desde que seja colhido de alguém em perfeito estado de saúde, "sangue é sempre sangue". O centro justifica-se com o facto do sangue de mulheres que nunca tiveram contacto sexual "ter menos probabilidades de estar infectado com HPV".

Guan Jiuping, porta-voz da faculdade de medicina da Univerisidade de Pequim, diz que "é uma prática comum recolher sangue de virgens, mesmo noutros países". O médico explica que o sangue das virgens funciona como "substância negativa ao controlo da propagação do HPV", uma vez que no caso das virgens, "a possibilidade de estarem infectadas é mais reduzido". Claro, mais reduzido sem dúvida, mas uma afirmação categórica deste tipo só faria sentido se a possibilidade do sangue das virgens estar infectado com o HPV for de zero, e não apenas de "mais reduzido". Entre os cibernautas mais revoltados, há os que defendem a instituição, e acusam os restantes de começar a fazer julgamentos de valor sem saber a história completa, ou as motivações dos investigadores. Realmente isto de ter um não uma membrane à entrada da vulva tem uma importância do caraças. Pode ser a diferença entre um Prémio Nobel da Medicina ou uma nova epidemia como a SIDA.

A virgindade feminina é ainda muito valorizada na China, e a maior parte dos homens admite que prefere casar com uma mulher que só o tenha tido a si como parceiro sexual. A mudança de valores e uma maior abertura na aproximação ao tema do sexo tem levado a uma procura de "virgindades artificiais", como operações de reconstrução do hímen e outras cosméticas, que têm tido cada vez mais procura. Mas para bem da ciência ou não, como se prova que este sangue vem realmente de virgens? Através de um teste à maneira dos bons costumes islâmicos. Nada disso. Guan diz que o hospital "confia na palavra das doadoras", quando dizem que são virgens. Pois, pois, eu também digo sempre que "sou virgem", só que depois esqueço-me sempre de acrescentar "...nas orelhas".

Sem comentários: