sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Guimarães salva a honra do convento


O P. Ferreira continua o seu calvário deste início de época e foi perder a Florença por três bolas a zero na estreia do grupo E da Liga Europa. A resistência dos pacenses só durou trinta minutos, altura em que o internacional italiano Giuseppe Rossi assistiu o defesa Gonzalo Rodríguez para o primeiro dos italianos. A equipa portuguesa ia fazendo pela vida, com a jovem revelação Bebé o nigeriano Irobiso na frente a tentar incomodar a defesa "viola", mas tudo ainda se complicou mais quando aos 67 minutos o jovem brasileiro Ryder Matos - de apenas 20 anos de idade - fazia o segundo, numa jogada com o espanhol Borja Valera, e sete minutos depois Rossi fazia o 3-0, colocando um ponto final nas aspirações da equipa da capital do móvel. Não era o jogo ideal para procurar vencer e recuperar em termos ânimicos, este contra uma formação que conta com estrelas como Aquilani, Ambrosini ou o nosso conhecido Matías Fernandez, além dos nomes já referidos, mas o treinador Costinha começ a ficar sem margem de manobra. Sete derrotas em sete jogos oficiais é obra, independente do nome dos adversarios, tendo em conta o excelente terceiro lugar da Liga obtido pelo Paços a época passada. Na outra partida do grupo os romenos do Pandurii, carrascos do Braga no "play-off", perderam em casa com os ucranianos do Dnipro por uma bola a zero.


No grupo H foi a vez do Estoril defrontar os espanhóis do Sevilha no António Coimbra da Mota, que teve pouco mais de 4000 dos seus 5500 lugares ocupados para assistir à estreia europeia dos "canarinhos" na Liga Europa. A equipa de Marco Silva, que ao contrário do P. Ferreira parece manter a mesma consistência da temporada anterior, não foi capaz de contrariar os mais experientes andaluzes, que venceram por 2-1. Depois de um primeiro tempo sem golos, seria o espanhol Vitolo a inaugurar o marcador para os visitantes, à passagem do quarto de hora da etapa complementar. Mas o Estoril não se deixou abater, antes pelo contrário, e dois minutos depois o central Bruno Miguel restabelecia a igualdade. Foi preciso sair do banco um luso-português para resolver o encontro; Kevin Gameiro, que o Sevilha foi buscar no defeso ao PSG, "matava" a partida aos 77 minutos, e os três pontos iam para Espanha. Apesar da derrota, o Estoril mostrou ter argumentos para discutir a passage à fase seguinte com os alemães do Friburgo e os checos do Slovan Liberec, que ontem empataram a dois golos no terreno dos primeiros, no outro encontro do grupo.


Em Guimarães ficou salva a honra das equipas portuguesas nesta primeira ronda da fase de grupos da Liga Europa, com o Vitória a iniciar o grupo I com uma robusta goleada frente aos croatas do Rijeka. Quatro golos sem resposta, com o contigente africano dos vimarenenses a assumir as despesas da goleada. Primeiro foi o senegalês Abdoulaye Ba, ex-FC Porto, a abrir as hostilidades aos 36 minutos, e o burkinabé Nii Plange faria o segundo no início da segunda parte. O triunvirato africano ficaria completo com o terceiro, assinado pelo internacional do Niger, Moussa Maâzou, e finalmente o português André André fecharia a contagem. O jovem filho do ex-internacional António André tem dado nas vistas, demonstrando que filho de peixe sabe nadar. O V. Guimarães lidera isolado o seu grupo, uma vez que Betis e Lyon não foram além de um empate sem golos em Sevilha.

Sem comentários: