quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Mundial do disparate


Concluíu-se hoje a primeira fase do mundial de hóquei em patins, que se realiza este ano pela primeira vez no continente africano, mais precisamente em Angola. A equipa da casa ficou incluída no grupo C, com Portugal, Chile a África do Sul. Os sul-africanos são, juntamente com o Uruguai e a Áustria, a equipa mais fraca do torneio, e apenas o Chile podia colocar-se como obstáculo àquilo que todos os adeptos portugueses e angolanos desejavam: que ambas as duas equipas seguissem em frente. E de facto o Chile intrometeu-se nesse sonho, e os angolanos foram eliminados logo na fase de grupos, do mundial que finalmente organizavam. Portugal bateu o Chile na jornada inaugural com alguma dificuldade, por 5-3, enquanto Angola "despachava" a África do Sul por 8-2. Depois foi a vez de Portugal enfrentar os sul-africanos, a quem aplicou uma goleada "das antigas": 21-2, que reflecte bem a diferença entre as duas equipas. Entretanto Angola comprometia o apuramento perdendo frente ao Chile, no desempate nas grandes penalidades, depois de um empate a uma bola no tempo regulamentar. As novas regras não permitem empates, nem mesmo na fase de grupos, e os chilenos foram mais felizes no frente-a-frente entre os jogadores de campo e os guarda-redes. No último dia os sul-americanos venceram a África do Sul por 10-3, como se esperava, e Angola ficava obrigada a vencer Portugal para se apurar. A selecção portuguesa é nitidamente superior, e os angolanos só ganhariam "por favor", e como o jogo decorreu com normalidade, os portugueses venceram por 5-1, sem espinhas. Foi pena que Angola não tivesse passado também.

O que me tem deixado perplexo são alguns dos comentários da dupla portuguesa que comenta as partidas, que nos chegam de madrugada em directo através da RTPi. Durante o jogo com a África do Sul, já durante a segunda parte e com Portugal a vencer por 17-2, um dos comentadores dizia "parece não existirem dúvidas quanto ao vencedor"..."Portugal vai vencer com toda a certeza"..."contas complicadas com a vitória do Chile sobre Angola, e se Portugal vencer este jogo como tudo indica"...Que grande porra, pá! Então e mesmo que Portugal estivesse num dia mau, ou subitamente os nossos hoquistas se esquecessem como patinava e começassem a derrapar e a cair com o cu no chão, 17-2 com três ou quatro minutos para jogar ainda deixam dúvidas? Estava com receio do quê? Pois, o hóquei em patins tem esse encanto de um resultado poder virar num minuto, mas com 15 golos de vantagem sobre uma equipa semi-amadora? Haja dó. Já esta noite os dois diziam cobras e lagartos dos novos regulamentos, porque é que não eram permitidos empates, blá, blá, blá. Ora por isso mesmo. Eu também gostava que Angola passasse o grupo, mas se fossem permitidos empates, Portugal partia para este encontro com 6 pontos, Chile e Angola com 4, tendo os chilenos efectuado todos os jogos. Iamos ter os jogadores portugueses e angolanos a jogar para o empate, aos abraços e beijinhos uns aos outros para a farsa ficar completa. Assim ficamos tristes, claro, mas prevaleceu a verdade desportiva. Comentários que requerem mais cabeça e menos coração, já que falamos de profissionalismo.

Os jogos dos quartos-de-final realizam-se quinta-feira, e Portugal vai ter pela frente a outra equipa dos PALOP, Moçambique. A campeã do mundo e vencedora do grupo A, a Espanha, vai jogar com a França, enquanto a vencedora do grupo B, a Argentina, vai discutir um lugar nas meias-finais com o sensacional Brasil, que deu hoje boa réplica aos espanhóis, perdendo por apenas 3-5. Finalmente o Chile do nosso descontentamento joga com a Itália, que venceu o grupo D, numa partida que se prevê complicada para os transalpinos, que mesmo assim so favoritos.

Sem comentários: