sábado, 4 de janeiro de 2014

Pregos e bifanas, delicadezas lusitanas


Qual é o nosso património, no fim de contas? O fado? Passo, obrigado. As descobertas? Águas passadas não movem moínhos. A nossa bela e solarenga costa banhada pelo Atlântico? Sim, mas isso é mera coincidência, um acaso da natureza. E que tal a gastronomia, a nossa paparoca? Sim, sim, boa, mas qual? O bacalhau à Lagareiro, o Cozido à Portuguesa, a perdiz de escabeche rematado com o pudim de abade de Priscos e uns pastéis de nata para os menos exigentes? Nah, isso são coisas fofas, rebuçados para os meninos e chupa-chupas para as meninas. Essa é a ementa dos meninos de coro. Do que a malta gosta mesmo é de bifanas, de prego no pão, de coiratos e entremeadas, e já agora de torresmos porque não? E haja mostarda para os cachorros.

Para quem acha que estas delícias económicas, que não requerem muito esforço e aconchegam a barriga são o manjar da plebe, uma espécie de tremoços e amendóins para carnívoros, aqui está uma notícia que vai deixar os vossos caviares e faisões a saber a esterco de boi: uma rulote de bifanas e derivados na Califórnia é um sucesso, e os "camones" lambusam-se com as especialidades que normalmente se podem encontrar nas redondezas do Estádio da Luz. Levi Medina e a sua mulher Tanya, que é também sua sócia, imigrantes açorianos da Graciosa e S. Miguel respectivamente, abriram uma tasquinha em Abril último na costa oeste, a que chamaram Portu-Galo, e o sucesso foi tal que alargaram as operações até à Florida, e têm a sua sede no estado de Rhode Island. Optaram pela simplicidade, e depois foi só facturar.

Além das iguarias já mencionadas, a Portu-Galo serve ainda galinha de piri-piri, empadas de chouriço, rissóis de camarão, mas as bifanas com ovo são sem dúvida o pedido com mais saída. "Chegamos a vender dez dúzias em duas horas", diz o casal. Levi Medina diz que os seus clientes são quase todos norte-americanos e outros não-portugueses, e atribui o sucesso do negócio à curiosidade dos locais, e ao alho. "Quer dizer, quem não gosta do sabor a alho?", diz o empresário. A página do Facebook do Portu-Galo (podem acedê-la aqui tem mais de sete mil "likes", ou "gostos", de gente de mais de 20 países que gosta dos "Portuguese sandwiches and small bites", que é o que prometem. São os nossos melhores bocadilhos, e pecadilhos.

Sem comentários: