sábado, 4 de janeiro de 2014

Virgem só o azeite


O psicólogo Quintino Aires foi repreendido com pena suspensa por dois anos, pelo Conselho Jurisdicional da Ordem dos Psicólogos, por declarações proferidas num programa de rádio sobre a virgindade de um rapaz com 26 anos. A decisão foi ontem tornada pública, num edital publicado na imprensa escrita. As declarações foram proferidas em Janeiro de 2012 no programa de rádio da Antena 3 "A hora do sexo", que Aires faz juntamente com a sua colega de profissão Raquel Bulha (juntos na imagem). O psicólogo referiu-se a um concorrente do "reality show" Casa dos Segredos que tinha confessado nunca ter tido relações sexuais aos 26 anos, comparando aquela condição "à de uma criança com 10 ou 12 anos que não iniciou a atividade escolar". Acrescentou ainda que "é chocante" que os restantes concorrentes do programa o tenham felicitado, sugerindo que o jovem "tem um problema, e devia procurar ajuda". A decisão da suspensão que toma agora efeito foi tomada em Setembro.

Quintino Aires é um personagem interessante, muito requisitado para programas de televisão e quejandos devido à forma aberta como fala de sexualidade; é assim um prof. Júlio Machado Vaz mais ousado. Não contesto a decisão da Ordem dos Psicólogos, mas concordo com o dr. Aires. Se errou foi ao não guardar a sua opinião consigo, ou per ter feito um diagnóstico que não lhe foi encomendado. Um jovem de 26 anos que nunca teve relações sexuais e orgulha-se disso, e ainda confessa como se fosse algo meritório, tem certamente algum desiquilíbrio de ordem psíquica. E isto dando-lhe o benefício da da dúvida, pois tratando-se de um daqueles "reality shows" em que os concorrentes são votados pelas audiências, dizem-se todos os disparates e mais alguns. Isto de ser ou não virgem não diz nada sobre a personalidade de ninguém. Para mim o única virgem que importa é o azeite. E tem que ser mais que virgem - extra-virgem de preferência.

3 comentários:

Anónimo disse...

"...é assim um prof. Júlio Machado Vaz mais ousado."??? Como é possível esta comparação? O JMV é um Professor Doutorado, com provas dadas a nível clínico e académico, na psicologia, sexologia e psicoterapeuta. O Quintino Aires é uma fraude, que tirou o diploma numa sombria universidade russa e que "vende" um modelo psicoterapêutico que só ele conhece e sobre o qual não há qualquer tipo de evidência cientifica. Ele próprio não tem qualquer credibilidade na comunidade cientifica - basta verem o CV para verificarem que não tem qualquer tipo de publicação numa revista cientifica respeitada.

Leocardo disse...

Não me recordo de os ter comparado em termos de habilitações ou sequer de competência, mas apenas na área professional. Mas confesso a minha ignorância quanto às evidências que o anónimo apresenta. Fica registado.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

é um atentado meter o nome do Dr. Machado Vaz aqui ... esse é médico psiquiatra e sexólogo ... o Quintino Aires é um pseudo qq coisa ... e de psicólogo não tem nada. É uma fraude!