sábado, 18 de janeiro de 2014

Figura da semana: Daniel Pinto "Dani"


Foto: Miguel Senna Fernandes

Daniel Pinto, carinhosamente conhecido entre nós como "Dani", nasceu no Mindelo, em Cabo Verde, e fruto da sua vocação, abraçou a carreira de futebolista. A profissão levou-o a Portugal, onde representou a Académica e a U. Coimbra, e em meados dos anos 80 veio para Macau pela mão de António D'Assumpção, uma espécie de empresário futebolístico na altura, entretanto falecido, responsável pela vinda de muitos outros jogadores portugueses e lusófonos para o território.

Representou vários clubes de topo, ganhou vários títulos e representou a selecção de Macau inúmeras vezes, sendo um dos mais internacionais. Portador de um porte físico invejável (um metro e noventa e uma elegância perceptível a olho nu) e com uma saúde de ferro, retirou-se aos 50 anos, e tem actualmente 55 - pasme-se, e quem me dera a mim chegar aos 40 (e é já este ano) na forma que o Dani ostenta. Dani não fuma, não bebe, tem cuidado com a alimentação e mantém a forma através do exercício físico regular.

Radicou-se em Macau, casou com uma residente local e constituíu família. É o líder não-oficial da comunidade caboverdeana em Macau, como presidente da Associação de Amizade Macau-Cabo Verde, e tirou uma licenciatura em Educação Física e Desporto, lecionando na Escola Primária da Flora. Ninguém melhor para incutir nos jovens o princípio de "mente sã em corpo são". A sua simpatia leva-o a ser uma figura conhecida da sociedade de Macau, e num tom mais ligeiro colabora frequentemente com o grupo Doçi Papiaçam di Macau nas suas peças anuais.

Depois de "pendurar as chuteiras", Dani optou pela carreira de treinador, que iniciou no FC Porto de Macau, onde ficou três anos. Com o fim da secção de futebol de 11 do clube, passou a ter mais tempo para se dedicar às suas restantes actividades. Regressa agora na temporada que se inicia no próximo mês, assumindo o comando técnico do Benfica de Macau, depois da demissão surpresa de Paulo Bento esta semana. Conhecedor do futebol local como é, e com as condições que vai encontrar no clube que vai agora treinar, não é exagero vaticinar que é um forte candidato ao título. Por tudo isto, por mais e porque já era tempo, Dani é a figura da semana.

1 comentário:

Jorge disse...

Vamos lá Dani, aperta com eles...