sábado, 11 de janeiro de 2014

Faça morcego ou faça sol


Janeiro em todo o seu esplendor, e enquanto em vários pontos do hemisfério norte do nosso estimado planeta bate-se o queixo com os rigores do Inverno, no hemisfério sul os seus habitants gozam do astro-rei na sua potência máxima, como é seu apanágio no tempo de Verão. Uma curiosidade engraçada esta, que podemos verificar quando olhamos para o outro lado do mundo e vemos...o mundo ao contrário. Pois, esperavam ver o quê, além das estações trocadas? As pessoas de cabeça para baixo?

Quando se chega ao extremo desta dialéctica Inverno/Verão, dão-se alguns acontecimentos um tanto ou quanto bizarros. Enquanto que em Nova Iorque faz tanto frio que a água fervida se transforma em gelo passados poucos minutos, na Austrália está tanto calor que chovem...morcegos! Isso mesmo, até parece uma certa praga bíblica, mas é verdade. E faz todo o sentido, pois ao contrário dos sapos, os morcegos têm asas e sabem voar.

Assim, no sul do estado de Queensland, 25 colónias de morcegos, mais de cem mil no total, não conseguiram resistir às altas temperaturas e caíram do céu durante um vôo nocturno. Desconheço que temperatura fazia no instante em que os morcegos sucumbiram, mas os termómetros têm marcado qualquer coisa como 43º C naquela região. Dezasseis cidadãos desprevenidos foram atingidos pelos morcegos cadentes, e precisaram de ser medicadas.

A culpa é do Boletim Meteorológico, que nunca acerta uma. Tivessem eles anunciado "temperaturas quentes, céu de limpo a pouco nublado, com possibilidade de queda de morcegos ao fim do dia", e os cidadãos tinham saído de casa com o seu guarda-morcego, ou as suas capas-morcego. O pior é os cadáveres dos bicharocos demoraram 4 dias a ser recolhidos, e os residentes queixavam-se do cheiro. É claro, imaginem o que é ligar para a protecção civil e dizer "venham depressa! estão a chover morcegos!". Eles iam mandá-lo ir brincar com a tia.

Sem comentários: