sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Encontrados os nomeados


Estão conhecidos os nomeados para a 86ª edição dos prémos da Academia de Artes e Ciências de Hollywood, vulgo os Oscares, cuja cerimónia de entrega se realiza a 2 de Março no Dolby Theatre, em Los Angeles, com apresentação da comediante Ellen DeGeneres. Os filmes "Gravity", um thriller de ficção científica com Sandra Bullock e George Clooney, e "American Hustle", uma película de drama-acção-comédia com Bradley Cooper e Christian Bale lideram as nomeações, com dez cada.

Para o Oscar de melhor filme estão novamente nomeados dez candidatos, e além os dois já referidos, estão ainda "12 Years as Slave", "Captain Phillips", "Dallas Buyers Club", "Her", "Nebraska", "Philomena" e "The Wolf of Wall Street", a última obra de Martin Scorsese. Premiado em 2007 com o filme "The Departed", Scorsese repete este ano a nomeação para melhor realizador, disputando a estatueta com Alfonso Cuarón ("Gravity"), Steve McQueen ("12 Years a Slave"), Alexander Payne ("Nebraska") e David O. Russell ("American Hustle").

Para os prémios na intepretação, a luta este ano promote. Leonardo di Caprio é nomeado pela quarta vez para Melhor Actor (será desta?), mas tem competição feroz; o já galardoado Christian Bale, em "American Hustle", o conceituado Matthew McConaughey em "Dallas Buyers Club", o veterano Bruce Dern em "Nebraska", e o estreante Chiwetel Ejiofor em "12 Years a Slave". Na categoria de melhor actor secundário temos Bradley Cooper em "American Hustle", talvez o grande favorito, Michael Fassbender em "12 Years as Slave", Jonah Hill em "The Wolf of Wall Street", Jared Leto em "Dallas Buyers Club" e Barkhad Abdi em "Captain Phillips". Apesar da consagração em "Gravity", ainda não é desta que George Clooney leva para casa o Oscar.

Mais sorte teve a sua colega Sandra Bullock, nomeada para melhor actriz em "Gravity", mas tem concorrência de peso: Meryl Streep em "August: Osage County", Cate Blanchett em "Blue Jasmine", Judi Dench em "Philomena" e Amy Adams em "American Hustle". De todas Adams foi a única que nunca ganhou o Oscar. Para melhor actriz secundária temos Sally Hawkins em "Blue Jasmine", Jennifer Lawrence em "American Hustle", Lupita Nyong'o em "12 Years a Slave", Julia Roberts em "August: Osage County" e June Squibb em "Nebraska".

Além destas categorias consideradas as principais, há ainda outras apetecíveis, como as de melhor argumento (original e adaptado), melhor filme de animação, melhor documentário ou melhor filme estrangeiro. Pode conferir a lista completa de nomeações aqui no site da Wikipedia. As previsões do Bairro do Oriente serão feitas nas véspera da cerimónia, como habitualmente.

Sem comentários: