segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Jogos da Apatia


Os III Jogos da Lusofonia arrancaram este Sábado em Goa, na India. A antiga província da India portuguesa tem este ano a tarefa de organizar esta competição olímpica que reúne 2000 atletas de 12 países de quatro continentes - os nove países lusófonos e os restantes três membros da ACOLOP, a India, Sri Lanka e Guiné-Equatorial. Digo "tarefa" e não "honra" porque ninguém quer saber destes jogos para nada. A cerimónia de abertura foi no Sábado, passou-se à competição propriamente dita, e quando vou à procura de resultados, de incidências, de informação sobre os Jogos, não encontro nada. Na-da. Népias, nicles, zero. É como se estivessem a realizar um torneio secreto. Ficamos com mais notícias do Fórum Económico Mundial de Davos, lá para o meio das montanhas na Suíça, do que destas olimpíadas "à tuga", que alguém se lembrou de traduzir para "Lusophony Games", em inglês.

A página oficial do evento, que podem ver aqui é uma lástima. Esqueçam tudo o que viram, ouviram ou ficaram a saber através dos filmes sobre os informáticos indianos. Portanto, abre-se a página, e somos recebidos num português impecável "BEM-VINDO PARA OS JOGOS DA LUSOFONIA 2014". Genial. À medida que o "slide-show" da página inicial vai mudando as imagens, sabemos que se vão disputar "9 ESPORTES" - uma vénia à comitiva brasileira, certamente. Na mesma imagem que são "MAIS DE 2000 ATLETA ESPERADO" - uma vénia aos angolanos ou moçambicanos? Sei lá. No "slide" seguinte ficamos a saber que os Jogos se vão realizar em "6 LOCAIS", a saber, "5 ESTADIOS E UMA PRAIA DE". Praia de quê? Mistério...

Os pontapés na gramática até seriam relegados para segundo plano, se pelo menos actualizassem a página e nos dissessem o que se vai passando lá por Goa. No canto superior direito temos um relógio onde se fez a contagem decrescente para os Jogos, e como seria de esperar, faltam 00 dias, 00 horas, 00 minutos e 00 segundos. Pois. Podemos aceder ao link para cada competição, que nos explica do que se trata, muito bem, mas não há resultados, ou sequer calendário. Por falar em calendário, existe um calendário do mês de Janeiro, daqueles que normalmente poderiamos clicar num dia qualquer e saber o que se passou ou vai passar. Aqui não. O único propósito deste calendário é ficarmos a saber que depois do dia 20 vem o 21, a seguir o 22, e por aí adiante.

De repente encontro um link que me chama a atenção: Notícias e Atualizações (em Goa escreve-se pela norma do Acordo Ortográfico). Será desta? Vou lá ver e...nada. A última entrada é esta:

"Dando início as comemorações dos Jogos da Lusofonia, Goa testemunhou uma cerimônia deslumbrante ao longo do rio Mandovi, para lançar a canção e o mascote oficial dos Jogos. Jojo, o galo, o mascote oficial dos Jogos, encantou os membros da audiência para a festa.Escrito pelo poeta, escritor, e membro da assembléia legislativa do St Andrê, Vishnu Wagh, a canção multilingue dos Jogos foi roteirizado em Concani, Português, Marathi, Hindi e Inglês. Os ‘Rouxinóis de Goa’, Lorna e Sonia Shirsat,foram abordadas para emprestar as suas vozes melodiosas para a canção oficial dos Jogos da Lusofonia, composta por músico Goês Mukesh Ghatwal".

Sabiam? Informação muito útil. Para que confiram o dócil canto dos "rouxinóis de Goa" em cinco línguas, deixei aí a canção e tudo, que como podem atestar, é linda de morrer. É tão popular, que o clip tem 338 (trezentas e trinta e oito) visualizações no YouTube. Um sucesso.

Bem, visto que da página oficial não levo nada, vou procurar outras, mas agora, quais? Qualquer motor de busca leva-me a esta, e não há sequer um maluquinho qualquer que pense que estes Jogos são o máximo e faça ele próprio uma página pessoal com actualizações e o camandro. Na página do Facebook dedicada ao evento "moah", e os jornais desportivos online em língua portuguesa dizem o mesmo que já se sabia; no Record a obscura secção dedicada aos Jogos da Lusofonia foi actualizada no Sábado anunciando que o evento tinha início nesse dia. A última vez que tinha sido actualizada foi em Setembro do ano passado, e antes disso em Dezembro de 2011(!). Não vale a pena ir ver os outros diários desportivos, acho.

Penso que o melhor neste caso é ir com a maré, e ignorar também eu os Jogos. Claro que nunca, mas nunca nos passaria realizar uma competição desta natureza com a dimensão dos Jogos da Commonwealth ou dos Jogos Francófonos - é mais que uma questão de boa vontade: é uma questão de proporcionalidade. Mas pelo menos podiam levar isto a sério, ou vá lá, pelo menos fingir que levavam a sério, para dar um bocadinho de face à ACOLOP. Assim até chega a ser uma crueldade.

Sem comentários: