quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Clubes da capital empatam, City aproveita


Realizou-se a meio desta semana mais uma ronda do campeonato inglês, a Premier League, desta feita a 23ª. Contas feitas aos jogos de terça e de quarta-feira, pode-se dizer que o Manchester City foi o grande beneficiado, isolando-se na liderança por troca com o Arsenal, e ainda ampliando a vantagem sobre o terceiro, o Chelsea, para três pontos. Tudo começou na terça no The Dell, em Southampton, onde o Arsenal deixou dois pontos, fruto de uma igualdade a duas bolas. O português José Fonte adiantou os "saints" no marcador aos 21 minutos, resultado com que se chegaria ao intervalo, mas logo no início da etapa complementar a "ala latina" dos "gooners" virava o resultado em apenas quatro minutos, com o francês Olivier Giroud e o espanhol Santiago Cazorla a assinarem os golos, aos 48 e aos 52 minutos. Mas foi sol de pouca dura, pois o Southampton não esmoreceu e empatava logo dois minutos depois por Adam Lallana, resultado que persistiria até ao apito final. Os arsenalistas jogaram a partir dos 80 minutos reduzidos a dez elementos por expulsão de Matthieu Flamini.


Entretanto em Anfield Road jogava-se o "derby" de Merseyside, entre o Liverpool e o Everton, que têm feito uma época entre os cinco lugares cimeiros da tabela. Em disputa além dos três pontos estava o quarto lugar, com os "reds" em igualdade pontual com o Tottenham e mais um ponto que o seu adversário de hoje. Poucos previam um desfecho tão desiquilibrado, com o Liverpool a golear os "toffees" por expressivos 4-0, especialmente tendo em conta que esta é apenas a terceira derrota da equipa de Roberto Martinez. A questão do vencedor ficou resolvida ainda na primeira parte, com o capitão Steven Gerrard a marcar aos 21 minutos, e Dean Sturridge a marcar duas vezes, aos 33 e aos 35 minutos. Luis Suarez fechava a contabilidade para o Liverpool aos 50 minutos - a juntar à veia goleadora do uruguaio, está agora a excelente forma de Sturridge, e a dupla é responsável por 36 dos 57 golos da sua equipa. O Liverpool reforça assim o 4º lugar, enquanto o Everton vai-se contentando com o 6º.


Em Old Trafford o irreconhecível Manchester United vai convalescendo de uma série de péssimos resultados, e desta feita saiu-se com uma vitória por 2-0 sobre o Cardiff, que é orientado por Ole Gunnar Solskajer, uma antiga glória dos "red devils" - quando se podia falar de glória por aquelas bandas. O holandês Van Persie, que tem expressado várias vezes o seu descontentamento com o desempenho da equipa, voltou ao onze inicial e marcou aos 6 minutos, enquanto Ashley Young confirmou o triunfo aos 59. A equipa de David Moyes vai mantendo o 7º lugar, agora a 13 pontos da liderança. Noutros jogos de terça destaque para a vitória do Crystal Palace sobre o Hull por 1-0, somando o segundo triunfo consecutivo e afastando-se da cauda da tabela, e do fim do jejum do Swansea City, que não vencia há oito jornadas (desde 5 de Dezembro) e desta feita bateu o Fulham por 2-0. Norwich City e Newcastle não foram além de um empate sem golos.


Chegados a quarta-feira, com Chelsea e Manchester City a terem a oportunidade de se colarem e até ultrapassar o Arsenal, no caso dos "citizens". A equipa de José Mourinho esteve em dia não, e ficou em branco na recepção ao aflito West Ham; dois pontos perdidos que valem a manutenção da distância dos rivais londrinos. O City aproveitou para se isolar na liderança ao golear o Tottenham por 5-1 em pleno White Hart Lane, a primeira derrota de Tim Sherwood desde que substituíu André Villas-Boas no comando dos "lillies". O City adiantou-se no placard aos 15 minutos pelo inevitável Sergio Agüero. Mesmo assim o equilíbrio foi a nota dominante, pelo menos até ao minute 50, quando o defesa Danny Rose, dos Spurs, faz falta para penalty e vê o cartão vermelho. Yaya Touré converte o castigo fazendo o 2-0, e com o adversário reduzido a dez homens, "só deu" City; Dzeko fez o terceiro aos 53 minutos, e depois de Etienne Capoue ainda ter marcado para o Tottenham aos 59, Stevan Jovetic e Vincent Kompany deram expressão à goleada aos 78 e aos 89. Muitos golos também em Birmingham, onde o Aston Villa bateu o West Bromwich por 4-3, enquanto o Sunderland continua a sua recuperação, somando mais três pontos ao bater em casa o Stoke pela margem minima.

Classificação (dez primeiros):

1 Manchester City 23 53
2 Arsenal 23 52
3 Chelsea 23 50
4 Liverpool 23 46
5 Tottenham Hotspur 23 43
6 Everton 23 42
7 Manchester United 23 40
8 Newcastle United 23 37
9 Southampton 23 32
10 Aston Villa 23 27

Sem comentários: