quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Budas gulosos


Um restaurante em Jinan, na província chinesa de Shandong, foi obrigado a retirar duas estátuas que representavam budas nus, depois dos residentes da cidade terem demonstrado o seu desagrado. A decoração foi inspirada num conto chinês antigo, o "Fo Tiao Qiang" (佛跳墙, que também é o nome da sopa de que falarei adiante), que fala de um viajante que resolveu descansar perto de um mosteiro budista, e quando aqueceu uma sopa que trazia consigo, feita com barbatana de tubarão, cogumelos, pepino-do-mar, abalone, galinha, tendões de porco, taro e ovos de codorniz. O cheiro chamou a atenção de um dos monges, que não resistiu e pulou o muro para exprimentar a iguaria. O sr. Li Tsui, proprietário do restaurante em questão, teve a ideia para chamar a atenção para o seu negócio através da originalidade. De facto conseguiu, mas enquanto alguns acharam uma certa piada, outros não gostaram de ter a fábula associada a uma jogada de marketing.


Mas já que se incomodaram em vir perguntar qual foi a ideia de mandar pôr dois budas nuas a subir a parede do seu restaurante, o sr. Tsui aproveita para dizer que tem ali uma sopa parecida com aquela do conto; os ingredientes podem variar conforme o gosto e a bolsa de cada um, e podem ir da simplicidade do arroz com carne de porco e rebentos de bambu até aos ovos de codorniz, carne de veado e pepino-do-mar. O método de preparação é, contudo, sempre o mesmo: os ingredientes são combinados em uma grande panela de barro, coberta de vinho e, em seguida, cozido lentamente por um longo período. É uma iguaria que não é amplamente disponível e, normalmente, deve ser comprada a partir de restaurantes especializados, como o do Sr. Tsui. É de fazer o Buda subir pelas paredes!


A "Fo tao Qiang" é mais comum nas províncias de Cantão e de Fujian, onde tem este aspecto da imagem, mas é difícil encontrar a origem da sopa. Existem outras versões regionais no interior da China, em Taiwan, e até na Coreia. Em Macau existe um restaurante especializado neste prato que fica ali algures no Mercado da Mitra, entre a Rua Nova à Guia e a Rua da Cal. É só procurar.

Sem comentários: