sábado, 7 de fevereiro de 2015

Stesse cazzate di tutti i giorni


O Facebook consegue ser uma caixinha de surpresas, e de quando em vez surgem fenómenos difíceis de explicar, como este que aqui apresento. A página "La stessa foto di Toto Cutugno ogni giorno", que em italiano quer dizer "a mesma fotografia de Toto Cutugno todos os dias" cumpre com o que promete, e publica...a mesma fotografia de Toto Cutugno, cantor romântico italiano celebrizado pelo seu êxito "L'Italiano", de 1983. Mas...a mesma fotografia? Sim, senão vejamos:


E aí está, a mesma imagem, religiosamente e todos os dias sem falta, e desde Agosto de 2014, como se pode ver na imagem em baixo. Mas será esta alguma obsessão de algum fã do vencedor do Festival da Eurovisão em 1990 com o tema "Insieme: 1992"? Nada disso, e o mais provável é que seja apenas uma partida de algum brincalhão, e pode nem sequer ser italiano. A ideia não é nova, e a primeira versão reporta-se a 2011, quando o comediante Aaron Littleton criou na rede social Tumblr "a mesma fotografia de Dave Coulier [actor do elenco da "sitcom" norte-americana "Full House"] todos os dias. No Facebook já se tinha feito o mesmo com Jim Carrey e Morgan Freeman, mas nenhum atingiu esta popularidade.


E aí está: todos os dias a imagem é partilhada pelos utilizadores do Facebook, recebendo milhares de "likes" e dezenas de comentários. Mas o que têm as pessoas para dizer da mesma fotografia num dia que não tenham dito no outro? Essa é a parte mais curiosa, pois no espírito da brincadeira, há os que fazem comentários chamando a atenção para o cabelo um pouco mais curto, ou o casaco mais escuro que no dia anterior. O fenómeno é tão intrigante que até mereceu atenção de académicos italianos, que tentam explicar este estranho comportamento. Tudo bem, e se calhar o cantor, actualmente com 71 e longe dos tempos em que derretia os corações, até agradece a atenção dispensada. Isto enquanto pensa com os seus botões: "questa gente è pazza". Che pizza!

Sem comentários: