domingo, 15 de fevereiro de 2015

Chuva de golos na Alemanha



A Bundesliga, o principal campeonato alemão de futebol, regressou no início deste mês depois da habitual pausa de um mês devido aos rigores do Inverno teutónico, e agora à 21ª jornada, quarta desde o "degelo", parece que os avançados começam finalmente a acertar com as balizas adversárias. Nas oito partidas já foram apontados 33 golos, e seis deles aconteceram logo na sexta-feira em Dortmund, onde o Borussia local venceu o Mainz por 4-2. A equipa de Jürgen Klopp esteve em desvantagem desde o primeiro minuto do encontro, graças a um golo do médio colombiano Elkin Soto, e só na segunda parte seu a "cambalhota" no marcador; primeiro foi o defesa-central sérvio Neven Subotić a fazer o empate aos 49 minutos, e aos 55 foi a estrela do Dortmund, o médio Marco Reus, a colocar sua a equipa em vantagem. Mas essa vantagem durou apenas um minuto, pois na resposta os visitantes faziam o empate por Yunnis Mallis, e foi preciso esperar até aos 71 para Pierre Aubameyang, avançado gabonês, fazer o terceiro, para seis minutos mais tarde o turco Şahin fechar as contas do marcador. O Borussia Dortmund obteve assim a sua segunda vitória consecutiva e ascende ao 13º lugar em igualdade pontual com o Mainz. Os vice-campeões alemães na época passada e vice da Liga dos Campeões europeus há duas épocas estão este ano irreconhecíveis, e ainda há duas rondas estavam no último lugar da classificação.



Já este Sábado na Allianz Arena, em Munique, o líder Bayern recebeu o Hamburgo, que ocupa um modesto 12º lugar mas vinha de duas vitórias seguidas. Os campeões alemães cilindraram o adversário com oito golos sem resposta, com 3-0 ao intervalo. O avançado Thomas Müller abriu as hostilidades aos 21 minutos na transformação de uma grande penalidade, para dois minutos mais tarde Mario Götze, herói da Alemanha e autor do golo da final do mundial de 2014 frente à Argentina fazer o segundo. O holandês Arjen Robben, outro jogador em grande destaque no ano passado no Brasil fez o terceiro golo aos 36, e o quarto do Bayern e segundo da sua conta pessoal logo no início do segundo tempo. O vencedor estava encontrado, e nem os adeptos bávaros estariam à espera de tão expressiva goleada, mas em apenas um minuto o Bayern chegou à meia-dúzia, com Müller a fazer o seu segundo aos 55, e aos 56 foi a vez do polaco Robert Lewandowski assinar o livro de ponto. Quem também fez questão de ajudar à festa foi o francês Franck Ribéry, que entrado minutos antes na partida fez aos 69 minutos o 7-0, para Götze fechar a contagem a dois minutos do fim. O Bayern manteve assim assim a liderança da Bundesliga com mais oito pontos que o VfL Wolfsburg.



E por falar em Wolfsburg, o adversário do Sporting na próxima eliminatória da Liga Europa está também de pontaria afinada, e foi a Leverkusen vencer o Bayer local por um resultado que se não se vê muitas vezes no futebol profissional: 5-4. Um jogo verdadeiramente impróprio para cardíacas, que teve dois jogadores, um de cada lado, em grande destaque; do lado dos visitantes a grande figura foi o avançado holandês Bas Dost, que logo aos seis minutos correspondeu da melhor forma a uma assistência do português Vieirinha, e depois do central brasileiro Naldo fazer o segundo aos 17, Dost voltaria a marcar aos 29, fazendo o 3-0 com que se chegou ao intervalo. Poucos esperariam uma reacção do Leverkusen, mas a equipa de Roger Schmidt voltou do descanso cheia de determinação, liderado pelo coreano Son Heung-Min, que marcou três golos em dez minutos. O primeiro foi aos 57, e o segundo aos 62, e quando Dost completou o "hat-trick" no minuto seguinte fazendo o 2-4, Son imitou-o quatro minutos depois, aos 67, para Karim Bellarabi fazer o 4-4 apenas cinco minutos depois. Estava consumada a recuperação do Leverkusen, e quando já tudo indicava a divisão dos pontos, eis que dois minutos depois dos 90 se dá um "dejá vu", com Vieirinha a assistir Dost, que marca o seu quarto golo do encontro e dá os 3 pontos aos Wolfsburg.

Sem comentários: