sábado, 21 de fevereiro de 2015

Volta à Europa



Sexta-feira foi o dia do arranque de mais uma jornada em alguns dos principais campeonatos europeus, com as equipas que participam nos jogos da próxima semana da Liga dos Campeões a antecipar os seus compromissos domésticos com vista à sempre exigente prova europeia. Começemos pela Alemanha, onde o Borussia Dortmund continua a sua recuperação e parece ter finalmente recuperado a boa forma, mesmo em vésperas da visita a Itália, onde vai defrontar a Juventus. A equipa de Jürgen Klopp somou a terceira vitória consecutiva no terreno do último classificado, o Estugarda, mas o 3-2 final deixa a entender que não foi nada fácil. E de facto os visitantes adiantaram-se no placard pelo franco-gabonês Pierre Aubameyang, estavam decorridos 25 minutos, mas os locais empatariam sete minutos depois pelo austríaco Florian Klein, na transformação de uma grande penalidade. O Dortmund ainda foi para o intervalo em vantagem graças a um golo aos 39 minutos, da autoria de Ilkay Gündogan, curiosamente poucos dias depois do médio alemão de ascendência turca ter renovado com o clube. No segundo tempo o Estugarda fez tudo para conseguir pelo menos somar um ponto, e só aos 89 os visitantes respiraram de alívio, graças a um golo da estrela da equipa, o médio-ofensivo Marco Reus, de nada valendo o golo do defesa Niedermeier, já para lá dos 90, que estabeleceria o resultado final. Com esta vitória o Dortmund ascende ao 10º lugar, à condição.



Quanto ao adversário dos alemães, a Juventus, jogou em casa frente à aflita Atalanta, e apesar de ter estado em desvantagem, a "vecchia signora" não desilidiu o seu público e somou mais uma vitória por duas bolas a uma. O resultado ficou feito na primeira parte, mas os visitantes tiveram a honra de inaugurar o marcador, por intermédio do veterano Giulio Migliaccio, quando a marcador assinalava o minuto 25. A Juventus correu atrás do prejuízo, e conseguiu empatar aos 39 pelo espanhol Fernando Llorente, avançado basco que trocou o Athletic de Bilbao pelos "bianconeri" há duas épocas. A partida ficou sentenciada com um golaço de Andrea Pirlo mesmo em cima do intervalo, que permitiu a Massimo Allegri ficar mais tranquilo e fazer a gestão cvom vista à partida de terça-feira para a Champions. A Juventus lidera a Serie A com mais dez pontos que a AS Roma, que só no Domingo acerta calendário com a deslocação ao terreno do Hellas Verona.



Já na quarta-feira será a vez do Monaco entrar em jogo, com uma sempre difícil ida a Londres defrontar o Arsenal, treinado por Arsène Wenger, que veio para os "gunners" exactamente do principado monegasco, já no longínquo ano de 1997. No campeonato francês as ambições da equipa treinada pelo português Leonardo Jardim não são muitas, e mesmo a vitória ontem no terreno do Nice só valeu a subida ao 4º lugar, ainda a oito do líder Lyon e a seis de Paris Saint-Germain e Marselha, que ocupam os restantes dois lugares de acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada. E no jogo do Allianz Riviera, na idílica Côte d'Azur, Jardim contou com a ajuda de um compatriota seu, o ex-benfiquista Bernardo Silva, autor do único golo do encontro. Em boa hora o técnico madeirense fê-lo saltar do banco e lançá-lo para o lugar de Dimitar Berbatov, para a cinco minutos do fim dar os três pontos ao Monaco. Por seu lado o Nice, onde alinha o brasileiro Carlos Eduardo, emprestado pelo FC Porto, ocupa um tranquilo nono lugar com 34 pontos, menos nove que o seu adversário desta ronda, e mais oito que os lugares de despromoção.

Sem comentários: