quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Premier League - 25ª jornada



Mais uma jornada da Premier League inglesa, esta realizada a meio da semana em virtude dos oitavos-de-final da FA Cup terem lugar este fim-de-semana. A ronda foi dividida entre terça-feira e ontem, com primazia para as equipas que ainda se encontram a disputar a taça. Uma delas é o Liverpool, que disse "presente" na discussão de uma vaga da Champions League na próxima temporada, ao bater em Anfield Road outro candidato é Liga Milionária, o Tottenham, por três bolas a duas. Os golos dos "reds" foram apontados pelo ex-benfiquista e internacional sérvio Lazar Markovic, pelo veterano capitão de equipa Steven Gerrard, de "penalty", e pasme-se! - por Mario Balotelli, que em quase seis meses de futebol inglês estreou-se finalmente a marcar com a camisa do Liverpool, e no 13º jogo do campeonato. Do lado do Tottenham o jovem avançado inglês Harry Kane voltou a estar em destaque, ao marcar o primeiro da sua equipa e 12º da sua conta pessoal na Premier, e ao fazer a assistência para Moussa Dembelé apontar o segundo dos "lillywhites", que mesmo assim foi insuficiente para evitar a derrota e a queda para o 6º lugar com 43 pontos, mais um que o Liverpool.



Quem aproveitou bem a derrota do seu rival londrino foi o Arsenal, que não perdeu a oportunidade de somar mais 3 pontos na recepção ao lanterna-vermelha, o Leicester City, que mesmo assim deu muito que fazer aos super-favoritos "gunners". Laurent Koscielny e Theo Walcott marcaram para a equipa da casa no primeiro, mas o croata Andrej Kramarić reduziu aos 61, deixando o resultado em aberto, mas o Arsenal acabaria mesmo por aguentar a vantagem e ascender ao quinto posto. A luta pelos pontos está ao rubro nos últimos lugares da classificação, e nos restantes jogos de terça-feira registaram-se algumas alterações na cauda da tabela, com o Queens Park Rangers a ir ao Stadium of Light vencer por 2-0 o Sunderland e somar os primeiros pontos fora, enquanto o Hull City venceu o Aston Villa pelo mesmo resultado, saíndo dos lugares da despromoção por troca com o seu adversário; a campanha miserável do Aston Villa no campeonato, com três empates e sete derrotas nos últimos dez encontros e um 18º lugar com apenas 12 golos marcados em 25 jogos já custaram o emprego ao treinador Paul Lambert, com o clube a anunciar hoje o seu despedimento.



Já ontem o Chelsea manteve os sete pontos de vantagem sobre o Manchester City na liderança do campeonato, e para tal bastou uma vitória pela margem mínima sobre o aflito Everton, com um golo do brasileiro Willian já nos momentos finais do encontro, aos 89 minutos. De pouco valeu a vitória do City no terreno do Stoke por 4-1, com o argentino Kun Agüero a ser novamente destaque, apontando dois golos, elevando a sua conta pessoal para 16, menos um que o hispano-brasileiro Diego Costa, do Chelsea. A equipa de José Mourinho "pintou a manta" depois da derrota por 5-3 em White Hart Lane frente ao Tottenham, no dia de Ano Novo, que os deixou em igualdade com o Manchester City em todos os aspectos: pontos, "goal average" e confronto directo. Contudo nos nos cinco jogos que se seguiram os londrinos somaram 13 pontos, resultado de quatro vitórias e um empate, enquanto os seus rivais só agora conseguiram ganhar, depois de três empates e uma derrota, com apenas seus pontos somados no total desde o início do ano civil.



Abaixo dos dois primeiros, destaque para o Manchester United, que agarrou o 3º lugar ao vencer em casa o penúltimo classificado, o Burnley, por 3-1, e aproveitou da melhor forma o empate sem golos do Southampton em casa frente ao West Ham. O jogo de Old Trafford teve uma curiosidade interessante: logo aos 5 minutos o defesa Paul Jones é obrigado a sair por lesão e para o seu lugar entrou Chris Smalling, que marcou dois golos antes do intervalo, o que acontece pela primeira vez na história do campeonato inglês, e mais! O defesa inglês marcou o seu primeiro golo do encontro da primeira vez que tocou na bola, no minuto seguinte após entrar em campo - é escusado dizer que isto é obra. Nos outros jogos de ontem deu-se um empate a um golo entre Crystal Palace e Newcastle, enquanto o West Bromwich Albion afastou-se dos lugares da descida ao vencer em casa o tranquilo Swansea City por duas bolas a zero.

Classificação (dez primeiros):

1 Chelsea 25 59
2 Manchester City 25 52
3 Manchester United 25 47
4 Southampton 25 46
5 Arsenal 25 45
6 Tottenham 25 43
7 Liverpool 25 42
8 West Ham 25 38
9 Swansea 25 34
10 Stoke City 25 33

Sem comentários: